Moda responsável = menos impacto para o planeta

Cada dia mais, buscamos fontes alternativas de energia para abastecer nossas lojas. Por isso, estamos estreando uma parceria em energia eólica que vai atender à demanda de 170 lojas e do nosso novo centro de distribuição em Cabreúva (SP), evitando a emissão de cerca de 6,2 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano.

Essa novidade é possível graças à parceria com o Grupo Enel, que vai operar a usina eólica. A expectativa é de que 80% do consumo corporativo das Lojas Renner (que inclui prédios administrativos, Centros de Distribuição e lojas) passem a ser atendidos por fontes renováveis de baixo impacto. Considerando só as lojas, teremos 40% de todo o consumo da Renner no Brasil suprido pela usina eólica.

Já faz um tempo que a Renner utiliza energia de fazendas solares e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). Essa nova parceria diversifica ainda mais nossa ideia de apostar em fontes renováveis. A usina eólica está sendo construída em Tacaratu (PE), na bacia do rio São Francisco. O nosso contrato com a Enel também inclui o acesso a um sistema global de rastreamento que atesta a origem da energia renovável prevista no acordo.

A empresa parceira tem planos e programas de proteção ambiental durante a construção, como gerenciamento de resíduos, recuperação de áreas degradadas, resgate da fauna e da flora e controle e monitoramento do desmatamento, de efluentes e de ruídos. A empresa dá ainda prioridade ao emprego de mão de obra local e promove um programa de educação ambiental para as comunidades da região.

Com a contratação da fonte eólica, vamos deixar de emitir na atmosfera mais de seis mil toneladas de carbono (CO2) por ano.

Nós investimos em energias renováveis!

Faz 10 anos que investimos em estratégias de sustentabilidade relacionadas a mudanças climáticas em nossas operações. Desde 2011, a Renner já produz um inventário de emissões de gases de efeito estufa e, a partir de 2016, passamos a neutralizar diversas de nossas emissões. Há três anos, fechamos uma parceria para três empreendimentos de geração de energia solar em Vassouras (RJ), Pântano Grande (RS) e Café sem Troco (DF). Essa energia passou a abastecer oito lojas, no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

Além disso, desde 2017, as novas Lojas Renner seguem as premissas da certificação LEED de boas práticas ambientais para construções. Também conseguimos adaptar três unidades e a sede administrativa para esse reconhecimento. O novo Centro de Distribuição de São Paulo já está em processo de certificação LEED e receberá 100% da energia proveniente do parque eólico. Todas as lojas contam, ainda, com iluminação de LED, que consome menos, e 34% delas têm sistemas de automação e gestão remota, para aumentar a eficiência energética.

A gestão de energia elétrica em todas as nossas unidades é totalmente integrada, gerando informações que nos ajudam a melhorar ainda mais os processos e a diminuir os impactos de nossa operação.

A Renner está sempre dedicada a minimizar os impactos de sua atividade na cadeia da moda, tanto na escolha de matérias-primas menos impactantes quanto em processos menos poluentes e certificações internacionais. No blog da Renner, você sempre encontra as novidades sobre os nossos projetos de Moda Responsável. Navegue pelos nossos posts e conheça toda preocupação socioambiental que existe por trás da sua roupa, acessório e produto de beleza!