Como usar cardigan: aproveite ao máximo a peça queridinha do inverno

como-usar-cardigan-capa-interno

Tem roupa que abraça. E o cardigan é exatamente assim, uma daquelas peças que aquecem o corpo e o estilo ao mesmo tempo. Versátil, atemporal e cheio de charme, ele é a escolha certeira para quem quer se aquecer com leveza e personalidade.

Então, como usar cardigan de um jeito que vai além do básico? E mais: dá para trazer essa peça clássica para composições modernas e criativas? 

Neste texto, a gente traz apenas as respostas para essas perguntas e ainda mostramos como usar um cardigan feminino em mix diversos, com vestidos, calças jeans e muito mais. Você vai ver que é simples transformar o cardigan no protagonista do seu inverno!

Como usar cardigan no dia a dia

O cardigan é uma peça que atravessa gerações e tendências, sem perder a relevância. Sua origem remete ao século XIX, inspirado nos uniformes dos oficiais britânicos da Guerra da Crimeia (dá para acreditar?). Desde então, ele ganhou as passarelas e o dia a dia como sinônimo de elegância funcional.

Geralmente feito de tecidos como lã, algodão, tricô ou mesclas, o cardigan lembra um suéter aberto, com botões ou zíper, e pode ser usado de incontáveis formas. Dá para ser por cima de vestidos leves, com calça jeans, em sobreposições com camisas ou como destaque principal de um look confortável e estiloso.

Conheça algumas formas de como usar um cardigan feminino no dia a dia, confira!

como-usar-cardigan-interno-01

Combine com jeans para um look casual e confortável

Quer uma dupla infalível? Aposte na combinação de cardigan com calça jeans. Esta é, sem dúvida, uma das formas mais fáceis e estilosas de incluir o cardigan no look. Aqui vale todos os modelos de calça jeans: skinny, mom, flare ou wide leg.

Se quiser um visual mais despojado, combine o cardigan alongado com um body em malha que fique bem colado ao corpo. Uma calça bootcut com lavagem mais escura vai trazer elegância e alongar a silhueta. Nos pés, um tênis branco de caixa baixa para finalizar.

Agora, se a ideia for algo mais arrumadinho, opte por um cardigan feminino em poliamida peluciada com detalhes dourados. A calça mom com cintura alta adiciona um toque vintage e define a cintura. Nos pés, uma sapatilha dá um ar clássico e confortável, perfeita para equilibrar a textura do cardigan.

Faça sobreposições com blusas e camisas

Outro truque de styling que nunca falha é usar o cardigan como terceira peça. E sabe o que isso significa? Camadas! Elas trazem profundidade para o look, além de esquentar na medida certa.

Para um look casual cool, cardigan com gola de PU e blusa em tricô de gola alta atualizam seu estilo. A composição funciona bem com calça jeans, mas também pode ser usada com legging ou calça de alfaiataria.  Nos pés, a bota de cano médio com salto fino adiciona um toque de sofisticação. 

como-usar-cardigan-interno-02

Tá a fim de ousar? Troque a blusa por uma camisa social branca bem passada e um cardigan curtinho. Deixe alguns botões da camisa abertos na parte de cima para um visual mais descontraído e combine com uma calça de alfaiataria. Nos pés, um scarpin traz o charme do clássico sem esforço.

Leia também: O look com blusa de gola alta feminina traz charme e conforto. Vem ver!

Use cardigan com vestido para um toque romântico

Sim, dá para usar cardigan com vestido, e o resultado é sempre encantador. A combinação mistura o leve com o quentinho, criando um contraste interessante e muito estiloso.

Se a dúvida é como usar cardigan com vestido, aqui vai a dica de ouro: escolha vestidos de tecidos leves ou médios, como viscose ou malha. Para ter um charme extra, opte por um cinto para marcar a cintura e deixar a silhueta mais definida. 

como-usar-cardigan-interno-03

Vale também brincar com os comprimentos, viu? Um cardigan bege com comprimento longo combinado com um vestido longo verde com estampas florais fica um charme – romântico e delicado -, perfeito para um passeio ao ar livre. Nos pés, uma bota western traz o toque do boho que amamos. 

Outra ideia de composição é apostar em um modelo de vestido mais curtinho com gola alta e um cardigan bem alongado, no estilo de um trench coat, para um visual moderno e sofisticado. Nos pés, um mocassim tratorado finaliza o look com um toque cool e descolado. Mas não precisa descartar tênis ou sapatilha, se fizerem sentido para você!

Dicas de como escolher o cardigan ideal

Agora que você já sabe como usar cardigan com calça jeans, vestidos e outras peças, é hora de entender como escolher o modelo perfeito para você. Afinal, o segredo está nos detalhes!

Escolha o comprimento certo

Curto, médio ou longo? A resposta depende do efeito que você quer no look. Os modelos curtinhos vão bem com peças de cintura alta e criam looks mais ajustados e femininos. Já os cardigans longos são ideais para quem curte sobreposição, conforto e aquele visual mais descolado.

Se quiser alongar a silhueta, aposte no modelo longo com cores mais neutras. Ele cria linhas verticais no look, o que ajuda a parecer mais alta. Agora, se a ideia for marcar a cintura, vá de cardigan cropped com calça jeans de cintura alta ou saia midi.

Opte por cores versáteis

Não tem erro: os tons neutros são sempre um ótimo investimento. Bege, preto, branco, cinza e tons terrosos combinam com tudo e facilitam na hora de montar o look. Mas se você já tem o básico no armário, que tal ousar um pouco?

Cores como verde-musgo, vinho, azul-marinho ou até um rosa-queimado trazem um toque de cor sem pesar. Um cardigan colorido consegue ser o ponto de destaque de um look neutro… Experimente com calça jeans e camiseta branca, por exemplo.

Considere o material

Por fim, escolha bem o tecido. Os cardigans de tricô grosso são ótimos para os dias mais frios e criam um visual mais aconchegante. Já os modelos de algodão leve ou viscose são perfeitos para meia estação ou ambientes fechados, como escritório.

Caso o seu estilo seja mais clássico, invista nos cardigans com pontos finos e acabamento delicado. Agora, se você ama um visual criativo, os modelos com tramas grossas, estampas ou detalhes como franjas e botões grandes são perfeitos para sair do óbvio.

Leia também: Normcore: conheça a estética clássica e atemporal

O cardigan é uma peça que pode transformar o visual com praticidade, charme e muita versatilidade. Então, se o friozinho já deu as caras por aí, não perca tempo: escolha seu modelo preferido e comece a experimentar novas combinações. 

Se você curtiu este conteúdo, com certeza vai amar conhecer mais sobre moda aqui no blog da Renner. Conheça tudo sobre o estilo maximalista, tendência que está com tudo nesta estação!