Colorimetria pessoal: veja como descobrir a sua paleta de cores

A menos que esteja no meio de um detox de redes sociais, você provavelmente já se deparou, em algum momento, com vídeos em que pessoas posicionam tecidos de diferentes cores perto do rosto e “magicamente” mudam a sua aparência, descobrindo tons que valorizam a sua beleza. Pode até parecer montagem, mas a explicação pode ser resumida em duas palavras: colorimetria pessoal.

Com base em alguns conceitos teóricos e experimentações, essa técnica pode ajudar você a descobrir em qual paleta de cores apostar quando for montar seus looks, criar aquelas makes dignas de feed do Instagram ou escolher a sua próxima cor de cabelo.

Bem, você já deve estar curiosa para descobrir no círculo cromático combinações de cores que realcem a sua aparência, né? Então, vem com a gente! A  seguir, explicamos tudo sobre colorimetria pessoal. Para isso, damos 3 dicas de como identificar a sua paleta e criamos sugestões de looks para cada uma. 

O que é colorimetria pessoal

Antes de descobrir a sua paleta de cores, vale entender o que é colorimetria pessoal. Trata-se de uma técnica que mistura conceitos de arte e ciência e consiste em identificar as cores mais adequadas para cada um de nós. Essa análise se baseia, sobretudo, no nosso tom de pele, além do chamado subtom – a cor, intensidade e contraste nos olhos, cabelos e outros fatores. 

Em outras palavras, a colorimetria pessoal permite que você entenda quais cores melhor combinam com seu tom de pele e realçam a sua beleza.

Quais são as paletas de cores na colorimetria pessoal

A técnica mais popular para classificar as paletas de colorimetria pessoal é, sem dúvida, a das estações e suas subestações. Essas classificações se organizam da seguinte forma:

colorimetria pessoal

Como descobrir a sua paleta de cores

Cada estação e subestação tem suas cores bem definidas. Mas como saber em qual nos encaixamos e quais cores funcionam melhor? Siga as 3 dicas a seguir para descobrir!

1. Analise a cor das suas veias

Um primeiro teste bastante eficaz é observar as suas veias na parte interna do pulso – é melhor fazer isto na luz natural do dia. Se elas tendem mais para o verde, você pertence a uma estação quente (primavera ou outono). Se para o azul, provavelmente você combina melhor com uma estação fria (verão ou inverno). Caso elas pareçam roxas, é possível que a sua paleta seja neutra (algo entre o quente e o frio).

2. Teste diferentes metais

Outro teste eficaz e imediato é analisar se você combina mais com joias feitas de metais quentes, como ouro e cobre, ou frios, como prata e aço – é possível que você já saiba a resposta intuitivamente. Cada grupo sugere qual paleta de cores funciona melhor na sua pele.

3. Pegue uma folha de papel branca

Por fim, um método simples que ajuda a descobrir o direcionamento da sua colorimetria pessoal é colocar uma folha de papel branco ao lado do rosto, em frente ao espelho. 

Depois, basta avaliar se a pele do rosto (sem maquiagem e com luz natural) fica mais amarelada (indicando tons quentes) ou rosada (tons frios) – o pescoço costuma ser melhor para analisar, já que o rosto tende a ser ligeiramente mais rosado. 

Um look para cada paleta de estações

Ao contrário da técnica de color block, que combina cores contrastantes para um efeito visual interessante, as cores análogas são as de tons próximos, que harmonizam entre si. Confira uma sugestão de looks harmônicos para cada paleta de cores.

Verão

Na paleta de verão, tons pastel azulados e arroxeados se complementam para um look harmônico. Se curte um look fresquinho e confortável, aposte na combinação de blusa cropped, short saia jeans, tênis e bolsa.

colorimetria pessoal

Inverno

O espectro entre azul-marinho, cinza e preto tem tudo a ver com esta paleta. Nos acessórios, óculos de sol dão um toque descolado.

calça mom jeans, gardigã estampado, óculos de sol, blusa de maga comprida preta e sapato preto

Primavera

Nesta paleta, as roupas vibrantes e estampadas são as melhores pedidas. A combinação de vestido curto, sandália multitiras e bolsa clutch em cores quentes, que vão do vermelho ao laranja, representa bem a seleção de tons.

Vestido curto vermelho estampado, sandalia rasteira laranja, bolsa marrom

Outono

Por fim, o outono já é conhecido (e apreciado) pelos tons terrosos, que transitam entre o bege e o marrom. Para uma composição moderna e descolada, aposte em blazer, blusa em tricô, short e sapatos loafer, além da bolsa.

blazer marrom, camiseta marrom claro, short marrom claro, bolsa marrom e sapato branco

Por falar em colorimetria pessoal, uma cor foi escolhida como a maior aposta do ano de 2023 e pode funcionar em todos os estilos. Confira aqui qual é essa cor e como usá-la!