O sabonete Alchemia traz em sua embalagem uma história inspiradora, que reúne moda, empreendedorismo e sustentabilidade com trouxinhas de tecidos reciclados “vestindo” a barra de fragrância de baunilha. Pela forma como foi concebida, a peça é uma das queridinhas da linha de moda responsável e um dos frutos do programa Empreendedoras da Moda, do Instituto Lojas Renner, que, desde outubro do ano passado, capacita grupos de mulheres em seis cidades brasileiras: Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Florianópolis e Pomerode, em Santa Catarina; Nova Friburgo e Petrópolis, no Rio de Janeiro; e Jacareí, em São Paulo.
O trabalho é resultado da parceria entre a Copearte (Associação Costurando Arte), de Porto Alegre, e o Instituto. As mulheres do bairro periférico de Bom Jesus participaram de diversos cursos de capacitação envolvendo moda e gestão. Entre os aprendizados revertidos em renda, um deles foi o desenvolvimento de mais de mil embalagens se utilizando sobras de tecidos fornecidas pela Renner. Desde então, todo o valor gerado pelas vendas do sabonete pelo e-commerce retorna 100% para o instituto, gerando-se assim mais recursos para continuar contribuindo com o desenvolvimento de mais mulheres.
Mãe do Arthur
Lourdes Helena dos Santos Fagundes, de 54 anos, mãe de Arthur, de 15, é uma destas empreendedoras a participar da experiência. Ela viu a chance de levar à família uma renda extra sem sair do bairro onde mora. Durante a formação, aprendeu sobre confecção, modelos de negócio e as vantagens de se formalizar. Agora elas estão organizadas como uma microempresa. Para Helena, além do conhecimento, o programa trouxe autoestima e a oportunidade de gerar empregos para outras mulheres dentro da comunidade.
Lidar com material reciclado foi outra novidade para Helena. Ela, que nunca havia costurado com tecidos reaproveitados, hoje enxerga de forma diferente o reuso e a dinâmica de um ajudar o outro durante a cadeia de produção. Como ela mesma diz, os objetivos desta parceria são a luta por trabalho justo, a valorização do ser humano e a divulgação da importância de se utilizar os resíduos têxteis em prol da sustentabilidade.
O Empreendedoras da Moda é mais que um programa de capacitação: transforma a visão das participantes sobre seu lugar no mundo. Quer ajudar estas mulheres ainda mais?
Entre os dias 19, 20, 21 e 22 de agosto, 5% de toda a venda líquida das Lojas Renner (roupa, acessórios e cosméticos, nas lojas físicas e no site) vão para os projetos do Instituto, incluindo o Empreendedoras da Moda, e todas as “Helenas” e suas histórias de empoderamento.
Quando uma mulher avança, todas avançam juntas! #TodasAvançamJuntas
Saiba mais sobre os projetos do Instituto Lojas Renner no site.
E para comprar o sabonete, é só clicar aqui