Semanas de moda 2025: tendências com Pam Barja e Renner

pam-barja-tnedencias-internacionais-capa-interno

Não à toa, setembro é “o” mês para quem trabalha com moda, ou mesmo para quem é apaixonado pelo assunto. Estamos falando do período em que acontecem as principais semanas de moda do Hemisfério Norte — Milão, Nova Iorque, Paris e Londres —, que apresentam as criações de primavera-verão. 

Muito além das roupas, as tendências das passarelas das semanas de moda 2025 trazem  modelagens, cores, estéticas e até comportamentos que vão ditar a temporada primavera-verão. 

Além do que é apresentado nas passarelas, as ruas fervem com looks impecáveis! Este ano, especialmente, a expectativa era grande graças a uma grande dança das cadeiras de novos designers, novos contornos e novas propostas para a moda

Depois de um vislumbre do que rolou lá fora, fiquei inspirada e, a convite da Renner, fui buscar nas lojas da marca algumas peças para reproduzir em casa o que mais me chamou atenção nas últimas semanas. 

Vem conferir o resultado! 

Camadas sem fim: tendência na Semana de Moda de Nova Iorque

Lembra de quando a gente usava (e muito) uma camiseta de manga curta por cima de uma com manga comprida? 

Pois é, a Semana de Moda de Nova Iorque (New York Fashion Week — NYFW) trouxe uma atualização nada convencional: a sobreposição de várias partes de cima com variados tamanhos e cores. A graça é que cada camada apareça um pouquinho para enriquecer o visual. 

pam-barja-tendencias-internacionais-interno-01

Para uma produção inesperada e irreverente, a ideia é criar camadas sem muita regra. Escolha cores e shapes contrastantes para se divertir! Para o restante do look, optei pela saia lápis marrom — mas aqui funcionaria também uma calça de alfaiataria, um short… — e bolsa e sapatos pretos. Ah, os óculos aviador com armação transparente também adicionam informação de moda.

Leia também: As cores que são tendência no verão 2025/2026

Street style e NYFW: gravata como cinto é hit

Vimos os lenços voltarem a todo vapor nas últimas temporadas, usados como blusa, acessório de cabeça e cinto. Agora, eis uma nova peça que adquire essa última função: as gravatas

pam-barja-tendencias-internacionais-aluf-interno-02

Na Semana de Moda de Nova Iorque (NYFW), os desfiles e o street style apontaram esse uso inusitado da peça masculina, então, fui correndo fazer minha versão. 

Escolhi uma de toque acetinado preta e apostei em um office look em versão cool, graças à camisa usada aberta, à calça aladim (essa modelagem do universo boho é um hit da temporada!) e às sapatilhas de bico redondo com dupla tira no tornozelo. No styling, amo a ideia dos braceletes prateados com desenhos diferentes. 

Um toque de cor? Sempre em alta

Os amantes do estilo preppy estão se deliciando com o retorno das camisas polo, que por muito tempo estiveram associadas a um universo mais conservador. Agora, elas retornaram como símbolo de fashionismo puro! 

pam-barja-tnedencias-internacionais-interno-03

Acho que as peças ficam ainda mais legais quando têm um tecido despojado — aqui, a Renner apostou no algodão — e tons vibrantes, caso deste verde-pistache. 

Para seguir a proposta do visual de trabalho com certa bossa, apostei na cintura baixa marcada por um cinto. Adoro juntar preto e marrom, uma combinação polêmica que, a meu ver, funciona superbem. A feminilidade perdida pela falta de marcação na cintura retorna no scarpin marrom. 

Guarda-roupa divertido também é tendência certa 

Admiro imensamente quem tem o prazer de se divertir com a moda, repensando códigos comuns e reinventando as peças. Este look tem justamente essa ideia de não se levar tão a sério e romper com expectativas, criando uma provocação do status quo. 

pam-barja-tnedencias-internacionais-interno-04

Os bodies viraram um clássico no guarda-roupa feminino, mas que tal a ideia de repensar seu uso cotidiano? O street style adotou há algum tempo essa moda, e eis minha contribuição: coloquei uma camiseta branca básica por baixo para criar uma camada extra e evidenciar o posicionamento nada óbvio do body. 

Escolhi ainda uma calça básica de alfaiataria cinza, tudo para criar uma boa base neutra. Já os acessórios — os óculos tipo aviador em tons de marrom e os braceletes dourados idênticos, cada um de um lado — mostram um lado mais criativo. Sabe a moda que não se leva tão a sério? Sou adepta! 

Você também pode se interessar: Quais cores combinam com cinza? Um guia prático

Me conta: qual tendência das semanas de moda você vai incorporar? 

Quer mais inspirações e dicas? Continue no blog da Renner e confira as minhas ideias de looks para visitar exposições culturais.