Do cotelê ao alemão, confira qual tipo de veludo combina mais com seu estilo.
Nobre, sofisticado e atemporal, o veludo já foi sinônimo de exclusividade. Entre os séculos XIII e XIV, era o tecido favorito da nobreza europeia, símbolo de poder, riqueza e prestígio.
Com o passar dos anos, ele se reinventou: hoje, mais acessível, ganhou as ruas, as passarelas e o guarda-roupa de quem deseja se vestir com elegância e conforto.
Seja look com saia de veludo, bolsa ou outros, esse tecido luxuoso voltou com tudo para os looks de inverno. Então, para aproveitar ao máximo a tendência, vale conhecer os diferentes tipos de veludo e saber como usá-los nas suas produções.
Quais são os tipos de veludo?
Versátil e cheio de personalidade, o veludo se apresenta em diferentes formas. Conheça abaixo as versões mais conhecidas:
Veludo cotelê
Talvez o mais reconhecível de todos, o veludo cotelê é aquele com textura canelada em linhas verticais. Estruturado e quentinho, é perfeito para dias frios e tem uma pegada mais casual. É muito usado em looks com calça de veludo, mas ainda aparece em jaquetas, saias e bolsas e mochilas, dando um toque despojado às produções de inverno.
Leia também: Conheça os tecidos com texturas que são a cara dos looks de inverno
Veludo molhado
Com aparência brilhosa e toque fluido, o veludo molhado traz movimento e um ar glamouroso à roupa. O efeito que lembra tecido “molhado” vem da forma como a luz reflete sobre a superfície irregular do material.
Seu toque leve e maleável permite o uso tanto em peças ajustadas ao corpo quanto mais soltas, uma escolha certeira em produções para a noite. Pelo toque de glamour, é uma variação comum de ver em looks com vestido de veludo — preto, inclusive.
Veludo cristal
Macio, brilhante e com excelente caimento, o veludo cristal é puro glamour. Com elastano, ele se adapta bem ao corpo e costuma aparecer em vestidos-tubinho, saias ajustadas e blusas que valorizam a silhueta.
Veludo alemão
Com trama densa, textura lisa e brilho intenso, o veludo alemão é uma das versões mais nobres desse tecido. Tradicionalmente usado em alfaiataria, aparece com frequência em peças como blazers, calças e vestidos de corte reto.
Veludo devorê
Feito a partir da combinação de tecidos mistos e processos químicos, o veludo devorê tem áreas transparentes e estampas em relevo. Por isso, é muito usado em roupas de festa, como vestidos longos e saias com design elaborado. Delicado e marcante ao mesmo tempo, esse tipo de veludo exige cuidados especiais na lavagem, mas compensa com o seu visual único.