
O frizz é um problema que incomoda muita gente. Quem nunca se olhou no espelho, percebeu os fios em pé e precisou pensar em um truque rápido antes de sair de casa?
Se esse é um problema para você, a boa notícia é que dá, sim, para diminuir o frizz do cabelo com alguns hábitos adotados na rotina. Desde a forma de lavar até os produtos certos para finalizar, pequenas mudanças ajudam a deixar os fios mais alinhados, sempre respeitando a textura natural de cada cabelo.
Quer saber como lidar melhor com o frizz no dia a dia? A seguir, a gente te conta tudo em detalhes. Vem conferir!
O que causa o frizz no cabelo?
O cabelo com frizz é resultado, principalmente, do ressecamento dos fios, que deixa as suas cutículas abertas. Quando isso acontece, o cabelo absorve a umidade do ambiente com mais facilidade, o que faz os fios ficarem arrepiados e desalinhados.
Esse efeito tende a ser mais comum em cabelos cacheados e, principalmente, crespos. Diferente dos cabelos lisos, que costumam ser mais oleosos ao longo do comprimento, essas texturas têm uma estrutura em espiral que dificulta a chegada da oleosidade natural da raiz até as pontas. Com isso, o comprimento fica mais seco e propenso ao frizz.
Além disso, o uso frequente de secador, chapinha e babyliss sem proteção térmica, lavagens com água muito quente e o atrito com toalhas ou fronhas de algodão também podem deixar as cutículas mais abertas.
Utilizar produtos inadequados, como shampoos muito agressivos ou com ingredientes que ressecam os fios, também é outro ponto de atenção. Com o tempo, esses hábitos enfraquecem a fibra capilar e aumentam a aparência de frizz em todos os tipos de cabelo.
Como hidratar o cabelo para evitar o frizz?
Já que o frizz é causado, principalmente, pelo ressecamento dos fios, é preciso pensar na hidratação como um dos cuidados mais importantes para evitá-lo. Quando o cabelo está bem hidratado, as cutículas ficam mais alinhadas, o que ajuda a reduzir os fios arrepiados.
A hidratação pode começar no banho, com um shampoo adequado ao seu tipo de cabelo, que limpa sem ressecar. Em seguida, o condicionador ajuda a devolver a umidade dos fios e a selar as cutículas.
Também é importante incluir máscaras hidratantes na rotina, já que elas ajudam a repor a água perdida e devem ser usadas de acordo com a necessidade de cada cabelo.
Nos fios cacheados e crespos, que tendem a ser naturalmente mais secos, esse cuidado é ainda mais importante. A hidratação frequente ajuda a manter o frizz sob controle sem abrir mão da textura natural, do volume e da identidade do cabelo.
Você pode ainda apostar em um cronograma capilar, alternando os dias de hidratação, nutrição e reconstrução. Essa rotina ajuda a manter os fios mais saudáveis e pode entregar aquele resultado de salão, com cabelo mais alinhado e brilho intenso. É o chamado liquid hair, efeito gloss causado pelo reflexo da luz nos fios bem cuidados.
Leia também: Como saber o que o seu cabelo precisa? Monte um cronograma capilar
Quais produtos usar para cabelo com frizz?
Alguns produtos podem ajudar bastante a controlar o frizz e a deixar os fios mais alinhados. A gente já deu alguns spoilers sobre esses cuidados acima, mas, agora, você confere uma lista completa de opções que hidratam, protegem e respeitam a textura natural do seu cabelo:
- shampoo e condicionador antifrizz: como o nome já indica, esses produtos são formulados para ajudar a controlar o frizz desde a lavagem, limpando sem ressecar e deixando os fios mais macios e hidratados;
- creme para pentear: ajudam a definir os fios, reduzem o ressecamento e mantém o cabelo com toque macio. Aplique do comprimento às pontas, sempre evitando a raiz;
- óleo capilar: usado na finalização, ajuda a selar as cutículas, diminuir o frizz e deixar o cabelo com aspecto mais brilhoso e saudável. Basta aplicar algumas gotinhas nas mãos e espalhar pelo comprimento;
- cera antifrizz: indicada para controlar fios rebeldes e arrepiados localizados, ajuda a modelar o cabelo e mantê-lo no lugar;
- finalizador capilar antifrizz: cria uma barreira protetora contra a umidade, mantendo as cutículas mais alinhadas e um cabelo com mais brilho e maciez;
- spray antifrizz: prático e fácil de usar, o spray antifrizz é ideal para dar aquele truque rápido quando o cabelo acorda arrepiado. Pode ser aplicado nos fios secos ou úmidos.
Na hora de escolher os produtos, é importante considerar o seu tipo de cabelo. Fios lisos e oleosos costumam se adaptar melhor a fórmulas mais leves, enquanto cabelos secos pedem produtos mais encorpados e nutritivos.

Mas também vale apostar em produtos que se adaptam a todas as curvaturas, como os da collab da Renner com a Lola. Com fórmulas veganas e ativos naturais, a linha Realce foi pensada para tratar fios lisos, ondulados, cacheados e crespos, além de cabelos coloridos ou naturais. Seu foco é uma hidratação intensa e efeito gloss, que garante brilho e aparência de cabelo bem cuidado.
Ah, e não se esqueça que, nos cabelos de curvatura crespa, o frizz é uma característica natural da textura. Por isso, os produtos devem ser os seus aliados para hidratar, modelar e valorizar o volume, sem a preocupação de eliminar completamente o frizz, mas sim de cuidar e realçar a forma natural dos fios.

























