Rituais de bem-estar: crie sua própria rotina de autocuidado

Definir bem-estar pode ser um pouco desafiador, já que pode significar muitas coisas diferentes para várias pessoas. Mas, de forma geral, o termo pode ser considerado a busca de atividades, escolhas e estilos de vida que levam a um estado de saúde holístico. Rituais de bem-estar podem incluir uma rotina de skincare, cuidados com o cabelo, unhas ou banhos relaxantes e representam muito mais do que a aplicação indiscriminada de um produto na pele.

Isto significa, acima de tudo, que o bem-estar não é algo passivo. Faz parte do processo ter certa determinação e assertividade nas suas escolhas, ações e intenções para conquistá-lo. Além disso, o bem-estar é algo holístico, ou seja, não se limita apenas à saúde física, mas também leva em consideração outros fatores, como nosso estilo de vida, a espiritualidade, saúde mental ou nossa relação com o espaço em que vivemos. É um processo dinâmico e em constante mudança, mas que se adapta de acordo com a realidade de cada pessoa.

Para descomplicar a informação e ajudar você a se sentir pronta para encarar o dia a dia com muita energia, preparamos algumas dicas de como criar seu próprio ritual de bem-estar. Vem ver!

Ritual x rotina: qual é a diferença?

Olhando por alto, uma rotina de skincare, por exemplo, se parece muito a um ritual de beleza. Mas a diferença é bem clara e reside nas intenções por trás das ações. Ou seja, o principal diferencial de um ritual é a existência de um propósito maior para aquela prática, enquanto uma rotina carece dessa característica.

Uma rotina pode envolver a limpeza do rosto e a hidratação todas as noites antes de dormir. Transformar isso em um ritual envolve reconhecer e celebrar, de alguma forma, que o que você está fazendo é uma forma de autocuidado. Essa intenção consciente por trás de cada produto que você aplica define um ritual.

Que você precisa lavar e hidratar o rosto regularmente, não é novidade. Porém, muitas vezes, o porquê dessa prática é esquecido – e isso vem de ouvir seu próprio corpo e suas necessidades. Um ritual envolve olhar para si de forma atenciosa.

Lavar o rosto ou aplicar um hidratante pode ser uma tarefa muito simples e intuitiva, mas você precisa estar totalmente presente no momento em que toca a sua pele. É como olhar para dentro e conversar consigo mesma durante um momento de autocuidado intencional. Em outras palavras, é saber se amar de uma forma integral.

 

Como criar seu próprio ritual de bem-estar?

Tudo bem, você já entendeu que um ritual é uma experiência de autocuidado imersiva. Mas, afinal, como criar sua própria versão? A boa notícia é que não existem regras e a dica aqui é: adapte as práticas que façam sentido para você naquele momento. O mais importante é garantir que se sinta bem e conectada consigo, seja para cuidar da pele, do cabelo, das unhas ou apenas para relaxar.

Marque uma data na sua agenda

Como todo ritual precisa de um significado maior, uma boa sugestão é marcar um espacinho no seu calendário para esse dia – uma ação simples, mas demonstrativa de que você dá importância para esse momento de autocuidado. E, claro, como tudo varia de acordo com as suas necessidades, você pode criar seu próprio cronograma ritualístico de modo que faça sentido para você.

Prepare o ambiente

Em seguida, que tal entrar no clima de conexão com o interior e dispersão das distrações externas? Escolha algumas velas aromáticas do seu agrado e as acenda (é melhor ainda se você deixar as luzes elétricas desligadas). Faça uma playlist relaxante que te ajude a ter atenção plena durante esse ritual. Pronto, agora o ambiente já está adequado para começar a sua rotina de beleza.

Faça uma seleção dos produtos necessários

Selecione cuidadosamente os produtos de beleza que deseja usar. Lembre-se de que aqui vale tudo – de toda a gama de opções de skincare até uma nutrição capilar, por exemplo. É importante manter em mente o que você precisa neste momento para alcançar seu bem-estar. Esvaziar a mente após um dia estressante? Se sentir mais produtiva e enérgica? Melhorar seu humor? Essa reflexão permeia todo o processo. Envolva seus sentidos e esteja presente.

Se o seu ritual de beleza for focado em cuidados com o cabelo, você pode apostar em uma máscara capilar, por exemplo. Caso a pele seja seu ponto de atenção, um esfoliante corporal e um kit de skincare são as opções adequadas. Tenha em mente quais são os seus objetivos e escolha os produtos ideais para cada um.

Aproveite seu ritual com bastante calma

Por fim, como estamos falando de um momento de autocuidado holístico, nada de se apressar, hein? Afinal, se você marcou esse dia no seu calendário, trate-o como um compromisso a ser seguido. Leve o tempo que for necessário para esfoliar, lavar e hidratar seu corpo. Finalize quando estiver se sentindo radiante e revitalizada. No início, pode não parecer intuitivo, mas, com a prática, você aprende a ouvir os sinais de que já está completamente restaurada.

Pronto! Agora você já está pronta para criar um ritual de beleza de acordo com a sua realidade. E, já que estamos falando em beleza, sabe identificar quais são as necessidades da sua pele? Confira nosso post com dicas essenciais de como descobrir o melhor produto para o seu tipo de pele.