Como escolher a cor da base ideal para sua pele?

cordabaseideal_capa_interno

Escolher a cor de base certa pode parecer uma missão impossível, sobretudo com todas as opções no mercado! Mas, calma: com algumas dicas e truques, você vai conseguir descobrir como descobrir o tom da base perfeito para você. 

Então, continue lendo para descobrir como escolher a base: a gente traz dicas bem práticas!

Como escolher a cor da base ideal?

Para começar, é essencial saber que existem diferentes tons e subtons de pele e isso faz toda a diferença na hora de escolher a base certa. Essa informação é muito importante, especialmente quando falamos de maquiagem para iniciantes. Partiu passo a passo:

Identifique seu tom de pele

Como saber a cor de base ideal? Bom, antes de se fazer essa pergunta você precisa identificar qual é o seu tom de pele. A boa notícia é que isso não é tão complicado. Geralmente, dividimos as peles em três categorias principais: 

  • Clara: caracterizada por uma tonalidade mais pálida, geralmente com pouca pigmentação. Quem tem esse tipo de pele tende a apresentar mais facilidade para ficar avermelhado depois de se expor sol, devido à menor quantidade de melanina;
  • Média: abrange uma gama ampla de tonalidades e é comum em pessoas de ascendência latina, mediterrânea e algumas etnias mistas. Ela geralmente bronzeia com mais facilidade e é menos suscetível a queimaduras solares em comparação com a pele clara;
  • Escura: tem uma maior concentração de melanina, o que a torna mais resistente aos danos solares e ao envelhecimento precoce. É comum em pessoas de descendência africana, indiana e em outras populações com pigmentação rica.

Conhecendo sua categoria, você consegue se concentrar nas bases que realmente vão combinar com você e valorizar sua beleza.

Leia também: Maquiagem glow: passo a passo para uma pele natural e radiante.

Agora, reconheça seu subtom de pele

Saber apenas o seu tom de pele não é o suficiente para descobrir a base certa. Os subtons são o verdadeiro pulo do gato para afunilar ainda mais as opções disponíveis. 

Eles funcionam como uma subcategoria dos tons que explicamos anteriormente. Ou seja, uma pessoa pode ter o tom claro e o subtom quente ou tom escuro e subtom frio, por exemplo. 

cordabaseideal_interno_02

Existem três subtons principais: 

  • Quente: a pele desse subtom tende a ter uma base de tons amarelados, dourados ou até oliva;
  • Frio: tem uma base rosada ou azulada e a pele pode parecer mais clara e luminosa quando comparada a tons frios;
  • Neutro: é uma mistura equilibrada entre tons quentes e frios. Isso significa que a pele não puxa claramente para o amarelo ou para o rosa. 

Para descobrir o seu, é bem simples: dê uma olhadinha nas veias do seu punho. Se elas parecerem mais azuladas, seu subtom é frio. Se forem esverdeadas, você tá no time dos quentes. E se tiver uma mistura dos dois, bingo! Seu subtom é neutro.

Teste a base do jeito certo

Depois de definir seu tom e subtom, chegou a hora de colocar a mão na massa e conferir as bases. Se você vem testando o produto na mão, saiba que está cometendo um grande erro. O jeito certo é aplicar na mandíbula ou no maxilar para garantir que a cor esteja em harmonia com o seu rosto e o pescoço.

O ideal é que o produto desapareça na sua pele e acredite, se for o tom certo, isso vai acontecer. Uma dica é ao aplicar a base, dê um tempinho para ver como ela se adapta à sua pele. Muitas fórmulas podem oxidar com o tempo, ficando mais escuras ou claras depois de secar.

Se puder, faça a aplicação em luz natural, porque assim você consegue perceber melhor se a cor realmente está batendo com o seu tom. Agora, se você estiver pensando em como escolher a base certa pela internet, esses mesmos princípios se aplicam.

A maioria das marcas oferece tabelas de correspondência, mas, sempre que possível, confira as resenhas de quem já usou. Não tenha pressa nesse passo, pois a escolha da base certa é fundamental para um resultado incrível.

Para diferentes tipos de pele

Outro ponto importante é considerar seu tipo de pele. Existem bases específicas que atendem desde a pele extrasseca até a pele ultra-oleosa, mas geralmente você vai precisar observar as formulações antes de fechar a compra. 

Se a sua pele é seca, dê uma olhadinha em bases mais hidratantes e com acabamento luminoso. Para quem tem pele oleosa, as opções mate ou oil-free (livre de óleo) são as melhores escolhas, porque ajudam a controlar o brilho ao longo do dia.

E não podemos nos esquecer da maquiagem para pele madura. Se você se encaixa nessa categoria, opte por bases que ofereçam uma cobertura leve e fluída e que não deixem um efeito pesado.

cordabaseideal_interno_01

Dicas extras para escolher a base certa

Se você costuma pegar sol, fique ligada, porque o tom da sua pele pode mudar ao longo do ano. 

Então, se você está bronzeada, talvez seja hora de escolher uma base um pouco mais escura para garantir que rosto e corpo fiquem na mesma tonalidade. Afinal, a maquiagem de verão pede um glow bonito e natural.

E, na hora de aplicar sua base, não se esqueça de checar se o pincel ou a esponjinha estão livres de resíduos de outros produtos. Isso ajuda a garantir uma aplicação suave e evita aquele aspecto de diferentes tons pelo rosto.

Com essas dicas, você já sabe como escolher a cor da base ideal para realçar sua beleza natural. Agora é hora de colocar tudo em prática! Lembre-se: o importante é que você se sinta confortável e confiante com a sua escolha.

E você, usa os pincéis corretos para se maquiar? Confira as dicas no blog da Renner e arrase na sua make!