Tudo sobre os tipos de veludo para montar looks de personalidade

tipos-de-veludo-capa-interno

Do cotelê ao alemão, confira qual tipo de veludo combina mais com seu estilo.

Nobre, sofisticado e atemporal, o veludo já foi sinônimo de exclusividade. Entre os séculos XIII e XIV, era o tecido favorito da nobreza europeia, símbolo de poder, riqueza e prestígio.

Com o passar dos anos, ele se reinventou: hoje, mais acessível, ganhou as ruas, as passarelas e o guarda-roupa de quem deseja se vestir com elegância e conforto.

Seja look com saia de veludo, bolsa ou outros, esse tecido luxuoso voltou com tudo para os looks de inverno. Então, para aproveitar ao máximo a tendência, vale conhecer os diferentes tipos de veludo e saber como usá-los nas suas produções.

Quais são os tipos de veludo?

Versátil e cheio de personalidade, o veludo se apresenta em diferentes formas. Conheça abaixo as versões mais conhecidas: 

Veludo cotelê

Talvez o mais reconhecível de todos, o veludo cotelê é aquele com textura canelada em linhas verticais. Estruturado e quentinho, é perfeito para dias frios e tem uma pegada mais casual. É muito usado em looks com calça de veludo, mas ainda aparece em jaquetas, saias e bolsas e mochilas, dando um toque despojado às produções de inverno.

Leia também: Conheça os tecidos com texturas que são a cara dos looks de inverno

Veludo molhado

Com aparência brilhosa e toque fluido, o veludo molhado traz movimento e um ar glamouroso à roupa. O efeito que lembra tecido “molhado” vem da forma como a luz reflete sobre a superfície irregular do material. 

Seu toque leve e maleável permite o uso tanto em peças ajustadas ao corpo quanto mais soltas, uma escolha certeira em produções para a noite.  Pelo toque de glamour, é uma variação comum de ver em looks com vestido de veludo — preto, inclusive.

Veludo cristal

Macio, brilhante e com excelente caimento, o veludo cristal é puro glamour. Com elastano, ele se adapta bem ao corpo e costuma aparecer em vestidos-tubinho, saias ajustadas e blusas que valorizam a silhueta.

tipos-de-veludo-interno-01

Veludo alemão

Com trama densa, textura lisa e brilho intenso, o veludo alemão é uma das versões mais nobres desse tecido. Tradicionalmente usado em alfaiataria, aparece com frequência em peças como blazers, calças e vestidos de corte reto. 

Veludo devorê

Feito a partir da combinação de tecidos mistos e processos químicos, o veludo devorê tem áreas transparentes e estampas em relevo. Por isso, é muito usado em roupas de festa, como vestidos longos e saias com design elaborado. Delicado e marcante ao mesmo tempo, esse tipo de veludo exige cuidados especiais na lavagem, mas compensa com o seu visual único.

Como usar veludo no inverno 

Sabe qual a melhor parte do veludo? Além de esquentar nos dias mais frios, ele é tão versátil quanto glamouroso. Ou seja, é possível criar desde produções elegantes até visuais mais modernos e casuais. 

Confira a seguir como incluir o tecido nos seus looks da estação:

Veludo total

Se a intenção é causar impacto, o look monocromático de veludo é imbatível. O tecido, por si só, já transmite elegância e, quando usado da cabeça aos pés, transforma qualquer produção em sinônimo de sofisticação.

Vestido midi ou longo, macacão e conjuntos são algumas das opções. Um look com vestido de veludo preto, por exemplo, é atemporal e pode ser usado tanto em festas quanto em jantares chiques. 

E não para por aí. Os acessórios também podem ser aveludados e ajudar a elevar a produção. Bolsas estruturadas e sapatos no mesmo material – como uma sapatilha de veludo – são perfeitos para fechar o visual com glamour.

Misturas incríveis

Ainda não está pronta para um visual 100% aveludado? Combine o veludo com outros materiais! Uma boa ideia é montar um look com um short de veludo e camiseta básica: o brilho sutil do tecido e a simplicidade da malha trazem equilíbrio e atitude para o visual do dia a dia.

tipos-de-veludo-interno-02

Já um body de veludo com calça flare e tênis branco forma uma composição casual e confortável, perfeita para quem não abre mão de praticidade sem deixar a elegância de lado.

Para momentos que pedem mais sofisticação, o tecido também pode ser o destaque da produção. Um look com blazer de veludo alemão, por exemplo, junto de calça de alfaiataria neutra e scarpin tem tudo a ver com o estilo power dressing.

Veludo para ele

Os homens também podem (e devem!) apostar nessa tendência. Peças em veludo estão em alta nas produções masculinas e criam visuais modernos e com personalidade. 

O veludo cotelê, por exemplo, é excelente para calças e jaquetas, deixando o visual mais requintado. Para os mais ousados, vale experimentar uma camisa ou blazer de veludo combinados com jeans ou sarja.

Agora que você já sabe que veludo voltou com tudo e é a cara do inverno, não perca tempo e se jogue nas produções com esse tecido. 

E se o clima ainda não esfriou por aí, confira nossas dicas de looks meia estação para entrar no clima da temporada com leveza e muito estilo.