
Você gosta de uma modelagem que marca a cintura ou quadril e traz automaticamente um toque de estilo e feminilidade? Então, vai se apaixonar pela volta do peplum. Esse tipo de modelagem foi febre nos anos 2000 e 2010 e agora promete brilhar novamente nos guarda-roupas fashionistas.
Se você viveu essa época, deve se lembrar dele em blusas, vestidos e blazers usados por celebridades no red carpet ou no street style. Feminino e cheio de personalidade, o peplum valoriza a silhueta e dá um toque especial mesmo nas produções mais simples.
Quer saber o que é peplum e como aderir a essa tendência? A gente conta tudo a seguir!
O que é peplum?
O peplum é uma modelagem que afunila na cintura ou quadril e, logo abaixo, traz uma sobra de tecido, prega ou babado que cria volume extra na região da cintura ou do quadril. Esse detalhe pode aparecer em blusas, vestidos, saias e casacos, sempre realçando a silhueta e adicionando movimento ao visual.
E por que o nome peplum? O termo vem do grego “peplos”, uma túnica feminina usada na Antiguidade. Ela era presa na cintura e criava volume sobre os quadris, assim como o efeito que vemos hoje nas peças modernas.
Apesar de ter tido o seu auge em 2012, quando reinou nas passarelas e nas ruas, o peplum já teve várias fases ao longo da história. Agora, ele retorna mais sutil, em versões modernas e adaptáveis para o dia a dia.
Como usar peplum no dia a dia
O peplum pode parecer elegante demais à primeira vista? Na real, ele é superversátil e simples de usar. A gente prova essa afirmação a seguir.
Uma das formas mais simples de apostar nessa modelagem é em blusas peplum. Elas funcionam tanto em looks casuais quanto sofisticados, podendo ser combinadas com calças jeans para um visual descontraído ou com peças de alfaiataria para o trabalho.

Confira outras formas de incluir o peplum nos seus looks:
- Vestido peplum: perfeito para festas ou eventos, já que traz elegância sem muito esforço. Modelos curtos ou midi ficam incríveis tanto com uma sandália com salto, quanto com sapatilhas;
- Casacos e blazers peplum: fogem do óbvio e trazem personalidade para o office look, deixando a alfaiataria ainda mais interessante;
- Saias peplum: febre em 2012, são menos comuns no dia a dia, mas ideais para quem busca uma peça statement para ocasiões especiais;
- Macacão peplum: um jeito moderno e sofisticado de adotar a tendência em produções mais elaboradas.
Quer mais uma dica? Se você não curte muito volume, aposte em versões discretas, com pregas pequenas, que marcam a cintura sem exagero.






















