Como saber o que seu cabelo precisa? Monte o cronograma capilar!

Um cabelo brilhante, forte e sedoso é o resultado de fios saudáveis e bem cuidados. Pois garantir a saúde dos seus fios e corrigir probleminhas como pontas duplas e ressecamento pode ser mais fácil do que você imagina. É hora de conhecer o cronograma capilar, uma rotina de cuidados criada a partir das necessidades do seu cabelo. E como saber o que o cabelo precisa? Nós te explicamos o passo a passo completinho nesse post!

1 – Entenda o cronograma capilar

Se você nunca ouviu falar desse termo, o cronograma capilar é uma espécie de agenda de cuidados com o cabelo, elaborada a partir dos tratamentos que os seus fios mais precisam.  

Todos os tipos de cabelo podem ter um cronograma capilar personalizado – fica tranquila que nós vamos explicar como descobrir o seu nesse post. Depois, é escolher 3 dias na semana para, em cada um deles, fazer um dos passos do tratamentos. Nutrição, hidratação e reconstrução são as etapas do cronograma capilar e cada uma delas possui um objetivo. Confere só: 

2 – Hidratação

Um dos tratamentos mais populares, a hidratação é responsável por repor a água e os nutrientes perdidos diariamente. A rotina com máscaras e cremes especiais para hidratação garante fios mais saudáveis e livres de ressecamento – aliás, essa etapa é essencial para os cabelos crepos e cacheados, já que costumam ressecar com mais facilidade. 

3 – Nutrição

Responsável pela proteção dos cabelos, a nutrição repõe os lipídeos – gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo para deixar os fios macios, flexíveis e brilhantes.  

Durante o seu cronograma capilar, você pode nutrir o cabelo com máscaras e cremes para usar durante o banho ou por meio de umectação com óleos vegetais. 

4 – Reconstrução

O tratamento de reconstrução age na reposição das proteínas essenciais para os cabelos, em especial a queratina. Produtos para reconstrução capilar normalmente são compostos por queratina, colágeno, arginina, creatina, entre outros, e são aplicados nos cabelos úmidos, sem necessidade de enxaguar depois. 

5 – Faça o teste de porosidade

O teste de porosidade é o primeiro passo para saber o que o cabelo precisa e, assim, montar seu cronograma capilar personalizado. A porosidade define a capacidade do fio de absorver nutrientes.  

Para fazer o teste da porosidade, você precisa de um copo de água e de alguns fios de cabelo. Coloque os fios dentro do copo e espere cerca de 10 minutos.

Se os fios afundaram 

É sinal de que estão com alta porosidade. Isso quer dizer que as cutículas do fio estão abertas, fazendo com que ele absorva os nutrientes na mesma intensidade em que os perde.  

A dica é começar pela reconstrução. Aqui vai uma sugestão de cronograma para as suas necessidades.

Se os fios boiaram 

Significa baixa porosidade. As cutículas estão muito fechadas, não oferecendo espaço para absorver os nutrientes. Neste caso, o primeiro passo é apostar na hidratação. Confere só o seu cronograma! 

Se os fios ficaram no meio do copo 

Quer dizer média porosidade, um cabelo considerado saudável e bem hidratado. Aqui, os tratamentos são cuidados preventivos para manter a saúde do cabelo. O cronograma capilar para você é esse aqui: 

Agora que você descobriu o que o seu cabelo precisa, é hora de garantir os produtinhos no nosso site e marcar o cronograma na sua agenda! Quer outra dica que vai mudar o seu cronograma capilar? Transformá-lo em um dia de beleza!  A Nannoca Fernandes, influenciadora digital, compartilhou como montar um spay day em casa, confira aqui!