Metas de ano novo: 5 dicas para você conquistar os seus objetivos

Imagem com fundo claro com planners com capa de estampas

Já parou para prestar atenção no calendário? Pois é, o tempo passou voando! Com o fim do ano cada vez mais próximo, surge aquele gostoso sentimento de esperança pela nova etapa que está prestes a chegar – e novos começos sempre dão abertura para revisitar nossos objetivos. Sim, cara leitora, é tempo de começar a pensar nas metas de ano novo.

No entanto, se você já fez uma lista de resoluções alguma vez, pode ser que tenha tropeçado nos primeiros passos da mudança ou desistido depois de algum tempo. E se a gente contar que é possível alcançar todos os seus objetivos com um planejamento prático e detalhado? Prepare o seu bloquinho de notas e venha conferir nossas 5 dicas de como planejar um bom ano e prosperar na nova fase.

Novas metas: quais são as resoluções de ano novo mais populares?

Cada um tem as suas próprias metas individuais, que dialogam com as suas necessidades e objetivos pessoais ou profissionais, mas existem alguns temas recorrentes – aqueles que são mais citados nas listas de resoluções para o próximo ano. Se você é uma pessoa que gosta de traçar planos para essa nova fase, é provável que algumas dessas metas tenham aparecido na sua lista:

  • Exercitar-se mais;
  • Aprender uma nova habilidade;
  • Controlar melhor as finanças;
  • Parar de fumar;
  • Passar mais tempo com a família e amigos;
  • Viajar mais;
  • Aproveitar cada momento da vida

Como planejar um bom ano: 5 dicas práticas para cumprir as suas metas

Para não perder a motivação e conquistar os seus objetivos, separamos 5 dicas de como organizar as suas metas e objetivos.

1. Crie metas para diferentes áreas da sua vida

Claro, você pode estar mais preocupada com assuntos específicos, como finanças ou bem-estar, mas tente pensar em metas que contemplem diferentes áreas do seu cotidiano. Se você definir uma ou duas resoluções em cada uma delas, pode se motivar mais facilmente a conquistar o máximo que conseguir.

2. Defina metas realistas e atingíveis

Tudo bem, pode parecer tentador estipular metas como “ganhar na loteria” ou “viajar o mundo”, mas é melhor ter certeza de que as resoluções que você definir podem ser conquistadas nos próximos doze meses, de fato. Então, em vez de criar objetivos complicados que envolvam a sorte, pense em montar uma lista com metas menores, que podem ser alcançadas com mais facilidade, para não acabar se frustrando.

3. Pense em metas mensuráveis

Para cumprir uma promessa de ano novo, você precisa ser capaz de visualizar que está no caminho certo. A melhor maneira de fazer isso é estabelecer metas que possam ser medidas em curtos períodos de tempo. Por exemplo, em vez de planejar passar mais tempo com a sua família, anote algo como “jantar com a família reunida pelo menos três vezes por semana”.

4. Escolha metas que possam ser alcançadas com um(a) parceiro(a)

Uma das principais razões pelas quais as resoluções de ano novo podem ser tão complicadas é o caráter individual e secreto. Portanto, se você perder a motivação, ninguém mais vai saber. Por isso, mude esse pensamento se juntando a um(a) amigo(a) ou ao(a) seu(sua) parceiro(a) para atingir objetivos juntos(as) – a tarefa se torna muito mais fácil e divertida quando acompanhada.

5. Anote todas as suas metas e as revise regularmente

Agora que você já definiu todas as suas metas, é hora de escrever cada uma delas para não se esquecer de nada. Quando você não registra as suas resoluções para o próximo ano, é mais fácil se perder no meio do caminho. Por isso, anotá-las em algum lugar visível, como num planner na sua mesa de trabalho, é uma ótima dica para avaliar o seu progresso e se comprometer com o cumprimento delas.

Como escolher o planner ideal para as metas de ano novo?

Mensal, semanal ou diário, cada planner serve um propósito diferente. Por isso, para escolher o modelo ideal para você, é preciso ter algumas questões em mente. Precisa planejar seus dias detalhadamente? Então um planner diário com um layout de hora em hora parece a escolha certa. 

Se gostaria de ter uma visão panorâmica da sua semana, os planners semanais são ótimos porque permitem que você a veja inteira à sua frente sem precisar alternar as páginas. Além disso, eles geralmente têm espaço suficiente para escrever uma pequena e gerenciável lista de tarefas.

Se quer um espaço para manter o controle de datas importantes, compromissos e manter a praticidade, os planners mensais são os mais indicados. 

Imagem com fundo claro com planners com capa de estampas e lisas coloridas

Esperamos que essas dicas ajudem você a concluir todas as suas metas de ano novo! A propósito, já pensou no que vestir na passagem para essa nova fase? Aqui estão 5 dicas de looks coloridos para vestir.