O moletom é, sem dúvidas, uma das peças preferidas do outono inverno por proporcionar conforto e manter a gente quentinho em dias frios. Mas, olha, garanto que ele não é apenas para se usar em dias frios e dentro de casa. E eu vou te contar o porquê.
O moletom, em si, combina praticidade, conforto e estilo, permitindo abusar da criatividade e criar tanto looks mais casuais quanto looks fashionistas. Além disso, ele tem ganhado muito espaço entre as tendências moda pelo mundo e nunca fica ultrapassado.
Modelos de moletom
Existem duas versões mais conhecidas: o moletom careca, que é liso, livre de estampas e sem capuz. E o estampado e com capuz, que além de proporcionar um estilo diferente, protege pescoço e cabeça em dias mais frios, sem perder o estilo. Então se você está pensando em criar um look confortável, que dê pra usar em diversas ocasiões, que te protege do frio e te deixa super estiloso, o moletom é a peça certa.
Particularmente, gosto mais do moletom careca, por ser uma peça mais “leve” e, a questão de bolsos frontais e o próprio capuz, acaba me incomodando um pouquinho. Mas é uma questão de gosto. Como citei, o moletom é extremamente vivo dentro dos meus cabides, tanto com capuz quanto sem!
História do moletom
Dito tudo isso, vamos voltar um pouquinho e entender quando o moletom foi criado e qual a sua origem? O moletom é um tecido macio feito de algodão ou lã (e seu nome tem origem na palavra francesa molleton, que significa lã). É um pouco difícil apontar exatamente quando o moletom foi criado e quem o inventou. O que sabemos é que surgiu na década de 20 e, ao pesquisarmos informações sobre quem criou a peça, encontramos diferentes teorias.
Independente disso, hoje sabemos que o moletom se tornou uma peça completamente versátil que associa o conforto, te protege do frio e ainda faz jus ao estilo. A trajetória do moletom é resumida basicamente de década em década:
- Anos 60, popularização da peça nos Estados Unidos com os estudantes universitários;
- Anos 70, o hip-hop adotou o moletom com capuz o apelidando de moletom canguru e a expressão é muito usada até hoje;
- Nos anos 80, o moletom conquistou o streetwear e atingiu o auge da popularidade quando chegou ao cinema com a protagonista de um filme;
- Já na década de 90, o moletom tomou conta das passarelas com inúmeras coleções exclusivas e hoje permanece forte no mundo fashionista.
Como compor looks com o moletom
Visando os looks que escolhi no site da Renner, deixo aqui como referência e dicas alguns looks de como eu gosto de encaixar o moletom neles, sem perder o estilo e o conforto.
O primeiro look que quero contextualizar é o moletom com shorts. Há quem diga que não combina e que é uma peça apenas para o frio, que deve ser usada somente com calça. Mas eu discordo.
Eu me sinto super à vontade fazendo essa combinação com short, que por sua vez também é uma peça essencial e muito presente nos meus looks e nas minhas redes sociais. Claro, há aqueles dias em que não está muito frio, como nas estações de Primavera Verão, por exemplo, e optamos por usar uma peça mais curta na parte das pernas.