Para celebrar o Mês da Consciência Negra, preparamos um bate-papo inspirador sobre a conexão entre moda e diversidade racial. Queremos, cada vez mais, reconhecer e potencializar talentos negros e você está convidado a conferir todos os detalhes desse evento, que aconteceu no dia 12 de novembro, em Salvador!
Moda e diversidade em pauta
Com participações especiais, nosso talk refletiu sobre o papel da moda na construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. Entre os convidados estavam:
- Andreza Vivas: designer líder na Renner e representante do grupo de afinidade racial do ecossistema Lojas Renner, o Orí.
- Roberta Campos: fashion stylist e produtora.
- Russo Passapusso: cantor, compositor, pesquisador e escritor.
Juntos, eles conduziram uma conversa sobre o papel da moda na representação e no fortalecimento da identidade negra. Moda não é só sobre roupas – é uma linguagem que carrega histórias, culturas e ressignifica valores.
Falamos sobre a importância de criar espaços na moda que respeitem a diversidade e promovam a representatividade de forma autêntica e criativa.
O bate-papo aconteceu às 16h e será na Casa de Castro Alves, em Salvador, com transmissão no perfil de Renner Carreiras no Instagram.
Leia também:
Rock the Mountain e Renner: juntos na moda e na música.
Vozes do Amanhã: grandes nomes da música pela sustentabilidade e diversidade
Consciência Negra
Em novembro, celebramos a Consciência Negra, homenageamos Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos de resistência e luta pela liberdade. A sua memória reforça a importância de avançar na igualdade racial e no combate ao racismo.
E nós não poderíamos ficar de fora. A cidade que escolhemos para essa celebração não foi por acaso. Salvador, com sua rica herança afro-brasileira, é o cenário perfeito para eventos que promovem a conscientização e a cultura afro, como o talk Pele & Pano da Renner.
A capital da Bahia tem uma das maiores populações negras fora da África e reflete essa herança em sua música, culinária, religião e cultura.
E o local foi ainda mais significativo: a Casa de Castro Alves. Tombada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o sobrado onde morou o poeta abolicionista foi construído por volta do século XVIII e se tornou um espaço cultural aberto ao público.
Em 2024, o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi oficializado como feriado nacional, o que torna tudo ainda mais especial.
Compromisso que dura o ano todo
Na Renner, nosso compromisso é com a construção de relações humanas e diversas. Queremos garantir que todos, independente de origem, raça, gênero ou qualquer outra característica, tenham a chance de alcançar seu máximo potencial.
E esse compromisso não fica só nas palavras. Ele se reflete em ações, como nosso talk Pele & Pano, um evento que celebra a representatividade. Buscamos criar espaços inclusivos, onde todos tenham oportunidades iguais.
Nos orgulhamos de ser referência em engajamento e bem-estar. Oferecemos um salário digno (living wage) aos nossos colaboradores e investimos em iniciativas que cuidam da saúde física e mental da equipe.
Diversidade e inclusão são prioridades para nós. Até 2030, nossa meta é que 50% dos cargos de liderança sejam ocupados por pessoas negras e 55% por mulheres. Acreditamos que um ambiente inclusivo é mais justo, inovador e preparado para o futuro.
Vem com a gente nessa jornada?
Acreditamos que é possível construirmos juntos um mundo melhor para nós, as próximas gerações e o meio ambiente. Saiba tudo sobre o Ecoestilo, nosso programa de logística reversa.