Sempre recebo no Instagram (me segue lá: @pambarja!) dúvidas do que vestir para ir a uma galeria ou museu. “Preciso ir chique?”, ‘como ser despojada sem parecer desarrumada?”, e por aí vai…
Então, para dar dicas práticas e efetivas, me juntei à Renner para montar três looks confortáveis, criativos e estilosos para visitar ambientes artsy. Inclusive, você sabia que a Renner tem um compromisso com a ampliação do acesso à cultura? Vale ler até o fim, que trago mais detalhes!
Curiosidade: para este texto, fiz fotos na Pinacoteca de São Paulo, no Masp e no novo Edifício Pietro Maria Bardi, que fica ao lado da construção original na avenida Paulista e abriga cinco andares. Já que estava por lá, aproveitei para conferir a exposição Geometrias, que aglomera 62 trabalhos concebidos a partir de figuras geométricas elementares, como o círculo e o retângulo. Trata-se de uma pequena amostra da diversidade de abordagens e utilizações possíveis desses elementos na arte.
Já no prédio original, conferi “Frans Krajcberg: reencontrar a árvore”, que disseca as relações entre arte e meio ambiente a partir da visão do artista polonês. Ele perdeu sua família durante a Segunda Guerra Mundial e veio morar no Brasil em 1949. Aqui, ele conheceu diversos biomas brasileiros, o que despertou uma consciência ecológica apurada. A mostra percorre 50 anos de sua produção em sete núcleos, dando luz às suas denúncias quanto ao drama ambiental vivido no Brasil.
Vamos aos looks?
1. Gravata para fugir do óbvio
Começando com esse look em climinha boyish! Para mim, o mais fundamental de uma roupa para ir visitar uma galeria é conforto: afinal, você caminha bastante, fica de pé, sobe escada… Se algo estiver te apertando ou incomodando, a arte não será a protagonista do programa, como deveria ser.
O primeiro passo foi escolher a calça preta de alfaiataria. Segui no mood clássico com a camisa branca, que abotoei até em cima, e aí sim somei um toque mais fashionista: a gravata!
Na intenção de quebrar o formalismo da peça, elegi a jaqueta jeans como terceira peça. Ela ficou abotoada só na altura da cintura, deixando visíveis as camadas da parte superior. Um mocassim preto arremata o look e os óculos com hastes de metal embutem um quê vintage.