6 dicas para transformar looks básicos com acessórios

Já parou para se perguntar como algumas pessoas sempre parecem muito estilosas, não importa o que estejam vestindo? De um par de jeans com uma camiseta branca ou um vestidinho preto básico, seus looks estão sempre impecáveis. Por incrível que pareça, não se trata de ter roupas caras com informação de moda, mas de escolher os acessórios certos para compor o seu visual. 

Complementar um look com um acessório pode transformar a sua aparência. Portanto, saber escolher os itens certos é o verdadeiro segredo para fazer um visual básico roubar os olhares de qualquer um. 

Mas, se você ainda não domina o poder dos acessórios nas suas composições, não se preocupe: preparamos um passo a passo com 6 dicas simples que você pode adotar agora mesmo. Pronto(a) para dar um up no visual? Então vem ver!

Acessórios: passo a passo com 6 dicas para ornamentar seus looks

1 – Pense nos acessórios das primeiras camadas

Esteja usando um vestido ou uma camisa e calça, essa primeira camada de roupa que você veste é chamada de camada-base. “Posso sair só com ela?” Claro! Mas, se você quer fugir do basiquinho, se concentre nessa etapa antes mesmo de pensar nos acessórios.

Quer compor um visual básico e neutro? Ou vai ter muita cor, textura e estampa acontecendo? A complexidade de sua camada-base influencia nas próximas etapas – e nos acessórios, é claro. Se já houver muita informação logo de cara, mantenha seus acessórios mais minimalistas (a não ser que você esteja intencionalmente criando um look maximalista). Mas se a sua camada-base for mais como uma tela em branco, vá em frente e divirta-se mais com ela.

De opções de acessórios femininos, colares, brincos, pulseiras e anéis são alternativas seguras. Para investir em acessórios masculinos, um relógio bem chamativo ou óculos escuros despojados são ótimas escolhas. A sugestão é escolher aqueles itens que elevam todo o seu look e tragam um ponto de atenção.

2 – Use as cores a favor do seu estilo 

A partir das camadas iniciais do look, é possível pensar nas cores ideais para a escolha dos acessórios adicionais (ou vice-versa, caso você queira destacá-los). Confira um guia básico para fazer combinações de acessórios.

  • Look preto: combina com qualquer tipo de acessório ou cor, incluindo bolsas e sapatos;
  • Look de cores neutras: aposte em cores vibrantes, incluindo bolsas;
  • Look de cores vibrantes: combine com acessórios de tons neutros
  • Look branco: escolha tons terrosos;
  • Look com estampa: prefira acessórios com cores sóbrias e discretos ou que conversem com uma das cores da estampa;
  • Sapatos coloridos: aposte em uma bolsa de cor neutra.

Na hora de compor o look, você pode escolher peças que tenham acabamento semelhante, como textura ou brilho. Para acessórios com pedraria, o mesmo se aplica – neste caso, tente reunir pedras semelhantes em matiz, brilho ou  transparência.

Acessórios de ouro ou prata são sofisticados e atemporais. Antigamente, existia o mito de que essas cores não podiam ser usadas juntas, mas isto não é verdade. Dica:: quando o acessório maior for dourado, tente combinar com uma peça menor ou prateada e vice-versa.

Dourado pode ser usado durante o dia ou à noite, mas é melhor deixar os acessórios mais chamativos para os eventos noturnos. Os prateados são mais discretos e funcionam a qualquer hora.

3. Escolha colares de acordo com o seu look

Um colar nunca é meramente decorativo – ele amplia a expressão do seu estilo. Ao escolher um colar para combinar com seu decote, leve algumas dicas em consideração. Se você está na dúvida se o seu colar combina com o look, o comprimento, a largura e o formato do decote devem orientar a decisão.

Primeiramente, a forma do colar deve combinar com a forma do decote – uma gola em V sempre casa melhor com acessórios nesse formato, por exemplo. Além disso, para looks bem decotados, você pode apostar em colares mais curtos, como as gargantilhas.

Se o seu decote tiver muita informação, é melhor optar por um colar mais discreto, e vice-versa. Outra dica importante é não deixar um espaço grande entre o decote e o colar. Por fim, decotes largos funcionam muito bem com colares estreitos, que afinam o visual.

Para os maxi colares, é melhor optar por peças mais compridas, mas certifique-se de que a informação é bem distribuída e não concentrada em um ponto do look. Você também pode criar o seu próprio maxi colar, combinando peças de diferentes tamanhos. 

4. Acrescente cintos para dar aquele up no visual

Os cintos são versáteis e funcionam como uma dica de moda para transformar o seu look. Cintos grossos encurtam a parte superior do corpo, enquanto os mais finos podem ser usados na cintura, com vestidos ou túnicas. 

Já a cor do cinto pode influenciar a finalidade do seu look: se for da mesma cor da blusa vai alongar o tronco. Para obter o efeito contrário, use o cinto da mesma cor da peça inferior. Na combinação monocromática, traz um efeito leve à região da cintura. Mas se você deseja chamar atenção nessa área, aposte nos cintos com cores que criem contraste com a roupa. 

5. Escolha sua bolsa e já está pronta para sair!

A bolsa é outro acessório que pode ser a cereja do bolo para um look perfeito, mas, assim como os outros componentes, precisa fazer sentido para o mood da composição. Para a noite, uma clutch simples é prática e ideal, enquanto uma bolsa transversal em cores que combinam com o look é o complemento perfeito do combo jeans e camiseta. Com roupas minimalistas, uma bolsa shopper chamativa pode ser uma ótima escolha de peça-chave. 

Seja como for, o importante é pensar na praticidade e ter em mente que a bolsa escolhida precisa comportar tudo o que você precisa carregar sem ser desnecessariamente volumosa ou pesada. Mais uma vez: conforto é lei!

E, por falar em acessórios, já está por dentro da tendência de bota branca? Se essa trend ainda não entrou no seu guarda-roupa, separamos 3 dicas de looks que vão convencer você a adotar esse item como seu novo queridinho. Confira!