Shampoo em barra: 5 benefícios para o dia a dia

Você já ouviu falar no shampoo em barra? Essa alternativa eco-friendly ao produto convencional é cada vez uma tendência. Afinal, além de ser muito eficiente e prático, é uma opção mais sustentável. 

E convenhamos: já ficou no passado a época em que falar sobre beleza e autocuidado era considerado pura futilidade. Hoje é possível unir isso à consciência social e ambiental. Não à toa, o Dia Mundial do Meio Ambiente, traz à tona debates sobre o impacto do nosso consumo no planeta.

Por falar em beleza, aí vai uma dúvida: qual é a primeira coisa que você repara quando conhece alguém? Certamente, a aparência física tem um papel importante nas nossas primeiras impressões, e um cabelo bonito e bem cuidado pode dar aquele “up” na autoconfiança de qualquer um. 

Aliás, isto já foi comprovado, pois uma pesquisa de 2018 apontou que 85% das mulheres brasileiras entre 18 e 35 anos consideram que os cabelos fazem muita diferença para a autoestima. Listamos 5 benefícios desse produto no dia a dia para você aposentar os tipos de shampoo tradicionais.

1 – Shampoo em barra é mais sustentável 

Sem dúvida, esse é um dos principais benefícios dos shampoos e condicionadores em barra, considerados por quem adere à tendência. Por não precisarem de embalagens plásticas, são muito melhores para o meio ambiente do que os líquidos. 

É só parar para pensar: quantas pessoas conhecemos que usam shampoo líquido? De quanto em quanto tempo esse produto é renovado? A partir daí, podemos ter uma ideia de quantas toneladas de embalagens são produzidas e descartadas no meio ambiente a todo o momento. 

Vale lembrar-se de que o plástico não é um material biodegradável. Segundo a Fiocruz, seu tempo de decomposição pode levar 450 anos, mas isto é apenas uma estimativa. Por incrível que pareça, o primeiro plástico produzido na história ainda está entre nós! Por isso, vamos ser conscientes? Vale a pena repensar nossos hábitos pelo futuro do planeta.

2 – O produto dura muito mais 

Está preparada para se surpreender? Então, aí vai uma informação marcante: um shampoo em barra pode durar aproximadamente 80 a 90 lavagens – o equivalente a 2 a 3 frascos de shampoo líquido. Como esse tipo é mais concentrado do que os shampoos e condicionadores tradicionais, você precisa de uma quantidade menor para conseguir o mesmo resultado. Ou seja: dura muito mais!

Sabe aqueles dias em que a gente está no tédio durante o banho e lê os rótulos dos shampoos (até mesmo o passo a passo de como usá-lo)? Repare que um dos principais ingredientes presentes nele é água. Isso explica o porquê de, às vezes, precisarmos de uma dose generosa de produto para conseguirmos uma lavagem

satisfatória. As barras de shampoo funcionam como os convencionais, mas com menos conservantes, já que a água necessária vem diretamente do chuveiro. 

3 – As barras são 2 em 1

O shampoo sólido é multifuncional e pode ser usado para outros fins, como lavar o corpo, dar banho nos seus animais de estimação e até mesmo lavar suas roupas. E, como muitas barras contêm substâncias nutritivas para o cabelo, como os óleos de argan, de jojoba, de abacate e de amêndoa, você pode até mesmo aposentar o condicionador para economizar ainda mais.

4 – Mantém o cabelo saudável 

Você pode estar se perguntando: “mas é bom mesmo ou só rende mais?”. E se eu te contar que o shampoo em barra é feito com óleos essenciais e outros ingredientes frescos e naturais? Além de aliviarem o couro cabeludo seco e irritadiço, esses componentes promovem o crescimento saudável de todo tipo de cabelo, criam volume e aumentam a circulação sanguínea. O resultado? Seus fios ficam leves, limpos e cheios de movimento.

Outra grande vantagem desse produto é que ele não contém substâncias que agridem os fios e o couro cabeludo, como sulfatos e parabenos. Esses ingredientes podem danificar o cabelo e remover os óleos essenciais naturalmente hidratantes. É exatamente esse o propósito do low poo e no poo, filosofias de cuidado capilar mais naturais e saudáveis.

5 – O shampoo em barra é mais prático

O shampoo em barra é ótimo para economizar espaço. Por ser muito menor e mais leve do que os shampoos convencionais, além de durar muito mais tempo, proporciona maior espaço e organização no seu banheiro ou na sua bolsa, caso precise levá-lo para qualquer lugar. Sem mencionar, é claro, que é muito mais prático não acumular peso nas compras do supermercado, não é mesmo?

Viu só como esse produto realmente oferece uma gama de vantagens em comparação com o convencional? E, por falar em autocuidado, que tal conferir essas 5 dicas que separamos especialmente para você?