Relógio de pulso: 3 dicas para escolher o modelo ideal

No mundo fashion, existem dois tipos de pessoas: os que possuem pelo menos um relógio de pulso em sua coleção de acessórios e os que não conhecem o potencial que esse item tem de transformar um look.

Aliás, é justo afirmar que um bom relógio já deixou de ser um objeto meramente funcional há muito tempo. Assim como muitas tendências de moda, esses acessórios se tornaram um complemento para o visual e uma forma de expressar personalidade.

Quer entrar nessa onda, mas tem dúvida sobre os modelos de relógio de pulso que mais combinam com você? Criamos um miniguia com 3 dicas para facilitar a sua escolha, seja para si mesmo ou para presentear outra pessoa. Vem ver!

3 dicas para escolher um relógio de pulso

Seja um modelo digital ou analógico, um relógio de pulso tem utilidade prática e funciona como uma forma de expressar o seu estilo de moda. Siga essas etapas na hora de selecionar um modelo para usar ou presentear.

1. Escolha os modelos de relógio de pulso adequados para cada ocasião

Assim como os outros acessórios, existem vários tipos de relógio de pulso para diferentes públicos. Sim, os maiores entusiastas desse item clássico podem ter uma coleção vasta, que conta com diferentes modelos para cada ocasião. Mas, se você está começando, pense em qual tipo de relógio combina melhor com o seu objetivo.

Algumas opções são os modelos de relógio de pulso moderno com uma pegada sofisticada, com pulseiras metálicas e mostradores manuais (que combinam com looks de alfaiataria), além dos esportivos (emborrachados e digitais) e casuais, que misturam elementos de ambos. O modelo ideal para um escritório formal é bem diferente daquele feito para a prática de esportes, por exemplo.

2. Aposte num tamanho apropriado de relógio de pulso

Para saber como combinar relógio masculino com outros acessórios, tenha em mente que eles geralmente são maiores do que os femininos. Se o seu objetivo for destacar o acessório no visual, os modelos com mostradores grandes (a parte redonda que mostra as horas) são a escolha ideal. Caso contrário, invista num modelo cujo tamanho seja compatível com o seu punho.

Os relógios femininos, especialmente os modelos sofisticados e formais, apresentam mostradores menores, mas a lógica se mantém a mesma. A propósito, a menos que opte por um modelo com pulseira estilo fivela, é mais confortável deixar alguns milímetros de folga no punho.

2 relógios de pulso preto e 1 relósgio de pulso dourado

3. Combine os materiais

Um acessório pensado para combinar com o resto do look faz toda a diferença, né? Por isso, considere como os componentes do relógio de pulso complementam a sua roupa ao escolher um modelo para usar. 

Pulseiras de couro são acessórios para relógio de pulso que combinam com outros do mesmo material, é claro. Já as metálicas, sejam de metais preciosos ou aço inoxidável, são ótimos complementos de cores e texturas para detalhes como botões, fivelas de cintos e prendedores de gravatas, por exemplo.

3 relógios

Dicas para usar o seu relógio de pulso

Usar um relógio de pulso pode parecer intuitivo, mas alguns detalhes tornam o uso do acessório mais confortável e estiloso.

Use sua mão não dominante

Não existem regras escritas em pedra quando o assunto é estilo, é claro, mas a convenção é colocar o relógio de pulso na mão que você menos usa, já que é menos provável que ele atrapalhe ou seja danificado. Se você é canhoto, por exemplo, experimente usá-lo no pulso direito. 

Posicione o relógio de pulso acima do osso do pulso

O relógio geralmente é usado logo acima do osso do punho – normalmente na parte superior. Dessa forma, se você estiver usando mangas compridas, o acessório pode aparecer sutilmente por baixo delas na camisa.  Caso prefira um estilo mais discreto e livre de arranhões, faça o contrário: posicione o relógio abaixo do punho.

Ajuste a pulseira do relógio de pulso

Algumas pulseiras de couro têm uma fivela semelhante a um cinto, enquanto outras apresentam fechos de metal articulados. O ideal é que o relógio de pulso permaneça firme no lugar, mas uma pulseira muito apertada pode atrapalhar a circulação sanguínea e causar desconforto. Por isso, uma boa alternativa é deixá-la frouxa o suficiente para caber um dedo embaixo.

Além do relógio de pulso, outros acessórios que podem transformar o seu visual são os óculos de sol. Confira este guia para escolher o modelo ideal para o seu tipo de rosto.