
Já pensou em combinar seus perfumes favoritos, brincar com as fragrâncias e criar uma assinatura olfativa só sua? Essa é uma possibilidade ao fazer layering, a técnica de sobrepor perfumes para criar um cheiro que só você vai ter..
A técnica surgiu na perfumaria tradicional do Oriente Médio e, com o tempo, atravessou fronteiras e virou tendência nas redes sociais, conquistando quem ama personalizar o próprio perfume.
Mas, afinal, como funciona o layering? Como misturar fragrâncias do jeito certo e criar combinações harmônicas? É isso que você vai descobrir por aqui!
O que é layering de fragrâncias?
O layering de fragrâncias é a técnica de sobrepor dois ou mais perfumes para criar uma fragrância única, com a sua personalidade. Você pode mesclar um perfume mais forte com um body splash ou colônia, por exemplo, para deixar o cheiro mais suave ou diferenciado. —.
A técnica ganhou força nos últimos anos, impulsionada principalmente pelo TikTok. Por lá, hashtags como #perfumelayering acumulam milhares de visualizações e popularizam combinações criativas entre aromas.
A ideia por trás do layering é potencializar notas, equilibrar intensidades ou ainda prolongar a perfumação na pele. Sabe quando você tem uma fragrância superforte e quer usá-la durante o dia? Aplicar uma ou outra borrifada e fazer um layering com uma colônia mais suave traz esse refresco. Embora pareça simples, não é só borrifar um perfume por cima do outro.
Assim como ao montar um look, você até pode misturar estilos e ousar um pouco, mas precisa existir harmonia entre as camadas para o resultado ser agradável.
Leia também: Tudo sobre perfumes: guia com dicas, fragrâncias e como escolher o ideal
Qual a diferença entre layering e mistura de perfumes?
É normal confundirem o layering com a mistura de perfumes, mas, apesar de ambas as práticas visarem criar um cheiro exclusivo, elas são bem diferentes.
Como vimos anteriormente, o layering é quando você aplica um perfume por cima do outro na própria pele, criando camadas que se misturam naturalmente enquanto as fragrâncias vão evoluindo. Cada nota aparece no seu tempo, formando uma composição em camadas que respeita a identidade de cada perfume. É importante que as fragrâncias sejam aplicadas no mesmo ponto da pele, ok?
Já a mistura de perfumes acontece quando você junta diferentes tipos de perfumes dentro do mesmo frasco para criar uma fragrância nova e unificada. Nesse caso, o cheiro final é único desde a primeira borrifada, porque as fórmulas se mesclam por completo.
Esta segunda técnica, no entanto, pode alterar a estabilidade, o equilíbrio das notas e até comprometer a performance da fragrância original. Por isso, não é uma prática tão indicada.
Como fazer layering de perfumes?
Antes de criar suas combinações, vale entender quais famílias olfativas conversam com o seu estilo. Quem tem um perfil mais romântico, por exemplo, costuma se identificar com florais, enquanto aqueles que preferem um toque sensual tendem a gostar de amadeirados e notas do tipo gourmand (adocicadas).
Já os perfis mais clássicos podem buscar fragrâncias cítricos, atalcados ou aquosas. Por isso, uma boa dica de layering é pensar no que você quer expressar, como leveza, sofisticação, frescor ou sensualidade. Definir o seu mood ajuda muito na hora de escolher as camadas.
Com o estilo definido, algumas dicas para aplicar perfumes em camadas da melhor maneira:
- Hidrate a pele antes de tudo: a pele hidratada ajuda a fazer o perfume durar mais. Se não quiser interferir no cheiro, aposte em um hidratante neutro. Mas, se quiser potencializar o efeito, você pode usar um hidratante ou óleo perfumado da mesma família olfativa da primeira camada;
- Escolha fragrâncias que conversem entre si: misture perfumes que tenham afinidade, seja por notas parecidas ou complementares. Florais, por exemplo, combinam muito com frutados e os amadeirados ficam ótimos com baunilha e notas orientais;
- 3. Aplique a primeira fragrância nos pontos estratégicos: após escolher os perfumes, borrife o primeiro e mais forte nos locais onde o cheiro costuma fixar e exalar melhor, como pulsos, nuca, atrás da orelha e dobras do braço;
- Espere alguns minutos e aplique a segunda camada: assim, a primeira fragrância assenta na pele e cada camada consegue evoluir no tempo certo, sem que o cheiro fique confuso ou pesado.
Se quiser testar se a combinação funciona, experimente primeiro em um pequeno ponto da pele. Comece pelo cheiro mais forte, adicione o segundo aos poucos e observe como eles evoluem até encontrar o mix que mais combina com você.
Caso você esteja mesclando dois body splashes, você pode passar primeiro aquele com notas mais amadeiradas ou gourmands — é esse que será o mais forte. O body splash cítrico ou floral tende a ser mais suave.

























