Como matizar o cabelo: técnicas para não errar

como-matizar-o-cabelo-capa-interno

Matizar o cabelo é o segredo para conquistar aquele tom perfeito, livre de amarelados ou alaranjados. Ou seja, se você tem cabelos loiros, com mechas ou brancos, antes de sair aplicando produtos, precisa entender como matizar o cabelo corretamente. 

Se ficou na dúvida se sabe ou não matizar, este conteúdo foi feito para você! Trouxemos as melhores técnicas e cuidados essenciais para matizar sem causar danos aos fios. 

Como garantir que o processo dê certo? O que usar? E o que fazer depois? Vamos responder a todas essas perguntas. Bora lá!

Passo a passo para matizar o cabelo

Matização é o processo de neutralização da cor, ou seja, é quando usamos produtos específicos para salvar os fios daquela tonalidade amarelada ou alaranjada, que não fica nada legal. 

Quem tem cabelos platinados sabe bem: sem a matização, é quase impossível segurar o loiro frio dos sonhos por muito tempo. Mas não é só para platinadas! Quem tem luzes ou mechas, cabelos loiros ou até grisalhos precisa fazer esse processo para garantir que os fios fiquem do jeitinho que você quer.

Porém, matizar exige paciência e os produtos certos. Pensando em te ajudar nisso, organizamos um guia para você acertar em cheio, confira:

Produtos certos

Escolher o produto ideal é o primeiro passo. Existem diferentes opções no mercado, como shampoos matizadores e combinações de tinta com creme. Se você quer saber como matizar o cabelo com tinta, nossa dica é: atente-se aos números das cores! Não dá para escolher qualquer tom e esperar uma neutralização, ok?

Funciona assim: quanto maior o número principal, mais claro o tom. O 1, por exemplo, é o pretinho básico (ou preto-azulado), enquanto o 12 já chega no loiro claríssimo. Agora, o segundo número é mais importante na matização: ele indica as nuances, os reflexos que dão aquele toque especial. 

O 0.1 traz um ar azulado ou acinzentado, perfeito para quem ama cabelos platinados. Já o 0.2 é o queridinho do violeta, enquanto o 0.8, com seu verde/mate, garante um efeito perolado incrível para os fios claros. 

E tem outra opção! Se você prefere praticidade, o shampoo matizador é uma ótima escolha. Ele é ideal para manutenção semanal, já que atua neutralizando tons indesejados que podem surgir após uso de certos produtos ou exposição prolongada ao sol. 

Formulado com pigmentos específicos – como roxo para combater o amarelo ou azul para neutralizar o laranja – o shampoo matizador devolve a tonalidade desejada de forma rápida e preserva o brilho e a saúde dos fios. É ideal para quem deseja manter a cor dos cabelos sempre em dia, sem precisar recorrer a tratamentos mais intensos com tanta frequência.

Ou seja, você pode matizar com tinta e usar o shampoo no dia a dia para o efeito durar mais!

Leia também: Como manter seu cabelo grisalho saudável e radiante no verão

como-matizar-o-cabelo-interno-01

Lavagem

Já escolheu os produtos certos? Ótimo, agora precisamos falar sobre a etapa da lavagem antes de usar a tinta. O ideal é lavar os cabelos com um shampoo neutro para remover impurezas, isso garante que o produto matizador penetre de maneira uniforme nos fios.

Concluída essa etapa, já podemos partir para a matização. “Mas sem condicionador?!”, você pode estar se perguntando. E sim, na verdade, o ideal é evitar usar condicionador antes da matização, pois ele pode criar uma camada protetora e dificultar o processo.

Como aplicar o matizador

Agora sim, chegou a hora tão esperada: vamos aplicar o matizador. Mas, para correr tudo direitinho siga o passo a passo a seguir: 

  • Use luvas: a matização pode manchar as mãos, então proteja-se;
  • Separe o cabelo em mechas: isso ajuda na aplicação uniforme;
  • Aplique mais onde o cabelo estiver mais amarelado: normalmente, as pontas precisam de mais atenção;
  • Passe bem o produto: entre os tipos de pente, o modelo pente fino é o ideal, pois ajuda a espalhar melhor o matizador.

Se você está procurando saber como matizar o cabelo em casa, siga essas dicas para evitar manchas e garantir um resultado de salão.

Enxágue

Depois de deixar o matizador agir (geralmente por 5 a 10 minutos, mas sempre cheque a embalagem!), enxágue completamente com água morna a fria. Não deixe resíduos, ou você vai acabar afetando o tom final, e ainda deixando os fios mais pesados.

Aplicação do creme de tratamento

Depois de enxaguar, finalize com um creme de tratamento para hidratar os fios. O processo de matização tende a ressecar e um bom produto ajuda a devolver a maciez e o brilho. Experimente cremes ricos em óleos, queratina ou mesmo aqueles que já estejam na sua rotina de cuidados com o cabelo liso ou cacheado. 

Leia também: Dicas para uma pele bronzeada e saudável

Cuidados pós-matização

Depois de matizar, o cuidado não acaba! Sua nécessaire feminina precisa estar sempre preparada com alguns produtos essenciais para garantir que a matização tenha o efeito desejado por mais tempo.

Além de cremes ricos em óleos, que ajudam no pós-imediato da matização, é importante investir em um cronograma capilar de longo prazo. O uso de máscaras ou cremes leave-in pode repor os nutrientes e a água que o cabelo perdeu durante o processo de coloração. 

como-matizar-o-cabelo-interno-02

Outro ponto importante é a proteção térmica. Se você usa secador, chapinha ou babyliss, aplicar um protetor térmico antes de modelar os fios evita o ressecamento e o desgaste da cor.

E não se esqueça: o sol também costuma prejudicar a cor dos cabelos. Assim, vale proteger-se com chapéu e algum produto com filtro UV, preferencialmente do tipo leave-in. Essas duas opções ajudam a evitar o desbotamento. 

No mais, a cada lavagem, lembre-se de usar produtos específicos que protejam e mantenham os fios hidratados e a cor vibrante.

Agora que você sabe tudo sobre como matizar o cabelo, ficou fácil se livrar do amarelado  e manter os fios do jeito que mais gosta!.

Conheça também nossas dicas para cuidados com o cabelo masculino para o mozão ficar em sintonia com você no haircare!