
A lingerie é uma das primeiras escolhas que a gente faz antes de sair de casa e, mesmo que ninguém veja, ela influencia muito na forma como nos sentimos.
Para garantir conforto no dia a dia, para se sentir mais segura em momentos especiais ou simplesmente para reforçar a autoestima, escolher entre os vários modelos de lingerie faz toda a diferença.
Com tantas opções disponíveis, nossa missão aqui é te contar sobre tipos de lingerie não só para renovar o guarda-roupa, como ainda trazer mais praticidade e confiança para a rotina. Neste conteúdo, vamos mostrar os modelos mais usados e como cada um pode atender ao seu estilo e ao seu momento.
Pronta para descobrir o tipo de lingerie que combina com você? Vem com a gente!
Os modelos de lingerie
Hoje, a lingerie vai muito além do básico, com diferentes cortes, tecidos e propostas, cada modelo tem sua função. Por isso, conhecer os tipos de lingerie ajuda a escolher o que realmente faz sentido para você e para seu estilo.
A seguir, você conhece os principais modelos de lingerie que merecem um espaço especial na sua gaveta!

Calcinhas
Quando o assunto é calcinha, o céu é o limite! Cada modelagem tem suas características, e a escolha depende do seu mood ou da ocasião. Olha só as mais queridinhas:
- Fio-dental: ideal para quem busca discrição sob roupas mais justas, como um vestido tubo, por exemplo. Também é perfeita para quem curte uma vibe mais sexy e ousada;
- Caleçon: com mais cobertura, é puro conforto e, ainda, dá aquele charme retrô ao visual;
- Hot pant: alta e estruturada, é ótima para looks com lingerie à mostra, como peças com transparência ou vestidos com fendas;
- Biquíni: básica, confortável e funcional, é o modelo de calcinha ideal para o dia a dia;
- Sem costura: perfeita para roupas justas e tecidos leves. Zero marcas!
Sutiãs
Cada modelo de sutiã tem uma proposta diferente, do básico ao fashionista, do confortável ao estruturado. Confira:
- Triângulo: com formato em “V” e laterais mais finas, o modelo triângulo aparece em versões com ou sem bojo e é uma escolha superversátil;
- Sem alça: indispensável no guarda-roupa, pois vai com tudo que tem ombros à mostra;
- Top: ótimo para quem busca praticidade e conforto. Funciona muito bem em produções esportivas;
- Meia-taça: tem aquele charme clássico e um toque de sensualidade que nunca sai de moda. Costuma vir com bojo e aro, garantindo sustentação, sem abrir mão do visual delicado;
- Push-up: levanta e aproxima os seios, criando volume. Ideal para ocasiões especiais ou quando se quer dar aquele boost no decote;
- Alongado (ou longline): tem a faixa inferior mais larga, que se estende um pouco abaixo do busto, como num corset. Ideal para quem curte unir conforto, estilo e um visual mais fashionista.
Leia também: 4 tipos de lingerie que transformam qualquer look
Além da calcinha e do sutiã
O universo da lingerie vai muito além das peças íntimas tradicionais. Dois bons exemplos são o body e o corset, que unem sensualidade e praticidade. Com diversos recortes, tecidos e acabamentos, podem ser usados tanto em produções mais sofisticadas, quanto no dia a dia, compondo looks com lingerie estilosos quando combinados com calça jeans, saias e outras peças.
A camisete também merece destaque entre os modelos de lingerie. Com versões de alça fina ou manga longa, ela transita entre o conforto e a sofisticação. Leve e fluida, é perfeita para a hora de dormir, mas também pode aparecer em sobreposições estilosas, principalmente em looks comfy, com tecidos como renda ou tule.
Já a clássica camisola segue a mesma linha: além de confortável, pode ter um toque sexy ou romântico, dependendo do tecido e da modelagem. O baby doll é outro queridinho quando o assunto é conforto. Composto, geralmente, por shortinho e blusa de alça, é ótimo para dormir com estilo e leveza, sendo uma opção fresca e delicada para as noites de verão.
Por fim, a bermuda modeladora é mais um tipo de lingerie indispensável para ter no guarda-roupa. É essa peça que ajuda a garantir conforto e segurança na hora de usar um vestido mais justo ou peças transparentes, sem marcar.
Leia também: Símbolos de lavagem de roupa: guia completo de significados
Os diferentes estilos
Os modelos de lingerie também acompanham o seu mood. Seja para um dia básico, ousado ou esportivo, sempre tem uma opção que combina com você.
Clássica
Minimalista, discreta e sempre elegante. As peças clássicas prezam por cortes limpos, cores neutras (preto, branco, nude) e tecidos como algodão ou renda delicada. São ideais para o dia a dia e também funcionam como base para looks com lingerie mais sofisticados. É aquele tipo de peça que sempre tem utilidade.

Criativa
Aqui vale tudo: cores vibrantes, estampas divertidas, texturas e recortes inusitados. Os modelos de lingerie criativos são perfeitos para quem gosta de ousar com o visual. Aposte em peças com mix de tecidos, tiras aparentes, bordados ou glitter para criar um look com lingerie cheio de personalidade.
Esportiva
Funcionalidade é a palavra de ordem. Mas isso não significa abrir mão do estilo! As lingeries esportivas trazem tecidos tecnológicos, alças mais largas e modelagens que oferecem sustentação sem incomodar. Além de perfeitas para o treino, podem ser usadas no dia a dia com calças de cintura alta ou jaquetas, criando aquele visual street style moderno e confortável.
Pode te interessar: Pode usar meia-calça com sandália aberta? A resposta é sim
No fim das contas, escolher entre os modelos de lingerie vai muito além da estética. É sobre se sentir bem, confiante e confortável com o que você veste!
Então, que tal dar aquela renovada na gaveta e começar a montar seus próprios looks com lingerie? Na Renner, você encontra peças diversas para todos os estilos.
Curtiu as dicas? No nosso blog, você encontra muitos outros conteúdos sobre moda, tendências e autoestima. Veja nossas inspirações de looks para corrida de rua e arrase com opções funcionais e estilosas!