Escolher a cor de base certa pode parecer uma missão impossível, sobretudo com todas as opções no mercado! Mas, calma: com algumas dicas e truques, você vai conseguir descobrir como descobrir o tom da base perfeito para você.
Então, continue lendo para descobrir como escolher a base: a gente traz dicas bem práticas!
Como escolher a cor da base ideal?
Para começar, é essencial saber que existem diferentes tons e subtons de pele e isso faz toda a diferença na hora de escolher a base certa. Essa informação é muito importante, especialmente quando falamos de maquiagem para iniciantes. Partiu passo a passo:
Identifique seu tom de pele
Como saber a cor de base ideal? Bom, antes de se fazer essa pergunta você precisa identificar qual é o seu tom de pele. A boa notícia é que isso não é tão complicado. Geralmente, dividimos as peles em três categorias principais:
- Clara: caracterizada por uma tonalidade mais pálida, geralmente com pouca pigmentação. Quem tem esse tipo de pele tende a apresentar mais facilidade para ficar avermelhado depois de se expor sol, devido à menor quantidade de melanina;
- Média: abrange uma gama ampla de tonalidades e é comum em pessoas de ascendência latina, mediterrânea e algumas etnias mistas. Ela geralmente bronzeia com mais facilidade e é menos suscetível a queimaduras solares em comparação com a pele clara;
- Escura: tem uma maior concentração de melanina, o que a torna mais resistente aos danos solares e ao envelhecimento precoce. É comum em pessoas de descendência africana, indiana e em outras populações com pigmentação rica.
Conhecendo sua categoria, você consegue se concentrar nas bases que realmente vão combinar com você e valorizar sua beleza.
Leia também: Maquiagem glow: passo a passo para uma pele natural e radiante.
Agora, reconheça seu subtom de pele
Saber apenas o seu tom de pele não é o suficiente para descobrir a base certa. Os subtons são o verdadeiro pulo do gato para afunilar ainda mais as opções disponíveis.
Eles funcionam como uma subcategoria dos tons que explicamos anteriormente. Ou seja, uma pessoa pode ter o tom claro e o subtom quente ou tom escuro e subtom frio, por exemplo.
Existem três subtons principais:
- Quente: a pele desse subtom tende a ter uma base de tons amarelados, dourados ou até oliva;
- Frio: tem uma base rosada ou azulada e a pele pode parecer mais clara e luminosa quando comparada a tons frios;
- Neutro: é uma mistura equilibrada entre tons quentes e frios. Isso significa que a pele não puxa claramente para o amarelo ou para o rosa.
Para descobrir o seu, é bem simples: dê uma olhadinha nas veias do seu punho. Se elas parecerem mais azuladas, seu subtom é frio. Se forem esverdeadas, você tá no time dos quentes. E se tiver uma mistura dos dois, bingo! Seu subtom é neutro.