Quantas vezes você já pegou aquela sua blusa favorita, jogou na máquina sem pensar duas vezes e, ao tirar, percebeu que ela encolheu ou desbotou? Pois é, entender os símbolos de lavagem de roupa é essencial para evitar essas surpresas desagradáveis e garantir que suas peças durem mais.
As etiquetas das roupas às vezes parecem um enigma, mas a verdade é que elas são um manual que ajudam a manter suas peças sempre impecáveis. Bora desvendar esses símbolos de lavagem?
O que são os símbolos de lavagem?
Os símbolos de lavagem de roupa são pequenos pictogramas presentes nas etiquetas das roupas. Eles informam como lavar, secar, passar e cuidar da peça, sem danificá-la. Afinal, cada peça é feito por um tipo de tecido, com mais ou menos detalhes, que pedem essa atenção.
Cada um deles tem um significado específico e entender esses sinais faz toda a diferença na conservação das suas roupas favoritas. De maneira geral, os símbolos de lavagem se dividem em cinco categorias principais:
- Lavagem;
- Secagem;
- Passar a ferro;
- Alvejantes;
- Limpeza a seco.
A seguir detalhamos os principais símbolos dentro dessas categorias – ou seja, os que mais podem ser prejudiciais para as roupas quando ignorados – e o que cada um significa:
Lavar à mão
Se você encontrar um desenho de uma mão dentro de um balde, significa que a peça deve ser lavada manualmente. Isso evita que tecidos mais delicados sejam danificados pela força da máquina de lavar. Peças como um vestido branco de renda ou uma blusa acetinada costumam ter essa indicação na etiqueta.
Leia também: Como combinar cores de roupas: guia prático de styling
Máquina de lavar
O símbolo de uma cuba com água indica que a peça pode ser lavada na máquina. Se houver números dentro da cuba, eles indicam a temperatura máxima da água permitida.
Já se houver um traço embaixo do símbolo, é sinal de que o ciclo deve ser suave. Um exemplo prático: sua jaqueta jeans pode ter um traço abaixo do símbolo, indicando que deve ser lavada no ciclo delicado.