Como se vestir para o trabalho no verão sem morrer de calor?

Prazer, meu nome é Gabriela Ganem, mas pode me chamar de Gabi. Eu sou consultora de imagem e estou aqui a convite da Renner para te ajudar a criar looks que te mantenham refrescada e apropriada para o ambiente profissional. São dicas que valem para todos os tipos de dresscode (o famoso código de vestimenta) e você pode adaptar ao seu estilo e às demandas do seu local de trabalho. Então, anota as dicas e dá uma olhada nas produções que eu usei para ilustrar cada uma delas com peças da Renner.

Escolha o tecido certo

Fibras naturais como o algodão, o linho ou a artificial viscose costumam ser boas pedidas para lidar com o calor. São composições mais frescas do que as sintéticas, como o poliéster ou o acrílico. Dê uma lida na etiqueta de composição no interior da peça (ou na descrição do site/app) para se certificar de que está fazendo a escolha mais certeira, pelo menos em partes de cima. Prefira um material que tenha uma predominância de fibras naturais. Todas as peças que eu escolhi para este post são em tecidos assim. Destaque para a camiseta branca em algodão peruano, que eu adoro! Já tenho quatro delas no meu armário!.

Prefira vestidos e saias

Shorts são opção para poucas carreiras, mas o vestido e a saia são superdemocráticos e mais ventilados do que as calças. Eu gosto muito da opção do vestido porque é muito prático. Basta uma peça e voilà! Neste caso, vale escolher o modelo com sabedoria. Eu recomendo sempre a chemise, porque é uma modelagem bem alinhada e extremamente versátil. É uma opção muito clássica, elegante e atemporal. E numa cor como este verde belíssimo, não tem como ficar sem graça.

Use mais cores claras

As cores escuras são menos amigas nesta época do ano. Sob o sol, as cores escuras absorvem mais raios de luz, enquanto as claras refletem. Por causa disso, vale apostar em tons mais luminosos. Lembrando que o branco não é só para o Réveillon e é muito elegante. Num look com saia e camiseta em algodão, fica imbatível, mesmo no calorão. Tecidos com algum tipo de acabamento especial, como o bordado, ajudam a deixar o resultado mais rico. Vale caprichar nos acessórios para trazer ainda mais charme à produção.

Abuse dos acessórios

Como as terceiras peças (como blazers e jaquetas) e sobreposições em geral não são a melhor opção em clima quente, vale deixar os acessórios trazerem um pouco mais de acabamento ao visual. Bijoux maiores podem ser ótimas para complementar um look básico. Você pode fazer uma sobreposição, como fiz com os dois colares em corrente dourada, por exemplo. Em metal polido, passam bastante sofisticação. Não esqueça também da escolha do sapato. Dá para equilibrar peças mais casuais com um calçado mais alinhado, tornando o look mais formal. E uma bolsa legal sempre ajuda, é claro.

Vá de colorido

Cores são a maneira mais fácil que eu conheço de deixar um look mais elaborado, sem gastar mais, com um mesmo esforço – e sem ter que usar mais peças. Experimente combinar cores entre si. Fica bem mais rico e não esquenta. Um truque ótimo para coordenar é criar pequenas repetições de cores, como os azuis dos acessórios ou o rosa que entra na blusa e no sapato. Se você é mais conservadora, um look monocromático é super elegante e também interessante. Pense na realeza britânica e na maneira como usam cores. O importante é não ficar presa apenas na fórmula “preto e cor” ou “branco e cor”.

Estas são apenas algumas ideias de looks usando essas dicas que listei. Vale adaptar para a sua demanda, estilo e ambiente de trabalho. Se o lugar é tradicional, prefira modelagens mais estruturadas. Se o clima é mais informal, já dá para abusar mais de peças em malha. O sapato também vai do gosto e do deslocamento de cada uma. Se você fica muito tempo em pé, mais sentada… É importante dar a sua versão destas dicas. As ferramentas você já tem!