Look para entrevista de emprego: cause uma boa primeira impressão

Já podemos imaginar a cena nesse momento: depois daquele e-mail com seu currículo ou portfólio, o telefone tocou e você correu para atender. Então, de uma hora para outra, você tem um horário marcado com um recrutador(a), mas não tem ideia de como montar um look para entrevista de emprego que possa causar uma boa impressão e se sentir confiante para conseguir aquela vaga. Adivinhamos? 

Para piorar, essa escolha pode ser ainda mais confusa se você levar em consideração que a empresa e o cargo almejados influenciam no visual.  Afinal, suas roupas precisam comunicar a imagem que você deseja passar. Por isso, é fundamental planejar tudo antes da entrevista.

Mas, calma, sem pânico! Estamos aqui para ajudar você. A seguir, contamos tudo o que precisa saber para escolher o look ideal, para arrasar na entrevista e aumentar as suas chances de atualizar o seu LinkedIn com a nova conquista. Vem conferir! 

Look para entrevista de emprego formal

Se você estiver se preparando para uma entrevista de emprego em uma área mais tradicional, como Finanças, Bancária ou de Seguros, é recomendado optar por um look mais formal e corporativo. 

Para os homens, uma boa sugestão é apostar em ternos de cores sólidas e sóbrias, como azul-marinho, preto ou cinza. Combine com uma camisa social preferencialmente branca ou de cor que case com o paletó, além de uma gravata e cinto de couro. Nos pés, o clássico sapato social com meias pretas é sempre a melhor escolha. De acessórios, nada muito exagerado: apenas um relógio tradicional já é o bastante para compor um visual impecável.

Quando o assunto é look formal para mulheres, se vestir para uma entrevista em ambientes tradicionais pode ser uma tarefa um pouco mais difícil, já que as opções são mais diversas. Por exemplo, se você estiver usando um vestido ou saia, decidir se deve usar meia-calça ou deixar as pernas à mostra varia de acordo com o local que você está se candidatando.

O segredo está nas peças de alfaiataria, como os blazers e calças sociais. Em cores neutras e sóbrias, o look de mulher de negócios está garantido. Caso prefira optar por uma saia, lembre-se de que o comprimento na altura do joelho é uma excelente opção. Nos pés, aposte em um sapato fechado de salto baixo e/ou grosso.

Para finalizar, uma bolsa  casual não tem erro! As melhores alternativas são aquelas espaçosas o suficiente para você levar seu currículo, mas nada muito exagerado ou chamativo – é melhor ser mais discreta. 

Estilo  casual: uma aposta para todos os momentos

Com tantas possibilidades, seria muito mais simples se existisse um estilo curinga de look para entrevista de emprego que funcionasse para praticamente todas as ocasiões, não é mesmo? E se a gente te contar que o estilo casual , que une referências bem distintas, vem se destacando nos últimos anos como o vestuário  ideal para arrasar na primeira impressão? 

Essa estética permite mais conforto em um ambiente de escritório, combinando roupas formais e tradicionais de negócios – como ternos, blusas e gravatas – com um estilo mais descontraído, mas sem perder a elegância. Para as mulheres, as melhores apostas de looks incluem blusas, blazers, vestidos ajustados ao corpo, saias mídi e saias lápis, além de calças sociais, calças jeans, cardigãs e suéteres. Aposte em cores leves e versáteis, como o lilás, o verde e o azul-pastel.  Além disso, estampas clássicas, como o listrado e o poá, são mais do que adequados para esse visual.

Nos pés, um tênis neutro, inteiro de uma cor só e de modelo clássico de cadarço, ou um sapato fechado de salto baixo e/ou grosso combinam mais com essa proposta, pois são práticos, confortáveis e ainda passam a formalidade que você precisa. tiram a ideia de que você preferiria estar na praia ou na balada, impressão que pode passar uma sandália rasteira ou de salto alto fino.

Por outro lado, os homens que querem aderir ao estilo casual  podem apostar nas calças sociais ou de sarja, camisas de botão com as mangas dobradas, meias escuras e sapatos sociais. E, claro, para não cair no erro de ficar muito engomado, é melhor deixar a gravata dentro da gaveta. Além disso, jeans rasgados, chinelos, moletons e shorts são peças mais informais, por isso, fuja delas na hora de escolher o look para entrevista de emprego.

Aliás, talvez tão importante quanto conhecer esse estilo seja prestar atenção nos detalhes que o definem: as peças são mais básicas, com modelagens atemporais e cores neutras, sem slogans ou estampas chamativas. Na dúvida, siga a dica do “menos é mais”.Nada melhor para compor um look  casual do que combinar uma peça clássica de alfaiataria com um item mais despojado,  como um par de tênis. Que tal conferir as nossas dicas de como combinar essa dupla com muito estilo?