Sejamos todos geeks!

Hoje se comemora o Dia do Orgulho Geek em todo o mundo. A celebração é recente, começou em 2006 na Espanha, assim como a ideia de que ser geek ou ser nerd é muito legal. Se nos anos 80 e 90 os geeks eram considerados fora de moda, a partir dos anos 2000 o jogo virou. A ascensão geek a um estilo cool aconteceu por vários motivos: a valorização da tecnologia trazida pelo boom da internet e de figuras como Steve Jobs e Bill Gates – quer figuras mais geek do que eles? –, o lançamento de séries de TV como The Big Bang Theory, e o resgate pelo cinema de ícones do movimento geek, casos das franquias The Avengers (a maior bilheteria de cinema de todos os tempos) e Star Wars.

A onda geek é tão forte que até o dicionário Oxford incluiu, em 2013, o termo “geek chic”, cujo significado é: “as roupas, a aparência e a cultura associada aos entusiastas da computação e da tecnologia, considerados elegantes ou modernos.” O que isso significa na prática: camisetas de personagens, do baby Yoda à Mulher Maravilha, ficam ótimos com uma calça de alfaiataria de cintura alta, para dar aquele ar arrumado enquanto faz a conexão com a alfaiataria de um jeito fun com um blazer colorido. Arremate com um bom tênis ou um mocassim – ambos remetem ao estilo colegial – e, pronto! Outra opção: camiseta com jeans larguinho (pode ser mom, pantalona, slouchy, baggy, pantacourt: todos estão em alta) arrematado com um bom blazer. Ou ainda uma calça com tecido de alfaiataria colorida e um bom cardigã por cima, que tal?

Em casa, a onda geek continua no homewear, com um belo robe e pantufas de Star Wars, cuecas samba-canção do Capitão América ou um pijaminha do Bob Esponja. E aí, em qual estilo vai apostar para entrar na onda geek?