Ainda que a mini saia seja vista como símbolo de uma revolução no guarda-roupas feminino, as saias e vestidos de comprimento maxi também marcaram o ciclo cultural que inspirou a moda a romper com normas tradicionais. Elemento atemporal, o comprimento longo voltou a ser tendência – mas adaptado para visuais mais contemporâneos.
Sinônimo de elegância e sofisticação, a saia longa passou por diversas metamorfoses ao longo dos anos, se adaptando a diferentes épocas e influências culturais. Se nos anos 1960 e 1970 era muito ligada ao movimento hippie e suas estampas psicodélicas, na década de 1990 a moda minimalista trouxe opções longas e fluidas. Já nos anos 2000, uma fusão de estilos combinou o maxi com estampas ousadas e tecidos inovadores.
Atualmente, a tendência continua a ser uma queridinha dos fashionistas por suas inúmeras possibilidades de uso: a versatilidade do comprimento maxi permite que uma mesma peça seja perfeita para diversas ocasiões.
Para o dia a dia, as saias longas podem ser o ponto alto do visual: combinadas com camisetas básicas e rasteirinhas, criam um look casual e despojado. Para dar um up no visual, o segredo é apostar em modelagens modernas, como as peças utilitárias cheias de bolsos, ou composições, como os conjuntinhos.