Anos 90: 9 tendências que estão em alta neste inverno

Aquele ditado “tudo o que vai, volta” funciona muito bem para explicar o ciclo das tendências, como algumas que fizeram sucesso na moda dos anos 90 e voltaram com força total.

A lógica é sempre a mesma: algo é tendência, depois cai no esquecimento e pode até ser considerado de mau gosto nos próximos anos, mas basta que alguma pessoa influente na moda a redescubra para que voltemos a olhar para ela de outra forma.

E esse ciclo parece estar acontecendo mais rapidamente que nunca, já que faz pouco mais de 20 anos que a década de 90 se encerrou. O sentimento de nostalgia sempre faz com que o cool de hoje seja o mesmo de outra época, e as tendências noventistas estão no seu momento de primor. 

Seja para aqueles que viveram esse período ou os que desejam ter vivido, separamos 9 tendências dos anos 90 que estão em alta nesta temporada. Então, já coloque sua gargantilha choker e calce seus coturnos para conferir essa lista!

Principais tendências dos anos 90

  • Camisa xadrez de flanela
  • Roupa com transparência
  • Slip dress
  • Shoulder bag
  • Mom jeans
  • Colete em tricô
  • Veludo
  • Jardineira
  • Camisa com blazer

1 – Camisa xadrez de flanela

Essa vem especialmente para quem já ouviu Nirvana no volume máximo. Isso porque a subcultura grunge, que surgiu nos anos 80, mas foi popularizada nessa década por diversas bandas como essa, adotou as estampas xadrez como sua peça-chave – seja para homens ou mulheres.

Esse estilo de camisa é bem versátil e pode ser usada tanto justa e abotoada, com as mangas dobradas, quanto como terceira peça, combinando com um clássico vestido preto , ou até mesmo amarrada na cintura por exemplo. A combinação não tem erro: com uma calça jeans desgastada e um par de coturnos, é só esperar as curtidas no Instagram desse look cheio de nostalgia e estilo.

2 – Roupa com transparência

De Gwen Stefani a Kate Moss, toda it girl da época já desfilou por algum tapete vermelho com uma peça transparente nos anos 90. Esse modelo pode ser usado tanto no estilo tradicional, de vestido tubo com mangas, quanto em peças únicas, como as blusas de tule que voltaram com tudo nas últimas temporadas . 

Adicione um par de saltos e saia midi se você quer um look mais clássico e chique. Para uma alternativa bem urbana e casual, misture com um par de botas modernas e calças.

3 – Slip dress

Sabe aquele estilo de vestido leve, fluido, com alças finas e parecido com uma camisola? Pois é, o estilo minimalista do slip dress fez dele um hit nessa década, especialmente quando estilizado em camadas, com uma camiseta básica ou uma blusa de gola alta por baixo, por exemplo.

O melhor é que, por ser uma peça fácil de combinar, você pode adicionar desde uma jaqueta de couro nos dias frio até um blazer de alfaiataria para apostar naquele visual corporativo-chique. Ah, ele também funciona com qualquer tipo de sapato!

4 – Shoulder bag

Das tendências que fizeram sucesso nos anos 90 e estão de volta, as bolsas pequenas e carregadas no ombro, popularizadas por personagens de séries e filmes americanos, são uma das que mais roubam os holofotes nos últimos tempos. esse item já foi visto em inúmeras celebridades e influenciadoras que ditam tendências nas redes sociais. 

Mais do um acessório, a bolsa é um elemento de praticidade no dia a dia e, quando combinada com o look, pode proporcionar um resultado interessante e chamativo.Você pode escolher uma shouder bag de uma cor que complemente a sua produção.

5 – Mom jeans

A calça jeans é aquela peça superversátil e atemporal que todo mundo tem no guarda-roupa (só não dizemos que voltou com tudo porque nunca se foi). Da ida às compras à balada, existe um modelo ideal para cada situação. As mom jeans são feitas em cintura alta com zíper longo e folga nas pernas, dando uma ilusão de aumento de altura. 

Como toda calça jeans, esse tipo pode ser encontrado em várias lavagens, desde o azul clarinho ao índigo, passando pelo preto, e funciona com todo tipo de combinação. Para um estilo casual e despojado, dobre as barras, adicione um par de botas e uma camiseta branca básica. Para uma alternativa mais clássica e elegante, aposte nos saltos com uma blusa gola alta e um blazer de alfaiataria por cima.

6 – Colete em tricô

Peça-chave do estilo preppy, o colete marcou presença no figurino de filmes e séries dos anos 90. O look remete a um visual acadêmico, meio geek-chic. 

Você pode apostar nas peças oversized com uma saia plissada para um look mais esportivo ou optar pelo modelo justo com jeans para uma composição clássica e casual. O segredo está na sobreposição com blusas de gola alta e manga comprida, camisas polo de cores contrastantes ou camisetas básicas de manga curta.

7 – Veludo

Outra tendência que é a cara dos anos 90 é o veludo, que voltou com força total recentemente e promete ficar em alta por mais algum tempo. A parte boa é que é um tecido muito versátil e pode ser encontrado em (literalmente) qualquer tipo de peça – de blusas, calças e macacões até jaquetas cotelê.

Você pode apostar tanto no visual minimalista e all black como em peças bem coloridas, criando um look extravagante e divertido.

8 – Jardineira

Se você viveu nos anos 90, existe uma chance muito alta de que tenha usado uma jardineira jeans pelo menos uma vez. Esse tipo de macacão sem mangas era um item de moda essencial nessa década e abarcava todas as idades, se tornando um item básico e confortável para todos os momentos.

Para cair nessa tendência com estilo, experimente combinar uma jardineira jeans azul clássica com uma blusa cropped e um par de tênis. Para usar a peça nos looks de inverno, combine com um blusão, adicione uma jaqueta puffer e fique quentinha e estilosa! . 

9 – Camiseta com blazer

A camiseta estampada se tornou um item atemporal e queridinho de grande parte dos brasileiros pela facilidade de combinar com outras peças e por ser cheia de personalidade. Hoje, quase toda loja vende esse tipo de roupa. Mas, no começo dos anos 90, as camisetas por baixo dos blazers viraram moda graças às estrelas de cinema que promoveram o visual como um estilo casual rápido para ser usado no escritório, para sair e até em um jantar descontraído.

 

E aí, já escolheu com qual visual dos anos 90 você vai desfilar por aí nesse inverno? A propósito, se quiser se jogar ainda mais na nostalgia desta década, preparamos uma lista com 4 looks para você se inspirar e testar. Clique para ver!