Moda dos anos 2000: a nostalgia fashion voltou para ficar

Polêmica, incompreensível e totalmente marcante, sim, a moda dos anos 2000 está de volta. Amada por uns, odiada por muitos e despertada pela geração Z, as tendências do início do milênio estão mais atuais do que nunca. Você até pode desdenhar, mas vamos provar que é possível criar looks estilosos e renovar o estilo da época. Confira esse dossiê da moda 2YK (abreviatura de anos 2000 em inglês) e descubra como!  

5 principais tendências dos anos 2000 

  • Cintura baixa 
  • Estampa camuflada 
  • Minissaia 
  • Estampa de borboleta 
  • Bolsa baguete 

Cintura baixa 

Um marco na moda dos anos 2000 foi, sem dúvidas, a calça de cintura baixa. Se antes a peça era justíssima, agora, aparece mais solta e confortável, tal qual vários modelos que fizeram sucesso na época, como a calça cargo – outra peça que brilhou muito com as Olimpíadas!  

Mas como usar a polêmica calça de cintura baixa sem causar um terror fashion? Acredite, é possível criar um look casual usando a calça, por isso, combine com peças oversized e coloque um salto para alongar o visual. Quer algo mais despojado para entrar totalmente na nostalgia dos anos 2000? Então, combine com um cropped com detalhes de amarração, tênis e óculos de lente colorida. Bateu a nostalgia aí?   

Estampa camuflada 

Os anos 2000 tinham em sua essência a moda dopamina, afinal, o que não faltava eram cores e texturas nos looks daquela época. Nas estampas, o estilo militar era uma forte tendência que marcou o visual de muitos artistas de diferentes estilos. Da música pop ao rock, a estampa camuflada estava por tudo.  

Fãs da moda utilitária podem se jogar sem medo nessa estampa. O print é a cara do estilo das ruas, têm cores neutras e fáceis de combinar. Para um visual discreto, combine a peça camuflada com preto. Quer deixar o visual mais elegante? Misture com bege e tons neutros. Agora, para iluminar o visual e criar um look bem fashion, combine a estampa camuflada com peças brancas. É sucesso! 

Minissaia 

Se você é um millennial (da geração Y), com certeza já usou a seguinte combinação: saia jeans e sandália acrílica. Curta e com muita pele à mostra, a minissaia é uma das grandes tendências da moda dos anos 2000 que dominou os desfiles, os looks da fashionistas de plantão e está prestes a conquistar você!  

A minissaia dá um toque ousado em qualquer look, mescla com o estilo sexy, mas também é capaz de compor visuais mais despojados e elegantes. O truque? Apostar em peças amplas para criar um contraste na composição. Você pode combinar a minissaia xadrez com t-shirt, coturnos e deixar a terceira peça dar o tom do look: blazer para uma produção casual ou jaqueta biker se quiser apostar na tendência grunge. Mas se a ideia for fazer um encontro dos anos 2000 com as tendências que a geração Z ama, combine a minissaia com o cut-out, as peças com recortes estratégicos.  

Estampa de borboleta  

Não foi por acaso que as borboletas começaram a aparecer em tudo: roupas, maquiagens, acessórios e looks do tapete vermelho fizeram reacender esse elemento marcante da 2YK.  

Aqui, a estampa de borboleta aparece com outra tendência marcante da moda dos anos 2000, o jeans com jeans. Nessa proposta, o print aparece mais discreto e o jeans dá o ar urbano e despojado à produção. É uma combinação versátil que pode ser usada com tênis, com salto e com outro hit da temporada: bota branca.  

Bolsa baguete 

É claro que não poderíamos encerrar esse texto sem falar dos acessórios da moda dos anos 2000. Das presilhas transparentes, passando pelo revival das miçangas graças ao kidcore, chegamos na bolsa ícone que voltou com tudo: a bolsa baguete 

O modelo ganhou várias versões pelas grifes de luxo, era item essencial das estrelas e marcou o visual de vários personagens da cultura pop. Se você ainda tem a sua, é hora de tirá-la do armário! Com alças curtinhas, ela é prática e fácil de carregar no dia a dia.  

E aí, preparada para dar uma segunda chance à moda 2YK e fazer bonito com as nossas dicas? Já que o assunto é nostalgia, aproveite e confira outro hit 2000 que voltou: a tendência grunge. Na série Estilo Tá On, a Vivy Tenório contou como montar 4 looks incríveis. Inspire-se e acesse o nosso site para garantir as suas peças favoritas!