Quando pensamos nas inspirações do mundo da moda para encontrar as últimas tendências, o Instagram é provavelmente a primeira plataforma que vem à mente. Com incontáveis influenciadores estabelecidos no ramo, a rede subiu ao pódio das plataformas mais memoráveis em geração de conteúdo nos últimos anos. Por outro lado, recentemente, os estilos do TikTok têm mostrado que existe um novo e relevante competidor, lançando ciclos de trends mais rápidos do que as semanas de moda.
O TikTok foi lançado em 2018 e já atingiu, em 2021, a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Essa rede social é popular, principalmente, entre a geração Z, nascida entre o fim dos anos 1990 e meados dos anos 2010 – sobretudo pessoas entre 16 e 24 anos. O mecanismo dela é simples: os criadores postam vídeos com duração máxima de 3 minutos, que são exibidos na linha do tempo, conhecida como “for you page”.
Assim, os usuários simplesmente rolam para baixo sua página personalizada (que é selecionada por meio de um algoritmo) e reagem aos vídeos que os interessam, curtindo, comentando e criando respostas em vídeo. Toda a construção é muito rápida, pois os usuários não precisam fazer nada além de rolar para baixo e obter o conteúdo de que gostam.
A geração Z é conhecida por ser uma geração em constantes buscas por novas informações, sejam vídeos de culinária ou as famosas “dancinhas”. Logo, o TikTok tem de tudo. E, particularmente, a indústria da moda é muito influenciada pela mídia social, com novas trends sendo criadas a cada minuto.
Mas, afinal, como funciona o ciclo das tendências no TikTok e quais são algumas das mais relevantes na moda atualmente? Abaixo, a gente conta tudo em detalhes para você!
Como surgem as tendências de moda do TikTok?
- Um usuário, anônimo ou influenciador, produz conteúdo utilizando alguma peça ou combinação diferentona.
- O algoritmo do TikTok dá um “empurrão” nos perfis com poucos seguidores, sugerindo essa publicação para outras contas que se interessam pelo tema do conteúdo.
- Conforme a publicação começa a rodar a “for you page” de usuários interessados no estilo, curtidas e comentários começam a impulsionar organicamente a futura tendência, validando o mecanismo do algoritmo.
- Após atingir certo alcance, o post vai parar nas mãos de criadores de conteúdo, que podem se interessar e aderir à proposta de visual, lançando sua própria versão, ou, em alguns casos, os famosos “challenges”, que estimulam mais usuários a copiarem a microtendência.
- O interesse pelo item viralizado começa a ser percebido pelas marcas, que têm suas vendas subitamente elevadas. Dessa forma, começam a gerar mais estoque e divulgá-la ainda mais em suas plataformas. Assim, a tendência chega ao seu ápice.
- Eventualmente, com a superpopularização, a trend começa a ser deixada de lado, sendo substituída por uma nova peça ou estilo que estão em ascensão, reiniciando o ciclo.