Base para pele oleosa: como escolher a melhor

base-para-pele-oleosa-capa-interno

Escolher a melhor base para pele oleosa pode parecer complexo. A pele brilha na zona T, os poros resolvem aparecer mais do que você gostaria e ainda tem a preocupação de não causar acne. 

A boa notícia é que existem bases feitas para esse tipo de pele. Afinal, ninguém merece terminar o dia com a maquiagem derretida ou com aquela sensação de peso no rosto.

Então, chega mais: vamos contar tudo que você precisa saber para escolher a melhor base para a skincare pele oleosa.

Prefira bases oil-free

Se a pele já produz excesso de óleo (sebo) naturalmente, não faz sentido colocar mais, concorda? Então, o primeiro passo para descobrir qual a melhor base para pele oleosa é checar o rótulo e verificar se a base leva algum componente oleoso. Produtos com selo de oil-free são as melhores escolhas, pois controlam o brilho e ainda deixam a pele respirar.

Outra dica é procurar por bases não comedogênicas. Sabe aqueles cravos e espinhas que insistem em aparecer do nada? Muitas vezes, isso acontece porque a pele está “entupida” com produtos que não deixam os poros respirarem. 

Dessa forma, bases não comedogênicas evitam esse problema, já que têm em sua composição ingredientes leves que não bloqueiam os poros. Elas são formuladas justamente para minimizar o risco de irritações e surgimento de acne. 

Sabe o que é legal? Essas bases são leves e deixam um acabamento bem natural. Assim, da próxima vez que for escolher uma base para o seu tipo de pele, você já sabe para quais opções deve dar preferência.

Bases com bom acabamento

“Minha pele é oleosa, só posso usar base matte.” Quem disse? Claro que as bases com acabamento matte são ótimas e uma escolha mais segura para quem deseja controlar o brilho. Mas dá sim para arrasar com uma make glow se você quiser. 

Sua escolha vai depender exclusivamente do seu gosto pessoal. Prefere um visual sequinho e duradouro? Vá de matte! Mas, se gosta de um brilho saudável, experimente uma base glow com controle de oleosidade. O segredo é apostar em um primer matificante para segurar o brilho nos lugares certos e deixar a pele iluminada no ponto.

base-para-pele-oleosa-interno-01

Bases de longa duração são ideais

Ninguém merece perder horas se maquiando para ver tudo derreter no meio do dia. Por isso, o melhor é apostar em bases de média a longa duração. Assim, você não precisa se preocupar com retoques constantes.

Além de oferecerem maior fixação, essas bases costumam ter fórmulas mais resistentes ao suor e à oleosidade. Elas são feitas para resistir por mais tempo, garantindo uma aparência impecável à sua pele. Ou seja, altamente recomendadas para quem tem uma agenda cheia ou para aqueles dias em que você só quer se sentir segura com a make no lugar.

Leia também: Onde passar contorno no rosto para uma maquiagem perfeita

Preparação e acabamento da make fazem toda diferença

Uma boa base para pele oleosa faz diferença, mas, para garantir que a sua make dure o dia inteiro, alguns pontos de atenção extras são indispensáveis. Comece com hidratação. Mesmo a pele oleosa precisa estar hidratada para receber bem a base, porque hidratação é reposição de água, não tem a ver com óleo. E há hidratantes e tônico facial indicados para esse tipo de pele.

Siga com um primer matificante – ele segura a oleosidade antes mesmo de você aplicar a base. Depois, finalize com um pó facial bem de leve para manter tudo no lugar sem pesar.

base-para-pele-oleosa-interno-02

Agora, sabe aquele brilho que aparece ao longo do dia e nos tira do sério? Os lenços antibrilho são seus melhores amigos nessa hora. Caso você ame um glow, aposte no iluminador nos pontos estratégicos: têmporas, arco do cupido e pronto, um visual sofisticado e fácil de fazer.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de retirar a maquiagem ao final do dia com um sabonete facial e demaquilante indicados à pele oleosa. Aproveite o momento para hidratar o rosto com um sérum de qualidade. Afinal, uma pele bem cuidada é a base para qualquer make incrível e saudável.

Escolher a base para pele oleosa ideal não precisa ser uma saga, deu pra notar, né?! Agora que você já tem essas dicas na manga, saiba escolher o tom da base ideal para sua pele!