Dia Mundial do Jeans: conheça a moda responsável do Re Jeans!

Mulher com look total jeans

Você sabia que em 20 de maio é comemorado o Dia Mundial do Jeans? Pois é, esse tecido coringa e queridinho de muitas pessoas tem um dia para chamar de seu. E aqui na Renner nós temos um afeto especial por ele, tanto que nosso jeans produzido de modo mais sustentável se chama Re Jeans, nome que preza pela moda e sustentabilidade.

Presente no guarda-roupa das pessoas em todas as estações, independentemente das tendências de moda, ele aparece na tradicional calça, camisa, jaqueta, shorts, saia, macacão e vestido. O que não faltam são opções de roupas confeccionadas com esse tecido.

Nossas peças jeans são produzidas com processos e matérias-primas mais sustentáveis, além disso, em 2022 estima-se que foram conservados mais de 360 milhões de litros de água no processo de confecção e acabamento dos jeans do ecossistema Renner, o equivalente a 144 piscinas olímpicas.

Nesse mesmo período, nossa produção de jeans emitiu 12% menos gases estufa em comparação com uma peça convencional, essa redução corresponde a 4 mil toneladas de CO² que deixaram de ser lançadas na atmosfera no ano, o equivalente ao volume gerado por 40 mil viagens de ida e volta de carro entre as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Quer saber mais sobre esse tecido e como funciona o selo Re Moda Responsável e o Re Jeans? Então continue a leitura.

A importância do jeans no mundo da moda

O jeans é o maior aliado da moda, seja nas produções masculinas ou femininas, no inverno ou no verão, nas mais diversas ocasiões em apenas uma peça ou no look total jeans

Não é à toa que ele tenha um dia só dele, já que é atemporal, versátil e durável. Além de vestir bem todos os mais diversos estilos há décadas. Não importa seu gênero, tipo de corpo, classe social ou idade: sempre haverá um jeans perfeito para você.

Uma curiosidade: o Dia Mundial do Jeans foi marcado no calendário devido à criação da patente da primeira calça jeans como conhecemos hoje, em 1873. Inicialmente, ele era usado por marinheiros e trabalhadores do campo, principalmente em regiões da França. Porém, com a popularização do tecido, não demorou muito até que ele alcançasse todo o mundo e ganhasse outras utilidades. 

Com o passar dos anos a moda foi adotando cada vez mais o jeans, virando sinônimo de desejo e revolução em meados da década de 1950, quando astros do cinema, do rádio e da televisão adotaram as calças jeans. 

5 anos do Selo Re – Moda Sustentável

O lançamento do Selo Re representa a nossa forma de pensar e praticar a sustentabilidade em tudo que envolve as nossas ações. E, dentro desse compromisso, está o Re Jeans, que é o jeans mais sustentável da Renner. As peças com esse selo contam com um ou mais atributos de sustentabilidade que geram menor impacto ambiental.

Entre esses atributos está a utilização de algodão certificado com selo Better Cotton, organização global sem fins lucrativos que avalia e certifica o processo produtivo do algodão, atentando para práticas como o uso eficiente da água, a saúde do solo, a manutenção do habitat e a qualidade final da fibra, assim como condições justas de trabalho para os agricultores.

Além da criação do Selo Re, a Lojas Renner S.A estabeleceu metas de sustentabilidade. O primeiro ciclo de compromissos públicos (período 2018-2021) foi atingido e, o próximo, que seguirá até 2030, possui 12 objetivos, ainda mais abrangentes que os anteriores, com alcance sobre todo o ecossistema de moda e lifestyle, sendo desdobrados em três pilares

  • Soluções climáticas, circulares e regenerativas; 
  • Conexões que amplificam; 
  • Relações humanas e diversas.

Com isso, a Lojas Renner pretende garantir que, até 2030, 100% das peças de vestuário das marcas próprias sejam mais sustentáveis.

A versatilidade do jeans

Se você já deu um passeio por qualquer loja da Renner, ou viu a descrição do produto no nosso site, deve ter notado que muitas das nossas peças trazem nas etiquetas o Selo Re

E, para celebrar o Dia Mundial do Jeans, separamos alguns looks para você se inspirar e aproveitar a data com consciência. Vem ver!

Calça jeans

Claro que não poderíamos começar essa curadoria com outra peça que não a queridinha calça jeans. Acompanhada de uma camiseta e tênis, você está pronta para a correria do dia a dia. Com uma camisa e mocassim o seu look está perfeito para um compromisso um pouco mais formal. Já para curtir a noite, basta trocar por uma blusa e salto alto.

Imagem ilustrando vários looks com calça fare

Vestido e macacão

Além de conseguir um look total jeans usando calça e camisa, você também pode lançar mão de peças únicas, como macacão e vestido. Assim, você tem um visual prático e ainda terá toda a versatilidade do jeans de uma maneira superfashion.

Imagem ilustrando look total jeans

Shorts e saia

Democráticos, os shorts e as saias jeans são excelentes escolhas, adaptando-se a diversas ocasiões. Versáteis, confortáveis e, dependendo da produção, transitam de um passeio à tarde a uma badalada festa noturna.

Imagem ilustrando looks com shorts e saias jeans

Agora que você conhece um pouco mais sobre o Selo Re e o compromisso da Renner para uma moda mais consciente, que tal conferir estas 4 dicas que vão te mostrar como repensar seu estilo de vida?