Dia Mundial do Meio Ambiente: sustentabilidade é com a Renner

Preservar o hoje para mudar o amanhã, esse é um dos principais objetivos do Dia Mundial do Meio Ambiente. Criada em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, a data serve para chamar atenção para as questões ambientais e a para a importância da preservação dos recursos naturais. 

Aqui, moda e sustentabilidade andam juntas: mais de 80% dos produtos de vestuário da Renner levam o Selo Re, que simboliza nossa forma de pensar e praticar sustentabilidade. Na prática, nossa produção respeita as pessoas e o meio ambiente e, além disso, ainda contamos com diversas ações para reduzir o impacto ambiental, promover a moda circular e transformar a vida de mulheres e comunidades por meio da moda através do Instituto Lojas Renner. Vem saber mais!  

O que é o Dia Mundial do Meio Ambiente? 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. A data foi escolhida para coincidir com a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo. Conhecida como Conferência Estocolmo, a partir dela iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais e políticas ao redor do mundo.  

Iniciativas de sustentabilidade da Renner  

Lojas circulares: inauguramos em 2021 a primeira loja circular do país, no Rio de Janeiro, que alinha a circularidade à transformação digital. Atualmente, contamos com duas lojas circulares. Desde a concepção até a operação, foram aplicados conceitos de economia circular na escolha de materiais duradouros, na preservação e reutilização de recursos, a fim de evitar a geração de novos resíduos. 

Re Jeans: 99% das nossas peças jeans levam o Selo Re de Moda Responsável, que indica que nossas peças foram produzidas com matérias-primas e/ou processos menos impactantes.. 

Da origem mais sustentável ao fim da vida útil: Ecoestilo é o nosso programa de logística reversa que dá a destinação ambientalmente correta a frascos e embalagens de perfumaria e itens de vestuário. Em 2021, foram 48,3 toneladas coletadas.  

Moda circular: para impulsionar a circularidade na moda, a Renner adquiriu o Repassa, o brechó online que tem como missão prolongar o tempo de uso das peças. 

Jeans rastreáveis: Renner e YouCom lançaram as primeiras calças jeans 100% rastreáveis por blockchain no Brasil, em parceria com a Abrapa. A tecnologia permite o acompanhamento de todo o ciclo produtivo das peças, do cultivo do algodão à fabricação das roupas.

Empresa líder em sustentabilidade: somos a varejista  com a maior pontuação  no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), indicador mundial de performance de empresas sustentáveis. 

Energia renovável tá na Renner: em 2021, foi anunciada a compra de energia renovável de baixo impacto de parque eólico para abastecer 100% da demanda de diversas lojas e de um centro de distribuição, contribuindo para o atingimento de um de nossos compromissos públicos de sustentabilidade.  

Transformação social: o Instituto Lojas Renner vai completar 14 anos, fazendo a gestão do nosso investimento social privado, direcionado a iniciativas que transformam a vidas de mulheres e comunidades por meio da moda. Um dos projetos do instituto é do Algodão Agroecológico, que trabalha de braços dados com comunidades para impulsionar lideranças femininas.  

Agora que você conhece todas as nossas iniciativas de sustentabilidade, que tal escolher usar uma moda responsável? Inspire-se em 4 looks feitos com peças produzidas a partir de fios reciclados e aproveite para garantir as suas peças favoritas no nosso site!