Malharia de inverno: looks e dicas de cuidados com as roupas

Se você é daquelas que acreditam que as pessoas se vestem melhor no frio, chegou o seu momento de brilhar. Afinal, além de proteger o corpo contra as baixas temperaturas, a malharia de inverno inclui looks versáteis e super estilosos para a estação.

Mas, claro, para fazer com que as peças durem mais tempo dentro do guarda-roupa, é importante entender quais são os cuidados específicos que devemos ter com os tecidos das peças de frio

Para facilitar, separamos 4 looks com malharia de inverno para arrasar nos dias mais frios do ano e algumas dicas de como preservar suas peças. Vem ver!

4 looks com malharia de inverno para diferentes ocasiões

As roupas de inverno permitem composições bem versáteis e para todos os estilos. Por isso, saber como combinar cada peça é o segredo para um repertório amplo. Confira 4 dicas de looks com malharia de inverno para passar a estação cheia de estilo.

  1. Blusão em tricô e calça jeans

A combinação de blusão em tricô e calça jeans é a escolha ideal para quem quer aderir a um estilo bem casual durante o inverno. O melhor de tudo: é um look bem versátil, que se adapta bem para situações de trabalho ou uma saída à noite. Adicione um par de tênis para dar aquele toque bem estiloso e despojado nessa composição.

  1. Blusão gola alta com blazer

Se você precisa de uma opção de look um pouco mais formal para ir ao escritório trabalhar, uma ótima alternativa é combinar um blusão de gola alta com blazer e calça de alfaiataria. Em tons neutros, o visual é clássico e super elegante. Para dar aquela cara bem refinada, adicione um par de sapatos loafer e já estará pronta para um dia no escritório.

  1. Colete em tricô e camisa alongada 

Os anos 90 voltaram com tudo – e a malharia de inverno tem tudo a ver com essa tendência. Uma ótima escolha para um look jovem e descolado é combinar um colete em tricô com uma camisa oversized por baixo. Um coturno é a escolha certa para finalizar esse visual num estilo bem moderno com aquele ar retrô

  1. Vestido midi em tricô e cardigan alongado

Nos dias mais frios, a melhor escolha é apostar em um look em camadas com peças que te deixem aquecida. Uma ótima opção é combinar um vestido midi em tricô com um cardigan alongado. Além de proteger contra as baixas temperaturas, esse visual também é de uma elegância sem igual. Nos pés, botas de cano médio funcionam muito bem com essa composição.

Cuidado com as roupas de inverno: como lavar, secar e guardar adequadamente as peças?

Cuidar das malhas de inverno é importante para manter as peças intactas, pois lavar, secar e guardar esses materiais incorretamente pode fazer com que encolham ou se desgastem – o que compromete a boa aparência dos seus looks no inverno. 

Embora peças como casacos de lã ou jaquetas não precisem ser lavadas com tanta frequência, é importante entender dicas específicas para fazer com que suas malhas de inverno durem bastante tempo no guarda-roupa.

Pré-tratar possíveis manchas

Se sua peça de inverno estiver manchada, é recomendado tratar esse problema o mais rápido possível seguindo as orientações específicas de lavagem informadas na etiqueta. Faça uma pré-lavagem das manchas pelo menos 15 minutos antes da lavagem para que o tira-manchas possa agir com mais eficiência (você também pode optar por um detergente neutro).

Selecionar a temperatura da água e o ciclo de lavagem

Na hora de lavar na máquina as suas malhas de inverno, opte pela água fria para conservar a fibra. Para evitar que as peças percam sua forma original, elas devem ser lavadas no ciclo delicado. Você pode selecionar um sabão e um amaciante de sua preferência.

Secar da forma correta

Depois de lavar as roupas de frio, vem a etapa da secagem. As máquinas secadoras não são as melhores para peças de lã ou acrílico, pois tendem a encolhê-las. Por isso, é melhor secá-las naturalmente em um varal.

Guardar adequadamente

Quando o tempo ficar mais quente e você quiser guardar suas malhas de inverno, certifique-se de que elas estejam bem lavadas e secas para o armário não absorver a umidade. Estas peças devem ser dobradas e armazenadas gentilmente em gavetas para evitar o desgaste do tecido. Pendurá-las também é uma opção, desde que seja em cabides aveludados.

Para roupas de lã, lembre-se de protegê-las contra insetos que podem corroer a fibra enquanto estiverem guardadas. Portanto, um saco de tnt é seu aliado nessas horas.

Seguindo essas dicas de moda feminina, você vai conseguir arrasar com um repertório amplo e fazer com que suas peças em malharia de inverno durem bastante tempo no armário. Mas, se você também quer sugestões, confira nossa seleção de peças para o guarda-roupa masculino para a estação.