Mocassim com meia é cool, e Pam Barja pode provar

Você já ouviu falar da ideia do sapato errado? Pois te conto: existe uma ideia de que um calçado inesperado ou irreverente é o que deixa um look verdadeiramente fashionista. Os daddy sneakers (aqueles tênis de academia com cara de pai) usados com um vestido, um chinelo com salto para o look de praia, um sapato de borracha em meio a um visual de alfaiataria e por aí vai… 

A ideia é usar um sapato diferente, que quebre o que se imagina para uma roupa à primeira vista. Nesse sentido, tem um sapato cheio de bossa que está bombando, o mocassim! 

Na última temporada, vimos muitas meninas europeias e norte-americanas com o combo mocassim + meias e, agora que o inverno aterrissou no Brasil, é nossa hora de provar o poder fashion dessa dupla. Já vou avisando: uma dose de ousadia é necessária para incorporar a tendência. Vem que eu te mostro! 

Toque esportivo em look clássico 

Para começar, eis um look clássico com um twist. O trench coat é a cara do inverno brasileiro, porque não esquenta demais, pode ser usado com camadas (com camiseta ou camisa se estiver um clima ameno, ou com um suéter por baixo caso as temperaturas caiam) e é impermeável. Aqui, quis inovar e usei ele como vestido, com os botões fechados e o cinto evidenciando a cintura.  

Fechei o pacote clássico com uma camisa azul, que complementa a paleta neutra do caqui. Note aqui dois truques de styling: deixar a camisa abotoada até o pescoço – achei uma boa ideia para compensar o jogo de mostra e esconde do trench coat, que revela as pernas conforme ando e me movimento. O outro truque foi arregaçar as mangas do trench para que o azul surja por baixo nos braços.  

Mas claro que um look tão careta não tem a ver comigo, e então vem o mocassim preto de franjas brilhantes para dar balanço à produção. Ele traz um toque noturno e festivo, mas o fato de ter sido usado com meias brancas curtas de estilo esportivo cria um contraponto mais casual.  

Easy chic com o trio certeiro  

Se tem um combo que vai da reunião ao bar, do almoço de sábado à festa infantil, é certamente o clássico mix de calça jeans, camiseta branca e blazer, que fica despojado na medida certa.  

Para estabelecer uma comunicação com a seriedade da terceira peça de alfaiataria, optei por um mocassim marrom. As meias brancas aparecem de maneira mais discreta, conforme cruzo as pernas, me sento e me levanto. Elas adicionam um toque atual à estética já bem estabelecida, renovando os ares desse trio e injetando um frescor que é a cara das novas gerações.  

Cara antiguinha 

Depois de duas propostas com alfaiataria, me incumbi da missão de levar o mocassim com meia para um território mais casual. Isso deu origem ao look com saia mídi preta e jaqueta jeans – usada aqui como camisa, ou seja, com os primeiros botões abotoados e as mangas dobradas.

Usar a peça assim amplia as possibilidades do guarda-roupa e deixa a silhueta oversized dominar, perfeito para as adeptas da amplitude. Para um balanço mais clássico, elegi o mocassim preto com fivela, um hit 

Ah! Uma dica extra: ao usar comprimentos mais curtos, que revelam os tornozelos, cuidado para não deixar a meia totalmente esticada. Revelar essa faixa de pele ajuda a alongar o visual.  

E aí, pronta para sair por aí com mocassim e meias? Neste post, tem várias opções de mocassim pra você escolher e chamar logo de seu!