Tudo sobre o estilo dark que está em alta nas redes sociais

Com características bem ousadas, o estilo dark tem uma paleta de cores fascinante: nas últimas semanas de moda, vimos desfiles com looks majoritariamente pretos, provando que o estilo dark volta a ser tendência no mundinho fashion. 

Neste post, a gente decifra o estilo gótico e romântico e sugere looks para você incorporar a trend no dia a dia! Tem muita coisa linda, como roupa com laço, cetim e cia!

H2: O que é o estilo dark?

Fusão interessante de elementos sombrios, o estilo dark vem ganhando cada vez mais espaço – e o tom contemporâneo da estética tem toques delicados de romance!

Originalmente associado à música gótica e à estética mais obscura, o estilo dark na moda evoluiu para abraçar diferentes influências, desde o romantismo vitoriano até o punk rock. 

Ele é marcado por uma paleta de cores escuras, como preto, vinho e roxo, assim como tecidos pesados e trabalhados, como couro, veludo e roupas de renda.

Quais são as características dessa trend?

Uma das características marcantes do estilo dark são os contrastes entre luz e sombra – aqui, isso fica representado em peças que combinam tecidos leves e delicados com detalhes pesados e estruturados.

O jogo de texturas também é fundamental, com destaque para tules e rendas que adicionam uma dose de mistério e sensualidade para as produções – o dark romântico.

Essa, inclusive, é uma vertente da estética que faz sucesso, porque traz sensibilidade através de elementos femininos que criam um tom mais suave e delicado do estilo gótico.

Tules e rendas são sempre bem vindos

Para uma atmosfera visualmente dramática, tules e rendas são elementos essenciais e tecidos super marcantes. Além do tom feminino, a transparência sutil cria um ar de mistério.

Roupas de cetim nunca saem de moda

Além do brilho na medida, o cetim traz um toque de glamour vintage ao visual – ainda que mantenha a vibe sombria e carregada. Para um visual superinteressante, misture a peça de cetim com tecidos mais opacos e estruturados, como algodão, viscose, denim, sarja ou malhas trabalhadas.

Um toque de poá, por favor

O perfume vintage também está presente na estampa poá: as famosas bolinhas são escolha popular de quem adota esse estilo. Divertidos, os poás trazem o lúdico em um contraste ao look dark – o tom gótico fica por conta do tamanho das bolinhas e pela cartela de tons escolhidos.

Verniz e laços

Quer ir mais além no brilho? O acabamento em verniz acentua o caráter glamuroso do estilo dark e tem tudo a ver com a moda dos anos 1960 e 1980, quando uma estética futurista e exagerada se popularizou. Para não ficar too much, aposte em peças com detalhes no material ou em um acessório envernizado como atração principal do look.

Sinônimo de feminilidade e sucesso nas últimas coleções de moda, os laços são os novos queridinhos da moda! Elemento-chave no dark romântico, eles trazem delicadeza e tem tudo a ver com o estilo coquette girl, que faz sucesso nas redes sociais.

Volumes e babados

Drama, drama e mais drama: volumes & babados entregam tudo! Saias volumosas, mangas bufantes e detalhes franzidos adicionam drama e dimensão ao look, criando um visual super teatral. 

Impactante, eles adicionam uma dose extra de movimento para a produção, elevando o visual.

Quais cores compõem o estilo gótico romântico?

As cores desempenham um papel crucial no estilo gótico romântico, com tons escuros dominando a paleta. O preto é a cor predominante, evocando um ar de mistério e elegância.

Além do preto, tons como roxo e vermelhos profundos como cereja ou vinho, são adicionados à cartela de cores, criando uma atmosfera sedutora super característica.

Quais peças combinam com o estilo gótico romântico?

Mas, quais são as peças-chave para adotar o estilo? A Renner tem uma série de opções para quem quer aderir!

Invista em roupas em tons mais escuros, que capturam a essência do gótico romântico. Blusas com modelagem mais justa, corsets, vestidos e saias com transparência ou rendadas são perfeitas para construir o look!

A minissaia está super em alta

Escolha popular, as minissaias fizeram sucesso nas passarelas há algumas temporadas e seguem entre as queridinhas das fashionistas. Para manter o clima sombrio, a ideia é investir em materiais como couro, verniz, tule ou renda.

Para um visual superimpactante, aposte nas meias-calças coloridas, que fizeram sucesso na última semana de moda italiana, além das botas mais pesadas como coturnos ou de cano alto.

Os clássicos vestidos

Os vestidos são perfeitos para quem quer aderir ao estilo, permitindo uma variedade de combinações e contemplando todos os estilos. Vestidos de renda, vestidos com mangas bufantes, vestidos de veludo, vestidos com detalhes em verniz, vestidos de cetim ou vestidos com flores no estilo liberty são escolhas certeiras para capturar a essência do gótico romântico.

Para elevar a produção, acessórios mais pesados, com brilhos ou pedras em tons escuros complementam muito bem!

Jaqueta aviador e jaqueta bomber

Jaquetas aviador e jaquetas bomber são especialmente populares, adicionando um toque de rebeldia à produção. A peça fez muito sucesso quando esse estilo se popularizou e hoje traz um tom vintage à produção, além de uma pegada urbana.

A dica é investir em uma peça de modelagem tradicional: ela funciona como contraste no look gótico romântico e é uma peça eterna para criar produções mais contemporâneas.

Blusas sem alça

Exalando feminilidade, as blusas sem alça ou tomara que caia são ótimas para quem quer adotar o estilo gótico romântico, trazendo sensualidade na medida certa. Para um visual dark, combine com saias ou calças mais pesadas, brincando também com o mix de texturas.

Não se esqueça dos sapatos!

Os acessórios incrementam qualquer look e os sapatos são o toque final perfeito para arrasar na produção!

Biker

As botas biker tem tudo a ver com a estética rebelde do estilo dark: combine com saias ou vestidos delicados para um contraste interessante.

Sapatos tratorados

Com solados robustos e detalhes inspirados no estilo militar, os sapatos de sola tratorada vieram para ficar há algumas temporadas. Queridinhos do street style, ficam ótimos com meias mais altas ou meias-calças coloridas.

Slingback

Quem quer adicionar um toque mais elegante ao visual pode investir no modelo slingback: a peça, que também apareceu bastante nas semanas de moda, dá o tom refinado para o estilo dark.

Leia Mais

Conheça de perto o estilo gótico, que une rebeldia e romantismo

O Preview de Outono Inverno 2024 da Renner tá lindo demais, vem conhecer

O dark romântico traz uma estética fascinante e envolvente que conquista cada vez mais o coração das fashionistas – já reparou na quantidade de looks no estilo no street style?! 

Com sua mistura única de elementos sombrios e delicados, essa tendência se confirma e oferece uma infinidade de possibilidades para expressar sua autenticidade, criando looks impactantes e memoráveis.

Se você ama moda e quer estar por dentro de todas as tendências,  confira tudo o que vai fazer sucesso em 2024 aqui!