Como saber meu subtom de pele?

subtom-de-pele-capa-interno

Já aconteceu de você ver uma roupa maravilhosa no manequim e, ao experimentar,  simplesmente não ficar legal? Ou então, olhar aquela maquiagem incrível na modelo, mas que não rolou na sua pele? Isso pode acontecer por causa do seu subtom de pele.

Saber identificá-lo é superimportante para escolher as cores que mais combinam com você, tanto para maquiagem, quanto para roupas. 

Neste texto, vamos te ajudar a entender como identificar o seu subtom de pele e como ele pode transformar seu estilo!

Você sabe o que é o subtom da pele?

O subtom da pele é uma nuance que fica por baixo da sua pele e define, de forma mais sutil, a cor que ela realmente tem. Não é a cor superficial que a gente vê mais facilmente – como claro, médio e moreno – mas, sim, a sua tonalidade.

Podemos pensar da seguinte forma: o subtom da pele é como um detalhe que fica com você para sempre e não muda com o tempo ou a exposição ao sol, podendo ser mais quente ou frio. E isso acontece, pois é algo relacionado à genética. 

Muita gente confunde o tom da pele com o subtom. O tom é o que você vê por fora, já o subtom é como um “filtro” invisível, classificado como quente, frio ou neutro

Mas, afinal, como o meu subtom de pele pode influenciar na escolha de maquiagem, roupas e acessórios? A gente conta na sequência!

Os tipos de subtom de pele

Existem três tipos principais de subtom de pele: quente, frio e neutro. Eles influenciam (e muito!) na sua paleta de cores pessoal. Confira:

Quente

Quem tem subtom de pele quente, geralmente, apresenta tons mais amarelados, dourados e até um toque pêssego. Sabe aquele brilho dourado que aparece na sua pele quando você está no sol? Esse é um sinal de que seu subtom é quente. 

Pessoas com esse subtom ficam lindas com cores quentes, como o dourado (perfeito para acessórios e maquiagem!), o vermelho e o laranja. Essas cores fazem com que a pele “se acenda” e o look fique ainda mais radiante.

Na hora de escolher a base, pense em tons amarelos ou dourados. Produtos com esse fundo vão harmonizar com o seu subtom, criando um acabamento natural e iluminado. Sombras e blushes corais com um batom vermelho combinam superbem com você. 

Leia também: Maquiagem glow: passo a passo para uma pele natural e radiante.

Frio

Se a sua pele puxa para os tons mais rosados, avermelhados ou azuis, o seu subtom é frio. Para quem tem esse subtom, a pele tende a brilhar como se estivesse iluminada com uma luz suave e fria.

subtom-de-pele--tem-interno-01

Ele combina muito bem com cores como prata, azul, lilás e rosa. Elas realçam a pele e deixam o visual mais fresco e elegante. Na maquiagem, os tons de sombra prateada e batons em tons rosadinhos são excelentes escolhas. 

E para a base? Procure por uma com fundo mais rosado ou um tom mais neutro, que não tenha o toque de amarelo. Se você tem subtom frio, pode se jogar sem medo nessas cores porque elas vão trazer ainda mais frescor para a sua aparência.

Leia também: Make clean girl: como fazer e inspirações.

Neutro

Para quem tem o subtom de pele neutro é como estar no meio do caminho. Ou seja, é a junção entre tons quentes e frios. Na prática, significa que sua pele tem um toque que não puxa nem tanto para o rosado, nem para o amarelado. 

É como se fosse um equilíbrio perfeito, e isso torna esse subtom muito versátil. O legal de quem tem subtom neutro é que pode usar tanto as cores mais quentes, quanto as frias, sem medo de errar. 

Se você tem esse subtom, vai arrasar com qualquer tipo de roupa ou maquiagem. Cores como azul-royal, vermelho, dourado e até candy colors ficam ótimas. A base também é superflexível e pode ser mais amarelada ou mais rosada – a dica é procurar uma fórmula que não pese muito para um lado ou para o outro.

Como saber qual é seu subtom de pele

Agora que você já conhece os tipos de subtom, vamos aprender a identificar qual é o seu. Não se preocupe, é bem simples!

Qual a cor das veias?

Olhar para as veias do pulso pode te dar uma boa pista. Se elas parecerem esverdeadas, é sinal de que seu subtom é quente. Se forem mais azuladas ou arroxeadas, seu subtom provavelmente é frio. E se não conseguir decidir entre as duas, boas chances de seu subtom de pele ser neutro.

subtom-de-pele--tem-interno-02

Reação ao sol 

Como sua pele reage ao sol? Essa também é uma boa dica. Quem tem subtom de pele quente, geralmente, se bronzeia com facilidade, enquanto quem tem subtom de pele frio tende a ficar com uma cor mais avermelhada e até se queimar, se não usar protetor. Então, da próxima vez que pegar um solzinho, fique de olho nisso!

Teste do papel branco

Um truque simples é usar um papel branco perto do seu rosto e observar como sua pele reage. Se sua pele parecer mais amarelada, você provavelmente tem um subtom de pele quente. Se parecer mais rosada ou rosinha, é um subtom frio.

Teste das joias

Quem tem subtom de pele quente vai arrasar com joias douradas, que ressaltam os tons dourados ou amarelados da pele. Já as pessoas com subtom de pele frio ficam ainda mais lindas com joias prateadas, que combinam melhor com o toque rosado da pele. Se você fica bem com as duas, certamente, tem um subtom de pele neutro!

Leia também: Pele madura: como cuidar e criar sua própria rotina.

Agora que você já sabe tudo sobre o subtom de pele, que tal experimentar novas bases, makes e roupas de acordo com o que combina com você? É só escolher a cor certa e arrasar!

Confira também como fazer uma make clean girl, tendência que está bombando nas redes sociais!