André Carvalhal fala da jornada em busca de moda com propósito

Olá, eu sou André Carvalhal, escritor, especialista em design para sustentabilidade e, a partir de agora, vou estar aqui no blog da Renner mensalmente com dicas sobre tendências de comportamento – e de moda, claro 😊, com um olhar importante para o consumo consciente.  

Em 2016, quando lancei o livro Moda com propósito, senti que uma grande mudança estava se aproximando do mercado, e algum tempo depois, perto de lançar a segunda edição, atualizada e revisada deste livro, vejo que a mudança chegou. 

De lá para cá, marcas e consumidores ficaram mais conscientes do seu papel na sociedade e na relação com recursos naturais. O tema tem ganhado cada vez mais importância na mídia e nos conteúdos que vemos por aí, e não é para menos: o impacto das mudanças climáticas já pode ser sentido e está relacionado com a forma que consumimos e com o que consumimos.  

Mas o que é consumo consciente? 

Gosto de ver o consumo consciente como um processo de corresponsabilidade, no qual empresas e consumidores têm o seu papel. Enquanto consumidores devem, sempre que possível, buscar fazer melhores escolhas, procurando principalmente entender como, do que, e por quem suas roupas são feitas, as empresas têm o papel de buscar a melhoria contínua dos seus processos.  

A transparência e o diálogo são fundamentais para que isso aconteça. O Relatório Brasil 2020 – Vida Sustentável, realizado por Akatu e GlobalScan, diz que mais de 80% dos consumidores esperam que as empresas informem sobre os seus processos produtivos e cuidem do que está sob seu controle operacional.  

Ainda de acordo com o Relatório, mais de 70% dos consumidores esperam que as empresas não agridam o meio ambiente, e mais de 60% esperam que as empresas estabeleçam metas para tornar o mundo melhor, priorizando questões relacionadas aos funcionários, aos produtos e às questões ambientais. 

Isso tem a ver também com remunerar funcionários de forma justa, garantir que seus produtos sejam seguros e saudáveis, fornecer informações claras sobre os processos produtivos e tratar os funcionários da mesma forma.  

Renner e a sustentabilidade 

Desde 2013, a Renner compartilha anualmente muitas dessas informações. Em 2021, a companhia ficou em segundo lugar no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). O selo Re, lançado em 2018, reúne as iniciativas rumo a uma moda mais consciente, com produtos feitos a partir de matérias primas que causam mais impacto positivo para o meio ambiente e corresponde (em 2021) a 81,3% dos produtos. Vamos ver algumas possibilidades: 

Re Jeans  

O selo abraça as iniciativas em torno da produção do jeans mais consciente, com consumo menor de água.  

Algodão mais responsável 

99,15% do algodão utilizado é mais responsável, certificado e grande parte com algum atributo que cause menos impacto negativo para o meio ambiente. 

Viscose responsável 

A viscose, segunda matéria prima mais usada na produção, alcançou em 2021, 93,1% da viscose certificada, com o compromisso de não usar florestas nativas ameaçadas de desmatamento. 

Essas são algumas formas de causar menos impacto. Fique por aqui que em breve vou te contar mais. Até a próxima 😊