Monitor aceso, televisão ligada e celular na mão. Na rotina acelerada do dia a dia, são muitas as distrações que podem atrapalhar o momento de ir para a cama. Nesse contexto, entender como dormir bem é essencial para garantir a qualidade de vida, já que uma boa noite de sono é tão importante para a saúde quanto se alimentar bem e exercitar.
Por outro lado, embora dormir seja uma prática natural, é comum haver dúvidas sobre quais as melhores formas de conquistar um sono restaurador. Se você se identificou, não se preocupe: a seguir, listamos 7 dicas para dormir bem que vão transformar a sua rotina de sono e proporcionar muito mais bem-estar ao seu dia a dia. Vem ver!
Por que dormir bem é tão importante?
Afinal, por que precisamos respeitar a quantidade de horas diária de sono? Simples: dormir com qualidade melhora o desempenho do cérebro, o humor e a saúde. Todo o corpo, desde os vasos sanguíneos até o sistema imunológico, utiliza o sono como um momento de reparo – e, se não dormimos o suficiente, esse processo é prejudicado.
Muitas pessoas acreditam que a hora de dormir é apenas um período de inatividade, quando o cérebro descansa, mas esta suposição é equivocada. Segundo estudos da Universidade de Rochester, enquanto dormimos, esse órgão trabalha ativamente.
O sono ajuda a preparar o cérebro para aprender, lembrar e criar. Além disso, ele tem um sistema de drenagem que remove toxinas quando dormimos. Por isso, dormir de 7 a 9 horas por dia é uma ótima forma de garantir a qualidade de vida.
Como dormir bem: 7 segredos para uma boa noite de sono
Muitas variáveis influenciam a qualidade do sono – desde o estresse cotidiano até o ambiente onde dormimos. Embora alguns destes fatores estejam fora do nosso controle, adotar hábitos simples pode melhorar consideravelmente a rotina de sono. Para acordar restaurada, comece com essas dicas para dormir a noite toda.
1. Pratique exercícios físicos regularmente
Se exercitar com frequência aumenta o efeito dos hormônios que ajudam a regular o sono, como a melatonina. O melhor de tudo? Uma simples caminhada diária já faz toda a diferença. A propósito, não há horário certo – se exercitar a qualquer hora do dia aumenta a qualidade do sono.
2. Coma moderadamente
Passar a noite com fome pode ser um motivo para perder o sono, mas estar de barriga cheia também é um obstáculo para dormir bem. Por isso, evite comer em grandes quantidades de 2 a 3 horas antes de ir para a cama. A propósito, é melhor evitar cafeína e álcool nesse período, já que podem dispersar o sono.
3. Use a cama como o espaço do sono
Especialmente para quem trabalha em casa, pode ser tentador passar o dia na cama, atendendo ligações e respondendo e-mails. No entanto, ir para a cama deve ser um estímulo para o sono. Por isso, evitar passar muito tempo deitado e acordado nela ajuda a dormir mais rapidamente, no momento certo.
4. Esteja confortável
O ambiente e as suas roupas também podem afetar a qualidade do sono. Por isso, tentar manter o quarto calmo, escuro, fresco e silencioso é essencial para dormir melhor. Além disso, aposte em roupas confortáveis e apropriadas, como pijamas divertidos.
5. Crie o seu próprio ritual de sono
Sabe quando os pais contam uma historinha para seus filhos dormirem? Essa prática, embora muito comum, pode ser considerada um ritual para pegar no sono, pois dá um significado maior a uma situação do dia a dia – essa interação ajuda a dormir. Mesmo adultos, podemos criar nossos próprios rituais de bem-estar, como ler um livro em meia-luz, antes de nos deitarmos, a fim de sinalizar ao corpo e à mente que a hora de dormir está próxima. Uma boa ideia é colocar uma música calma e tomar um banho relaxante com óleos essenciais e velas aromatizantes.