5 dicas para escolher a melhor fragrância
Escolher a fragrância perfeita para o verão é algo muito pessoal, mas algumas dicas podem ajudar a encontrar o perfume que cria o match perfeito entre o seu estilo e os dias quentes. Confira:
Comece por seu perfume preferido
Escolher um perfume é muito mais do que gostar do seu cheiro. Na verdade, é uma maneira de se conectar com sensações, lembranças e até estados de espírito.
Por isso, a nossa primeira dica ao buscar perfumes para o verão é bem simples: pense em fragrâncias que te tragam sensações agradáveis e se conectem com a sua personalidade.
Referências da natureza são um ótimo ponto de partida. A sensação da brisa do mar ou o cheiro de um jardim florido, por exemplo, costumam inspirar fragrâncias mais frescas e agradáveis para os dias quentes, como aquelas com toques de limão, lírio, magnólia, cedro e âmbar.
Se você já tem alguns perfumes em casa, vale observar quais notas aparecem com mais frequência entre os seus favoritos. Até mesmo o cheiro do seu creme preferido traz pistas. Além disso, entender a pirâmide olfativa das fragrâncias que você já usarevelarpistas importantes sobre o que funciona melhor na sua pele e no seu dia a dia.

Leia também: Guia de perfumaria: tudo sobre os tipos de perfume e suas singularidades
Considere sempre a concentração certa
Você sabe qual é a concentração ideal de perfume para o calor? Esse é um dos pontos mais importantes na hora da decisão, já que concentrações altas de fragrância tendem a ficar intensas demais com as altas temperaturas.
O eau de toilette (EDT), por exemplo, é uma ótima escolha para o verão, pois tem uma concentração de óleo de fragrância menor (entre 5% e 15%), o que garante maior leveza e frescor.
Outra opção ainda mais leve é o body splash, perfeito para quem prefere um toque sutil de fragrância e gosta da ideia de reaplicar ao longo do dia. A água de colônia também entra nessa categoria de leveza. Tanto body splash quanto colônia podem ser reaplicados mais vezes ao longo do dia, trazendo a sensação de pele fresca.
Já perfumes com maior concentração, como o eau de parfum (EDP), que costuma variar entre 15% e 20%, têm um cheiro mais forte e marcante. Eles até podem ser usados no verão, mas com moderação e, de preferência, à noite ou em dias mais amenos, sempre priorizando fragrâncias com notas mais frescas. Agora, se quiser usar eau de parfum no verão, opte por aqueles com mais notas cítricas e florais, e menos madeira ou notas gorumand.
Aposte em notas florais, verdes e cítricas
Entre as notas olfativas mais recomendadas para os perfumes que devem estar na sua nécessaire feminina durante o verão, as florais e verdes merecem atenção especial. Elas são leves, refrescantes e dão um toque energizante perfeito para os dias mais quentes.
As notas florais leves, como jasmim, rosa e flor-de-laranjeira, nunca decepcionam e entregam delicadeza sem exagerar no adocicado.
Já as notas verdes remetem a cheiros mais naturais e frescos, inspirados na natureza, como folhas amassadas, grama úmida ou caules recém-cortados. Ingredientes como capim-limão e hortelã são bons exemplos desse perfil e ajudam a criar fragrâncias mais arejadas e confortáveis na pele.
Enquanto isso, as notas cítricas, como limão e bergamota, trazem uma saída que garante refrescância. Essas notas ainda deixam perfumes amadeirados mais leves — fica a dica pra quem quer fazer layering!
E para quem gosta de explorar, vale experimentar combinações com um toque de verde e cítrico ao mesmo tempo. O resultado é uma explosão de energia e leveza que é a cara do verão.