Color block: 4 maneiras de apostar na tendência

Quando você monta um look, acredita que precisa escolher apenas uma cor vibrante para se destacar? Na verdade, a moda color block mostra que nem tudo é preto no branco – com licença para o trocadilho. Este estilo, que desafia algumas convenções sobre combinação de cores, permite looks incríveis e cheios de personalidade.

Quer entrar nesta supertrend da moda, mas não sabe por onde começar? A seguir, a gente explica o que você precisa saber sobre um look color block bem executado e listamos 4 sugestões de looks, que passam por roupas masculinas e femininas. Vem ver!

O que é color block?

O color block pode ser definido como a mistura de duas ou mais cores vibrantes – e muitas vezes não complementares  – para criar um look autêntico e interessante. A técnica se baseia em diferentes combinações do círculo cromático, uma representação visual de todas as cores visíveis ao olho humano, para criar efeitos atraentes em diferentes campos do design.

A tendência apareceu pela primeira vez na moda nos anos 1960, década que tornou icônicos alguns visuais com uma pegada artística e inovadora – foi daí que surgiu o estilo conhecido como Mod, que exibia roupas em formas minimalistas e cores marcantes.

Hoje em dia, o color block serve como ferramenta para os designers subverterem regras tradicionais de estilo. Cada vez mais, vemos novas experimentações com cores conquistando fãs assíduos.

Como usar color block: 4 maneiras de combinar cores

Para se garantir na tendência de color block, existem diferentes formas de conquistar o efeito visual de combinação de cores distintas. A seguir, mostramos 4 caminhos para criar as suas composições.

1. Cores análogas

Uma das maneiras de combinar roupas color block é apostar em cores análogas, de tons próximos, como o vermelho e o magenta (que, inclusive, é a cor do ano 2023). Você pode escolher um look com sobreposições, como a combinação de blazer e vestido mídi básico, e acrescentar acessórios que também dialogam com esta dualidade de cores, como uma bolsa e sapatos meia pata.

2. Cores complementares

Ao contrário das cores análogas, as complementares estão em posições opostas no círculo cromático. Em outras palavras, um look color block com esta escolha aposta nos tons contrastantes, como azul-cobalto e laranja – algumas das cores de destaque para o verão 2023. A combinação de blusa cropped com calça anos 90 e sandália é uma das melhores escolhas para um visual despojado.

3. Tríade de cores

Nem sempre um look color block precisa usar só dois tons, é claro. Uma alternativa para quem curte fazer experimentações é apostar na tríade de cores – como o nome sugere, três cores bem distintas. Uma boa sugestão é escolher tons com uma pegada pastel, como o azul e o lavanda, que estão em alta, e então combiná-los com um terceiro, mais vibrante, como o amarelo. A combinação de blusa, calça jeans, sapatilha mule e bolsa mistura esta composição de forma harmônica.

4. Cores quentes x cores frias

Por fim, para quem quer uma combinação fácil, uma alternativa é analisar a temperatura das cores. Enquanto o vermelho é uma cor quente, o azul é frio. Logo, esta é uma dupla de destaque nesta técnica. Para um color block masculino street e descolado, experimente sobrepor uma camisa estampada a uma camada-base de camiseta, calça e tênis.

Se você adora experimentar cores vibrantes nas suas criações de moda, além do color block, outro estilo para ficar de olho são os looks monocromáticos. Confira!