Definir bem-estar pode ser um pouco desafiador, já que pode significar muitas coisas diferentes para várias pessoas. Mas, de forma geral, o termo pode ser considerado a busca de atividades, escolhas e estilos de vida que levam a um estado de saúde holístico. Rituais de bem-estar podem incluir uma rotina de skincare, cuidados com o cabelo, unhas ou banhos relaxantes e representam muito mais do que a aplicação indiscriminada de um produto na pele.
Isto significa, acima de tudo, que o bem-estar não é algo passivo. Faz parte do processo ter certa determinação e assertividade nas suas escolhas, ações e intenções para conquistá-lo. Além disso, o bem-estar é algo holístico, ou seja, não se limita apenas à saúde física, mas também leva em consideração outros fatores, como nosso estilo de vida, a espiritualidade, saúde mental ou nossa relação com o espaço em que vivemos. É um processo dinâmico e em constante mudança, mas que se adapta de acordo com a realidade de cada pessoa.
Para descomplicar a informação e ajudar você a se sentir pronta para encarar o dia a dia com muita energia, preparamos algumas dicas de como criar seu próprio ritual de bem-estar. Vem ver!
Ritual x rotina: qual é a diferença?
Olhando por alto, uma rotina de skincare, por exemplo, se parece muito a um ritual de beleza. Mas a diferença é bem clara e reside nas intenções por trás das ações. Ou seja, o principal diferencial de um ritual é a existência de um propósito maior para aquela prática, enquanto uma rotina carece dessa característica.
Uma rotina pode envolver a limpeza do rosto e a hidratação todas as noites antes de dormir. Transformar isso em um ritual envolve reconhecer e celebrar, de alguma forma, que o que você está fazendo é uma forma de autocuidado. Essa intenção consciente por trás de cada produto que você aplica define um ritual.
Que você precisa lavar e hidratar o rosto regularmente, não é novidade. Porém, muitas vezes, o porquê dessa prática é esquecido – e isso vem de ouvir seu próprio corpo e suas necessidades. Um ritual envolve olhar para si de forma atenciosa.
Lavar o rosto ou aplicar um hidratante pode ser uma tarefa muito simples e intuitiva, mas você precisa estar totalmente presente no momento em que toca a sua pele. É como olhar para dentro e conversar consigo mesma durante um momento de autocuidado intencional. Em outras palavras, é saber se amar de uma forma integral.