Matizar o cabelo é o segredo para conquistar aquele tom perfeito, livre de amarelados ou alaranjados. Ou seja, se você tem cabelos loiros, com mechas ou brancos, antes de sair aplicando produtos, precisa entender como matizar o cabelo corretamente.
Se ficou na dúvida se sabe ou não matizar, este conteúdo foi feito para você! Trouxemos as melhores técnicas e cuidados essenciais para matizar sem causar danos aos fios.
Como garantir que o processo dê certo? O que usar? E o que fazer depois? Vamos responder a todas essas perguntas. Bora lá!
Passo a passo para matizar o cabelo
Matização é o processo de neutralização da cor, ou seja, é quando usamos produtos específicos para salvar os fios daquela tonalidade amarelada ou alaranjada, que não fica nada legal.
Quem tem cabelos platinados sabe bem: sem a matização, é quase impossível segurar o loiro frio dos sonhos por muito tempo. Mas não é só para platinadas! Quem tem luzes ou mechas, cabelos loiros ou até grisalhos precisa fazer esse processo para garantir que os fios fiquem do jeitinho que você quer.
Porém, matizar exige paciência e os produtos certos. Pensando em te ajudar nisso, organizamos um guia para você acertar em cheio, confira:
Produtos certos
Escolher o produto ideal é o primeiro passo. Existem diferentes opções no mercado, como shampoos matizadores e combinações de tinta com creme. Se você quer saber como matizar o cabelo com tinta, nossa dica é: atente-se aos números das cores! Não dá para escolher qualquer tom e esperar uma neutralização, ok?
Funciona assim: quanto maior o número principal, mais claro o tom. O 1, por exemplo, é o pretinho básico (ou preto-azulado), enquanto o 12 já chega no loiro claríssimo. Agora, o segundo número é mais importante na matização: ele indica as nuances, os reflexos que dão aquele toque especial.
O 0.1 traz um ar azulado ou acinzentado, perfeito para quem ama cabelos platinados. Já o 0.2 é o queridinho do violeta, enquanto o 0.8, com seu verde/mate, garante um efeito perolado incrível para os fios claros.
E tem outra opção! Se você prefere praticidade, o shampoo matizador é uma ótima escolha. Ele é ideal para manutenção semanal, já que atua neutralizando tons indesejados que podem surgir após uso de certos produtos ou exposição prolongada ao sol.
Formulado com pigmentos específicos – como roxo para combater o amarelo ou azul para neutralizar o laranja – o shampoo matizador devolve a tonalidade desejada de forma rápida e preserva o brilho e a saúde dos fios. É ideal para quem deseja manter a cor dos cabelos sempre em dia, sem precisar recorrer a tratamentos mais intensos com tanta frequência.
Ou seja, você pode matizar com tinta e usar o shampoo no dia a dia para o efeito durar mais!
Leia também: Como manter seu cabelo grisalho saudável e radiante no verão
Lavagem
Já escolheu os produtos certos? Ótimo, agora precisamos falar sobre a etapa da lavagem antes de usar a tinta. O ideal é lavar os cabelos com um shampoo neutro para remover impurezas, isso garante que o produto matizador penetre de maneira uniforme nos fios.
Concluída essa etapa, já podemos partir para a matização. “Mas sem condicionador?!”, você pode estar se perguntando. E sim, na verdade, o ideal é evitar usar condicionador antes da matização, pois ele pode criar uma camada protetora e dificultar o processo.