Precisamos falar sobre um problema que une todas as tribos quando o assunto é beleza: cabelo com frizz! Quem nunca acordou com os fios eriçados precisou “dar um truque” antes de sair de casa? Se esse é o seu dilema diário, atenta hoje vamos compartilhar algumas dicas valiosas para eliminar o frizz.
Mas antes de mais nada, vale a pena entender qual é a causa desse problema, né? Basicamente, o cabelo cheio de frizz é resultado do ressecamento que deixa as cutículas do fio abertas.
Pois é, cachos secos podem ser um problema mais complicado do que imaginamos.
A boa notícia é que dá para saber como deixar o cabelo sem frizz com alguns hábitos simples, que você pode adotar no seu dia a dia, e com alguns produtinhos que quebram o galho quando isso acontece. Curiosa para saber como? A seguir, contamos tudo em detalhes. Vem ver!
Cabelo com frizz? Comece adotando estes hábitos
Fios saudáveis são uma tendência de cabelo que nunca vai sair de moda (e com razão). Quer saber o que fazer para diminuir o frizz do cabelo? As dicas a seguir vão fazer a diferença.
Hidrate o cabelo regularmente
Já que o problema é causado pelo ressecamento dos fios, faz sentido apostar na hidratação para deixar o cabelo sem frizz. Por isso, compensa investir em produtos que ajudem a manter os seus cachos hidratados, como máscaras e óleos capilares. Acredite: um cronograma capilar, alternando os dias de hidratação, nutrição e reconstrução, pode dar um resultado de salão, que até parece o liquid hair.
Mas calma lá: é importante escolher produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Se você tem fios oleosos, por exemplo, evite usar produtos muito pesados. Se o seu cabelo é seco, aposte nos mais encorpados.
Proteja o cabelo do calor em excesso
Calor em excesso pode ser a receita para um cabelo com frizz. Por isso, lavar a cabeça com água muito quente também pode prejudicar os fios, viu? Depois do shampoo, use um bom condicionador, para ajudar a selar a cutícula do cabelo e manter a hidratação.
Ah, antes de usar secador, chapinha ou babyliss, aplicar um protetor térmico é indispensável para proteger o cabelo de possíveis danos, já que ele forma uma camada protetora nos fios. E vale o puxão de orelha: usar esses aparelhos com frequência não é uma boa ideia, já que o objetivo é reduzir a exposição dos fios ao calor. Se precisar mesmo, deixe o cabelo secar naturalmente por algum tempo e apenas finalize com o jato de calor.
Mantenha as pontas do cabelo sempre aparadas
Como deixar o cabelo sem frizz também tem a ver com o seu corte, sabia? Pontas duplas e quebradiças são um problema que incomoda muita gente, e como elas pioram o aspecto ressecado e arrepiado, é importante manter os fios sempre aparados. Se você tem cabelo comprido, uma boa dica é cortar as pontas a cada três ou quatro meses.
Use pentes de madeira ou escovas de cerdas naturais
Por incrível que pareça, o utensílio que você usa para escovar o cabelo faz muita diferença. Pentes de madeira ou escovas de cerdas naturais ajudam a impedir que os fios fiquem arrepiados e se quebrem, o que os protege do frizz. Outra dica é pentear o cabelo com cuidado, sem puxar ou esticar os fios, para evitar que eles fiquem ainda mais armados.