Iniciativas de moda responsável da Renner são reconhecidas internacionalmente

Como você já sabe a Renner acredita que a moda deve ser justa, consciente e responsável. Temos uma estratégia de sustentabilidade, com diretrizes e metas contemplando uma série de iniciativas e ações para entregar produtos mais sustentáveis e promover uma gestão ecoeficiente. E hoje, viemos compartilhar a notícia de algumas importantes novas conquistas e reconhecimentos nessa nossa trajetória.

Corporate Fiber & Material Benchmark

A organização Textile Exchange é quem faz a avaliação Corporate Fiber & Material Benchmark, que avalia as práticas de sustentabilidade com foco nas matérias-primas utilizadas por grandes empresas do varejo de moda. A última avaliação publicada refere-se ao ano completo de 2019 e classifica as empresas em três níveis: 1 – Developing (em desenvolvimento); 2 – Establishing (estabelecendo); 3 – Maturing (em amadurecimento); e, 4 – Leading (liderado).

Recebemos a classificação geral como 3. E o que isso significa na prática? Que estamos no caminho certo para oferecermos produtos e serviços cada vez menos impactantes. Em 2020, mais de 55% de nossos produtos portfólio tinha o Selo Re Moda Responsável e 79,9% com algodão responsável.

E já que falamos em algodão, vamos a mais uma notícia: nosso projeto com algodão orgânico recebeu destaque e foi case na publicação 2021 Organic Cotton Market Report do Textile Exchange.

O case do algodão agroecológico

O projeto Algodão Agroecológico é realizado pelo Instituto Lojas Renner em comunidades quilombolas do norte de Minas Gerais. O objetivo é desenvolver e empoderar lideranças femininas em toda a cadeia produtiva do algodão cultivado por essas comunidades.

Entre 2020 e 2021, mais de 6,5 toneladas deste algodão chegaram ao consumidor final das Lojas Renner através de coleções especiais, como Re Minas.

Além do trabalho com as mulheres, o projeto se conecta com questões ambientais. Desenvolvemos uma análise que compara o solo da região antes e depois do cultivo do algodão para identificar a captura de carbono. O projeto também capta e armazena água da chuva para uso da comunidade local, principalmente em períodos de estiagem.

Parcerias em prol da sustentabilidade

E tem mais! Desde junho de 2021, apoiamos o Task Force on Climate-related Financial Disclosursers, iniciativa global que tem como objetivo evoluir os reports das empresas sobre gestão e riscos relacionados ao clima. Assim, todas as divulgações das organizações sobre esse tema estão alinhadas no que diz respeito à estratégia, governança, gestão de risco, metas e métricas.

Além do report estar de acordo com esses pilares, desde 2020 incluímos um índice de respostas a essas avaliações em nosso Relatório Anual. Com a participação e engajamento de todos, fazemos importantes avanços nos nossos projetos de sustentabilidade, oferecendo mais produtos e serviços cada vez menos impactantes!

A sustentabilidade é parte da nossa missão e valores e o Selo Re é o resultado disso em nossos produtos e serviços. Para saber mais é só acessar nossa página especial sobre Moda Responsável.