Já reparou como a nossa relação com o trabalho passou por grandes mudanças em pouco tempo? Se antes o trabalho presencial era a realidade da maioria dos brasileiros, hoje o modelo híbrido parece ter chegado para ficar! Nessa nova fase, entender como se organizar no trabalho e otimizar os dias de home office é cada vez mais necessário.
Trabalhar com mais liberdade pode ser mais produtivo do que se imaginava, e muita gente amou essa ideia! Essa flexibilidade na escala de trabalho trouxe muitas vantagens, como menos tempo no trânsito e a chance de montar o nosso próprio cantinho home office.
Mas, é claro, para arrasar no trabalho em casa e aumentar a sua produtividade, algumas dicas caem como uma luva! Ao invés de ser algo monótono e desanimador, podemos encontrar formas de deixar a rotina de trabalho bem mais prazerosa. Vem que a gente conta tudo para você!
Como se organizar no trabalho: 10 dicas para arrasar no home office e ainda render muito!
Chegou a hora de descobrir os 10 segredos de como se organizar no trabalho para transformar o seu home office em um ambiente aconchegante e que ajuda você a ser mais produtivo. Vamos lá?
1. Cantinho home office
Determinar um local para trabalhar é um passo importante. Nada de ficar largada na cama. Encontre um espaço tranquilo, iluminado e com a sua cara, para ser o seu escritório em casa.
Ah, e se você está em busca de dicas de como montar um cantinho home office, a gente ajuda! Pode ser um cantinho no quarto, na sala ou até naquele espacinho da cozinha, contanto que seja aconchegante.
Personalize com umas plantinhas, fotos ou aquela luminária estilosa, e bora dar um jeitinho na bagunça. Reserve um espaço de fácil acesso, como uma gaveta ou uma prateleira, para juntar papeis e materiais espalhados, que podem atrapalhar a sua rotina profissional.
2. Café da manhã, a refeição mais importante
Se você é do tipo que pula a primeira refeição do dia, aqui vai um puxão de orelha: um café da manhã nutritivo é essencial para você ter um dia produtivo. Nada de só tomar café, viu? Invista em uma combinação de alimentos que vai te dar energia, como frutas, iogurte e um pãozinho integral. Seu corpo vai agradecer e você se sentirá pronta para qualquer tarefa.
3. Ritual matinal: o segredo do sucesso
Criar um ritual matinal é uma ótima ideia para entrar no fluxo de trabalho. Que tal meditar por alguns minutos, fazer um alongamento ou anotar suas metas para o dia? Assim você foca a mente e estará pronta para dar check em todas as suas demandas.
4. Look para trabalhar em casa: vista-se para arrasar
Sabemos que a tentação de ficar de pijama é grande, mas vestir um look bonito e confortável faz toda a diferença no nosso humor e autoestima. Não precisa montar um look de home office exagerado, mas escolher uma roupa que te faça sentir confiante e bonita é uma forma de mandar um recado para o seu cérebro: “Estou pronta para encarar este dia!”.
Ah, e quem pensa que o armário é só para roupas está bem enganado! Monte um guarda roupa home office também! Organize os seus materiais de trabalho, como canetas, bloquinhos de anotações e post-its. Ter tudo à mão vai te ajudar a se organizar para o trabalho e tornar suas tarefas mais prazerosas.
5. Organize a sua lista de tarefas
No meio de tantas distrações em casa, é fácil se perder na timeline das redes sociais, né? Então a dica de como se organizar no trabalho é anotar todas as tarefas do dia. Desde as mais prioritárias até as menos urgentes, com base em sua importância e prazos.
Divida o dia em blocos de tempo dedicados a cada tarefa e tente realizá-las fazendo pausas curtinhas ao longo do seu dia de trabalho. Tente alternar 25 minutos de foco total e 5 minutos de descanso, por exemplo. Depois, marque as tarefas conforme forem concluídas, para visualizar o seu progresso.
6. Hora do almoço é sagrada
Na correria do dia a dia, comer na frente do computador pode ser quase involuntário, mas, se você quer descobrir como se organizar no trabalho, evitar esse hábito é essencial. Tire um tempinho para descansar a mente e recarregar as energias. Pode ser um momento para bater papo com a família ou dar uma volta pelo quarteirão. O importante é desgrudar um pouco das telinhas e aproveitar a pausa do trabalho ao máximo.
8. Rotina de finalização do trabalho
Ufa! Como diz o ditado, “o de hoje tá pago”. Saber como se organizar no trabalho também pode incluir uma rotina de bem-estar pós-expediente. Comece desligando o computador, deixando os seus materiais de trabalho no cantinho home office e desconectando-se do celular.
Em seguida, uma boa ideia é reservar um momento para um banho relaxante. Escolha um sabonete ou óleo de banho com uma fragrância que te agrade, ligue uma música tranquila e curta esse momento só seu. Além de relaxar os músculos, o banho vai te ajudar a se desconectar do trabalho e entrar no modo zen.
Então, galera do home office, descobrir como se organizar no trabalho é um verdadeiro universo de possibilidades para o seu bem-estar e produtividade. E, por falar em trabalho remoto, venha descobrir quem é você no home office!