Máscaras para cabelo: como escolher a melhor para os seus fios

Com seus ativos concentrados, as máscaras para cabelo são grandes aliadas na tarefa de manter os fios hidratados e saudáveis. Porém, além de escolher a máscara certa para as suas necessidades, fatores como aplicação, quantidade e periodicidade também são super importantes para garantir os resultados desejados.

Não faz ideia de qual a melhor máscara para cabelos como o seu? Esse post chegou para ajudar. Nele, você encontra sugestões de máscaras e dicas que farão a diferença nos seus cuidados capilares!

Nutrição para o dia a dia

Ainda que estejam saudáveis, os fios podem se beneficiar de máscaras para cabelo, afinal, elas hidratam, amaciam e protegem os fios de agressões diárias, como o uso de secador ou água muito quente.

Por não ter uma necessidade específica, você pode apostar nas máscaras multibenefícios ou com hidratação profunda.

Máscaras para cabelos danificados

Fios quebradiços, ressecados, finos nas pontas ou com muita queda são alguns dos sinais de que os seus cabelos estão danificados ou fracos.

Se os danos foram causados por processos químicos, como coloração ou alisamento, invista em máscaras de regeneração específicas para o pós-químico. Elas irão focar em restaurar as cutículas dos fios e a fibra capilar, deixando o seu cabelo mais forte, brilhante e resistente.

Já se os fios são muito finos ou afinam próximo das pontas, a sua escolha deve ser uma máscara de densidade. As melhores máscaras para encorpar os cabelos são aquelas que restauram a barreira protetora dos fios e fortalecem o folículo capilar.

Cabelos coloridos

Os cabelos coloridos também precisam de cuidados especiais e máscaras próprias para sua condição. Em geral, as máscaras para cabelos coloridos contêm ativos e antioxidantes que protegem a cor, evitando o desbotamento enquanto hidratam os fios.

Os cabelos brancos e grisalhos também requerem o uso de máscaras capilares específicas. Altamente hidratantes e nutritivas, as máscaras para cabelo grisalho devem fortalecer os fios, neutralizar a cor e intesificar o brilho natural.

Máscaras para cabelo: quando usar, como aplicar e truques

Ainda que cada produto possua suas próprias instruções – por isso, ler o rótulo é fundamental – em geral as máscaras para cabelo podem ser usadas de uma a duas vezes por semana e devem ficar agindo nos fios de 5 a 10 minutos antes de enxaguar.

Algumas dicas que fazem toda a diferença na aplicação:

1. Retire o excesso de água: depois de lavar os cabelos com shampoo e enxaguar, enxugue bem o cabelo com a ajuda de uma toalha. Esse truque é essencial, já que a água costuma diluir a máscara, reduzindo sua eficácia.

2. Atenção à quantidade: além de desperdiçar o produto, o excesso de máscara pode deixar o cabelo pesado. Em geral, uma colher de sopa de produto para os cabelos curtos e duas colheres para cabelos longos é a medida perfeita.

3. Capriche na aplicação: aplique o produto e depois espalhe-o nos fios com movimentos rápidos e alternando as mãos. Esse processo, chamado enluvamento, deve ser feito mecha por mecha, de cima para baixo, até que você sinta um toque macio no cabelo, causado pelo alinhamento das cutículas.

Encontrou a sua máscara perfeita? O próximo passo para fios mais saudáveis e sedosos é criar o seu cronograma capilar, uma rotina de cuidados personalizada. Descubra como fazer aqui!