Looks meia estação: composições ideais para os dias amenos

Pensa com a gente: verão rima com  praia, biquíni, sainhas e óculos de sol. Inverno é aquela época em que a gente quer vestir camadas e ficar mais tempo debaixo do cobertor. Mas, e quando estamos no meio termo? Naquele período de transição entre o verão e o inverno, o que vestir? É aí que entra o conceito de looks meia estação. Se você ainda não ouviu falar, vem que a gente te explica!

Com a chegada do outono inverno, as temperaturas começam a cair, lentamente, e os dias de calor vão ficando para trás. Mas, calma, isso não significa que já é hora de colocar um monte de camadas de roupas. O clima ainda está ameno, e pode ser um desafio pensar em looks que se adaptem a essa temperatura. 

É aí que entra o conceito de meia estação, que nada mais é do que aquele período de transição entre as estações mais extremas. Nessa época do ano, a temperatura varia muito, né? Em dias imprevisíveis, a gente precisa estar preparado para tudo.

Roupas para meia estação: 4 dicas para entender o conceito

Vamos entender, na prática, o que são looks meia estação? As 4 dicas a seguir resumem bem o termo.

1. Aposte em looks com sobreposição

Sabe aquele look que se adapta bem entre temperaturas mais baixas e mais quentes, oferecendo um repertório perfeito para os dias amenos? Os looks meia estação podem se inspirar em algumas tendências, como o estilo preppy, que parece ter saído de um filme norte-americano de colegial. 

A sobreposição de jaqueta em tweed, clássica da estética, a uma blusa em tricô com minissaia e meia calça cria um resultado interessante e fácil de adaptar entre diferentes temperaturas.

Ah, e não podemos esquecer dos sapatos, né? Na meia estação, vale a pena investir em calçados que sejam confortáveis e que combinem com diferentes temperaturas, tênis e botas.

2. Invista em peças curinga, como a jaqueta overshirt xadrez

Para criar os looks meia estação, uma dica valiosa é investir em peças curinga, que funcionam bem em qualquer estação. Além disso, é importante escolher tecidos que não sejam muito pesados. 

Além de ser confortável e fácil de combinar, a jaqueta overshirt em xadrez é uma peça que está super em alta neste outono inverno. É só jogar por cima de uma composição mais casual, como camiseta, bermuda em veludo e tênis, e se a temperatura cair, você pode removê-la ou amarrá-la na cintura. Ah, e óculos de sol fazem todo sentido nos dias de friozinho e sol do outono, né?  

3. Escolha tecidos mais leves

Como você viu, os looks femininos meia estação também são uma boa oportunidade para experimentar com sobreposições e ficar confortável nos dias amenos. Quando a temperatura não é nem tão quente, nem tão fria, camadas-base com tecidos leves são ideais para não passar sufoco.

Se você ama se aventurar pelas estampas, uma boa aposta para a estação é criar uma composição indie sleaze, estilo que nasceu nos anos 90 e virou o novo cool para quem curte composições descoladas . Quer saber como criar looks com bota na meia estação inspirados na tendência? Experimente combinar com uma jaqueta biker e um vestido animal print.

4. Considere vestir cores claras

Não é segredo que um look todo preto pode esquentar bastante o corpo. Como os looks meia estação têm tudo a ver com sobreposições, preferir cores claras, que são mais fresquinhas, equilibra o visual e funciona bem nos dias amenos.

Quem procura opções de looks meia estação que mostrem que você é antenado nas tendências outono inverno pode apostar no estilo boho, por exemplo, que traz elementos visuais do movimento hippie com uma cara mais moderna. A combinação de suéter com estampa étnica, camiseta, calça e bota chelsea fica incrível nos visuais masculinos.

E aí, curtiu essas dicas de looks meia estação? Já que as sobreposições brilham nos dias amenos, vale a pena conhecer mais algumas sugestões que também funcionam nesse tipo de composição, como esses 4 modelos de casaco que estão em alta.