#RennerCultural: a moda muito além das roupas

Há quem diga que a moda é uma forma de arte – fato é que ela é um reflexo da evolução cultural e social ao longo dos séculos. Seu conceito é antigo: se na Idade Média, a nobreza e a realeza “ditavam” a forma de vestir, durante o Renascimento houve uma mudança significativa, com destaque para a individualidade e a exploração artística.

Desde os primórdios, a moda aparece também como meio de comunicação: na sociedade contemporânea ela transcende as vestimentas, sendo parte vital de momentos históricos como o surgimento do movimento hippie ou punk, por exemplo. Muito além das passarelas e vitrines, a moda se estabelece como uma poderosa forma de expressão cultural.

Já reparou como a moda também é uma linguagem universal, que conecta pessoas de diferentes partes do mundo, permitindo que compartilhem suas histórias, valores e identidades de maneiras que transcendem as palavras?!

A influenciadora Victória Boettcher (@vivendolivre) recentemente fez uma viagem e explorou todos esses aspectos da moda, tendo um roteiro cultural pela Europa como pano de fundo, onde cada peça conta uma história única e pessoal, indo muito além das fronteiras geográficas.

A moda é uma linguagem silenciosa, uma forma de comunicação: a escolha de roupas e acessórios envia mensagens sutis e poderosas sobre quem somos e o que valorizamos – a moda é uma verdadeira plataforma de expressão.

É através dela que comunicamos nossa identidade, valores e perspectivas ao mundo. Essa expressão não se limita apenas à estética: ela se estende e revela aspectos de nossa personalidade e cultura. E, assim como os quadros vistos nos museus visitados pela Victória, cada peça e cada combinação de cores e texturas, serve como uma tela em branco onde pintamos nossa própria história.

Moda também é cultura – ela permite que povos e sociedades expressem seus valores e ideologias através de informações visuais. A moda interage com outras formas de arte, como a fotografia, a música e a dança, ampliando seu impacto cultural. A globalização influenciou ainda mais a moda, tornando esse “fenômeno” mais acessível e diversificado – hoje ela faz parte de uma indústria dinâmica, sendo também um testemunho da constante evolução da sociedade, refletindo suas mudanças, valores e aspirações ao longo do tempo.

A moda não é apenas uma declaração de estilo – ao reconhecer a sua importância como expressão, cultura e comunicação, abrimos as portas para um diálogo mais enriquecedor e inclusivo, onde as diferenças são celebradas e as histórias são contadas através de uma linguagem única e poderosa.