Y2K: a moda dos anos 2000 voltou e segue firme e forte em 2024

Tá se perguntando por que as tendências de moda dos anos 2000 estão ressurgindo com tanta força? Que a moda é cíclica não é novidade, pois sempre estamos olhando para o passado e extraindo referências para “novas” tendências. As décadas de 1970 e 1980, por exemplo, sempre vêm e voltam no mundo fashion.

Mas o que vem acontecendo é que, cada vez mais rápido, vemos o ressurgimento do que foi sucesso nos últimos anos. E o retorno da vez é a moda dos anos 2000

Polêmica, marcante, amada por uns, não muito amada por outros e despertada pela geração Z, o estilo anos 2000 está mais atual do que nunca. 

Confira esse dossiê da moda Y2K que trouxemos para você reviver essa época e inspire-se nas nossas dicas para montar looks arrasadores! 

moda dos anos 2000

Mas, afinal, o que é Y2K?

A sigla Y2K é a abreviação de year 2000 que, na tradução para o português, nada mais é do que “anos 2000″. A estética dessa tendência representa o retorno do que era moda nos anos 2000, das roupas aos acessórios. 

O reaparecimento desse estilo também está relacionado ao TikTok e às influenciadoras, que surgiram utilizando roupas que fizeram sucesso na época. 

A tendência chega resgatando roupas femininas dos anos 2000, como jeans mais largos, saia longa, windbreaker, acessórios anos 2000, como boinas, presilhas, e muitos outros elementos populares na época. 

Como as pessoas se vestiam nos anos 2000?

No início dos anos 2000, a moda era bem marcada por jeans, blusas com alça ou tomara que caia, saias curtas e/ou plissadas e calças de cintura baixa. Metalizados e cores escuras marcavam a paleta da época.

O começo do milênio foi eternizado pelo uso de jeans com jeans, o total jeans. Também pela influência da música pop, as calças femininas eram de cintura baixíssima em modelos skinny ou cargo. 

Para as blusas, havia muito decote ombro a ombro, um ombro só e tomara que caia, fora as opções de regatas com alças finas e tops de bandanas. Caso esfriasse, sempre havia a opção de um moletom ou windbreakers.

Gargantilhas, chokers, mix de pulseiras também tinham vez para complementar os looks.

moda dos anos 2000

Resgate de tendências dos anos 2000

Bebendo da fonte de diversas trends, as tendências dos anos 2000 trazem muitas tiaras, cintura baixa, calça cargo, materiais metálicos, saias xadrez, cintos e conjuntos. 

Então vem com a gente que vamos te mostrar as principais tendências e estilos de roupas anos 2000 para você aderir.

Cintura baixa

Um marco das roupas dos anos 2000 foi, sem dúvida, a calça de cintura baixa. Se antes ela aparecia em peças justíssimas, agora vem em itens mais soltos e confortáveis, como a calça cargo.

Como usar a polêmica calça de cintura baixa? Acredite, é possível criar um look casual com ela. Para isso, combine com peças oversized e coloque um salto para alongar o visual. 

Quer algo mais despojado para entrar totalmente na nostalgia dos anos 2000? Então, combine com cropped, tênis e óculos de sol com lente colorida. Para entrar ainda mais no estilo Y2K, que tal um bucket hat? Bateu a nostalgia aí? 

Windbreaker

As windbreakers, com sua estética esportiva e urbana, estão novamente em evidência nas passarelas e ruas. Também chamada de jaqueta corta-vento, a peça é perfeita para nosso frio suave.

Desenvolvida inicialmente para proteger os atletas do clima, o item acabou sendo integrado ao guarda-roupa casual lá no início dos anos 1980 pelos adeptos do hip hop, mas foi nos anos 2000 que ela atingiu o seu auge e fama.

Com modelagem e material leves, mas que conseguem amenizar a sensação térmica e proteger contra o vento nos dias frios, seu uso é versátil e adaptável para vários estilos.

Fãs da moda utilitária podem se jogar sem medo nessa peça que é a cara do estilo das ruas. Para um visual discreto, combine-a com calça cargo preta, cropped e tênis. 

Agora, para criar um look bem fashion, tenha uma windbreaker para chamar de sua e use-a com uma saia parachute, cropped e tênis. É sucesso!

moda dos anos 2000

Minissaia

A minissaia, um ícone da moda dos anos 2000, está sendo redescoberta e reinventada para um visual contemporâneo.

Se você é uma millennial (da geração Y), provavelmente já usou o look que era febre nas festas anos 2000: saia jeans e sandália acrílica. 

Ela dá um toque ousado em qualquer produção, conversa com o estilo sexy, mas também é capaz de compor visuais despojados e elegantes. O truque? Apostar em peças amplas para criar um contraste na composição. 

Você pode combinar, por exemplo, a minissaia com pregas, uma camiseta alongada e um acessório moderno como uma boina.

Saia jeans longa

Popularizada nas décadas passadas, essa peça icônica ressurgiu como uma tendência da moda contemporânea, oferecendo um visual descontraído e elegante. É uma peça versátil, que combina conforto e estilo de forma única. 

Com diversas lavagens e cortes disponíveis, a saia jeans longa pode ser facilmente adaptada para diferentes ocasiões, desde um look casual do dia a dia até uma opção mais sofisticada para eventos especiais. 

A peça tem sido uma escolha popular entre fashionistas que buscam um visual despojado e estiloso.

LEIA MAIS

Roupa metalizada: como aproveitar a tendência do momento

Saiba como adotar a tendência do look monocromático

Gorpcore: o que é e dicas de looks da tendência do momento

Moda utilitária: descubra tudo sobre essa tendência

Tendência para ficar de olho: roupas com transparência

 All jeans

Quem viveu nos anos 2000 com certeza se lembra de looks icônicos all jeans. E convenhamos que essas produções podem ser um tanto polêmicas. Mas, quando uma tendência de moda volta repaginada, ela merece a nossa atenção.

Peças com recortes e modelagens modernas, combinações inusitadas e muito estilo acompanha o all jeans atual. Para uma proposta mais discreta, você pode investir em um vestido e sandália rasteira. 

Porém, se o seu intuito é se vestir digna de um tapete vermelho como o nosso casalzinho acima, se joga em uma saia jeans e blusa tomara-que-caia.

moda dos anos 2000

Bolsas baguete

Outro ícone que voltou com tudo foi a bolsa baguete, um dos acessórios mais populares nos anos 2000!

Vista em diversos filmes e séries que marcaram a época, era item essencial das estrelas e marcou o visual de vários personagens da cultura pop. Por seu design compacto e prático, elas estão retornando como um acessório-chave da moda. 

Bolsas grandes

As bolsas grandes também tiveram seus momentos de protagonista na moda nos anos 2000, refletindo o exagero e o glamour característicos daquela época. Com designs arrojados e espaçosos, essas bolsas eram tanto um acessório prático para o dia a dia quanto uma declaração de estilo ousada. 

Popularizadas por celebridades e fashionistas, as bolsas grandes muitas vezes apresentavam detalhes chamativos, como correntes douradas, logos em destaque e estampas marcantes. 

Hoje, essas bolsas estão fazendo um retorno triunfal, trazendo consigo um toque de nostalgia e sofisticação para os looks contemporâneos. 

Com a rotina corrida do dia a dia, o modelo está bombando por sua capacidade de unir funcionalidade e moda.

E aí, preparada para dar uma segunda chance à moda dos anos 2000 e fazer bonito com as nossas dicas? Já que o assunto é nostalgia, aproveite e confira outro hit 2000 que voltou: a tendência inusitada do vestido com calça.