Cuidado com as unhas: dicas e tendências para fazer em casa

Seja porque você está sem tempo para ir ao salão, tentando economizar ou simplesmente porque gosta de cair no DIY (faça você mesmo), ter cuidado com as unhas em casa e ser sua própria manicure sempre é uma ideia divertida. 

Além de dar aquele misto de satisfação e orgulho quando você arrasa na esmaltação e pensa “eu que fiz”, cuidar das unhas em casa pode ser parte de um dia de beleza  com benefícios terapêuticos.

Mas, mesmo que você já esteja acostumada a fazer tudo sozinha, pode ser difícil ter, em casa, os mesmos resultados de unhas feitas por uma profissional, não é mesmo? Dos preparativos do dia a dia até a escolha do esmalte da vez, existem várias práticas para você se aprimorar  – ainda mais se você está tentando fazer nail art sem experiência.

E se a gente te contar que não é nenhum mistério conquistar aquelas unhas bem “instagramáveis”? Para ajudar nesse processo, separamos 5 dicas de cuidados com as unhas que você pode adotar em casa e 4 tendências para apostar agora. Confira abaixo!

 

Quais cuidados devemos ter com as unhas?

Para manter as suas unhas supersaudáveis, lindas e prontas para as fotos, siga esse passo a passo com alguns cuidados essenciais.

Mantenha as unhas secas e limpas

Se a gente entende que precisa se secar bem após o banho, por que não fazer o mesmo com as unhas sempre que molhamos as mãos? Afinal, manter as unhas secas e limpas evita a proliferação de bactérias na região.

Além disso, deixar as mãos molhadas por um período prolongado pode prejudicar o esmalte e fazer com que as unhas rachem. Por isso, a dica é sempre usar luvas de borracha para lavar a louça, o banheiro ou fazer qualquer atividade que use produtos químicos agressivos.

2 – Pratique uma boa higiene das unhas

Unhas supercompridas podem ser as queridinhas de muitas, mas definitivamente não são a opção mais higiênica – isto porque elas facilitam o acúmulo de sujeira e bactérias nos cantinhos internos (além de dificultarem várias atividades do dia a dia).

Portanto, praticar a boa higiene das unhas requer mantê-las em um tamanho adequado. Use um cortador, um alicate ou uma lixa para aparar as unhas em linha reta e, por fim, finalize com o formato da sua preferência. Se necessário, use um removedor de esmalte para limpar qualquer resquício de esmaltação anterior.

3 – Use hidratante para mãos

Se você é adepta do skincare, o hidratante já deve ser seu fiel escudeiro a essa altura. Mas a rotina de cuidados com o corpo não se encerra no rosto, é claro – a pele das mãos também precisa de atenção. 

Usar loção para as mãos reforça a barreira de proteção das unhas, evita o ressecamento e previne o envelhecimento precoce. Para deixar as unhas hidratadas, a dica é sempre esfregar o cosmético nelas e nas cutículas para aproveitar o seu máximo potencial.

4 – Aplique uma base protetora

Existem diversos fatores que influenciam na força das unhas. Seja qual for o cenário, uma base protetora sempre agrega benefícios quando o assunto é o cuidado com elas. Além de fortalecê-las e dar brilho, também impede a descamação e o amarelamento – quem nunca sofreu com isto depois de passar semanas com o mesmo esmalte?

5 – Considere o uso de biotina

A biotina, também conhecida como vitamina B7, faz parte das vitaminas do complexo B e é considerada essencial para o nosso corpo. Esse complemento já é queridinho entre influenciadoras de beleza há algum tempo por auxiliar na produção de queratina, principal proteína que compõe as unhas e os cabelos, ajudando no crescimento e no fortalecimento dessas áreas.

Mas, antes de sair comprando qualquer produto, lembre-se: é sempre recomendável ouvir a opinião do seu médico para evitar a automedicação.

 

Nail art: 4 tendências de unhas diferentes para usar agora

1 – Unhas com francesinha colorida e gráfica

Vamos falar a verdade: a francesinha é um estilo clássico que nunca sai da moda, não é mesmo? Além de dar aquele visual elegante para as mãos, essa técnica de esmaltação também passa uma ilusão de alongamento, principalmente na forma oval.

Unindo o útil ao agradável, uma boa sugestão de tendência para quem quer deixar as unhas alongadas e cheias de personalidade é apostar na francesinha colorida e gráfica. Basta escolher o tom de esmalte da sua preferência ou até mesmo decorar com formas geométricas para dar um visual bem autêntico.

2 – Unhas decoradas com pedrinhas

Quem acompanha as tendências lançadas por celebridades e influenciadoras já sabe que as unhas decoradas com pedrinhas estão com tudo. Além de ser uma técnica  superfácil de fazer, existem diferentes estilos para colar e usar, dando uma proposta bem versátil e delicada para esse visual. E, claro, essa decoração funciona perfeitamente tanto em unhas postiças quanto naturais.

 

3 – Unhas com esmaltação maximalista

Se você é daquelas que não veem limites para a criatividade na hora de pintar as unhas, então essa tendência é a sua cara. Aqui você pode experimentar qualquer paleta de cores e desenhos diferentes para dar aquela baita presença na sua criação artística.

O melhor das unhas maximalistas é que não existe certo ou errado – o exagero é a única regra. Então pode se jogar nas suas criações sem se preocupar em combinar (o descombinado é o novo chic). 

4 – Unhas com degradê

Cores sólidas? Aqui, não! As unhas com degradê são a escolha ideal para quem quer adotar um visual discreto e maduro sem abrir mão da elegância. Apostar em cores vivas dá um visual bem descontraído para as mãos. E o melhor de tudo: você vai colecionar elogios!

Para cuidar bem da saúde das unhas e conquistar aquele visual deslumbrante nas mãos, você precisa escolher os produtos certos, não é mesmo? Preparamos uma seleção especial com tudo o que não pode faltar, confira aqui!