Jana Rosa desvenda o segredo de como fazer o contorno perfeito

A primeira vez que ouvi falar de contorno foi no Youtube, afinal sou declaradamente millenial e aprendi a me maquiar em vídeo tutoriais e copiando celebridades. Foram elas que fizeram essa técnica ficou conhecida no mundo todo mas, uma rápida busca no Google, nos mostra que foi um famoso maquiador que criou o jogo de luz e sombra na maquiagem, nos anos 80.

No começo dos anos 2000, o contorno ficou com uma fama meio ruim de maquiagem não muito natural, mas logo em seguida comecei a trabalhar na TV, e fui uma jovem VJ, onde acabei aprendendo um pouco sobre marcar o rosto com um pó um pouco mais escuro para deixar as maçãs e maxilar mais marcados na câmera. Como a gente usa muita luz na gravação, a maquiagem mais pesada faz sentido.

Confesso que depois dei uma boa abandonada do contorno e vivi toda a era da pele super natural, que é a cara da Bonita de Pele, mas esse ano virei mais uma das milhões (ou seriam bilhões?) de pessoas que são fissuradas pelas tendências e técnicas de maquiagem do Tiktok, e lá é o paraíso pra aprender a fazer um contorno de todas as maneiras possíveis.

Afinal, como fazer o contorno?

Meu jeito preferido é com um produto cremoso ou em bastão, e aqui escolhi o da Mari Saad pra Oceane na cor Caramel, ele é super fácil de esfumar e espalhar no rosto fazendo um acabamento natural com a base. A dica é marcar todos os lugares que você quer dar alguma profundidade, e pra ressaltar é o contrário, é onde a gente coloca o iluminador.

Também adoro os contornos em pó, como o Copacabana da Boca Rosa, mas aí precisa selar bem a make antes pra ficar natural com a base. Dos dois jeitos tento fazer um efeito mais natural possível, mas fazer até pra ir trabalhar ou resolver qualquer coisa na rua. É que maquiagem é muito viciante, né? E adoro ficar fazendo mil passos pra poder testar todos esses produtos.

Minha dica é: corra pro TikTok e pegue as técnicas de contorno que combinam com você, mas incorporar ele na sua necessaire e começar a usar no dia a dia ou pra uma festa mais elaborada. E que tal começar acertando na escolha da base? Compartilhei aqui um guia de bases, vem ver!