Dia da Mulher: conheça as ações da Renner pela equidade e inclusão

dia-da-mulher-capa-interno

Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é mais do que uma data comemorativa: é um momento de reflexão e celebração dos avanços conquistados – e a lembrança de seguir impulsionando transformações significativas na sociedade.

No setor de varejo de moda, onde a presença feminina é expressiva, desenvolvemos uma série de programas para fortalecer e incentivar a participação das mulheres no mercado de trabalho. Hoje, 61,7% das posições de liderança da Renner são ocupadas por mulheres e 65% do quadro de colaboradores é formado por pessoas que se identificam como do gênero feminino.

Para nós, a inclusão é um pilar fundamental na cultura organizacional e, para isso, estruturamos programas de aceleração de carreira através de mentorias, oportunidades de networking e capacitação para o desenvolvimento de habilidades técnicas e gerenciais. Esses avanços concretos possibilitam uma estrutura mais equitativa e criam condições para que mais mulheres ocupem espaços de decisão e influência dentro da empresa. 

Paula Luciana Viana da Silva Lima Mazanek, Diretora Presidente na Renner, é um desses exemplos e diz que acreditar em si mesma e estar atenta e receptiva aos aprendizados diários, são fundamentais para construir este caminho. 

– Foi um grande desafio e um exercício de coragem me construir como líder sem uma referência com os mesmos dilemas e desafios… mas sempre mantive o foco nos meus objetivos e jamais duvidei da minha capacidade de superar o que viesse pela frente.  

dia-da-mulher-interno-01

E como acreditar em si mesma e ir além? Como se permitir ousar nesta caminhada? Para Vanessa Souza Pinheiro, Gerente de Marketing, o caminho passa por ser fiel a si mesma: 

– Estar e permanecer em lugares e momentos, quando se é a única. Cavar espaços para aumentar oportunidades mudando este cenário de forma ativa e colaborativa

Para Paula, essa é uma construção de força mental que nunca termina: 

– Tenho consciência de que o meu papel hoje não se refere só a mim, mas a todas as outras mulheres a quem eu puder levar uma palavra ou gesto de apoio e incentivo. A maturidade traz uma sabedoria transformadora. 

E para Vanessa? 

– Conseguir equilibrar a vida pessoal e profissional contemplando o cenário como mulher preta e mãe. Ter muito claro os valores que acredito me faz ponderar e filtrar críticas que podem não acrescentar em nada, e outras que fazem refletir e impulsionam, deixando mais forte o propósito – completa. 

dia-da-mulher-interno-02

Nossa atuação para a equidade de gênero vai além: por meio do Instituto Lojas Renner, diversas ações sociais são desenvolvidas para fomentar a inclusão e o empoderamento feminino. Programas como “Empreendedoras da Moda” e “Varejo Social”, estão transformando vidas e gerando desenvolvimento sustentável. Iniciativas como “Orgulho Delas”, “Mais Mães na Moda” e “Empoderando Refugiadas” reforçam a missão de criar oportunidades reais para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Com o objetivo de impulsionar a transformação social por meio da solidariedade, o movimento “Todas Avançam Juntas” é uma das nossas maiores conquistas: desde a sua criação, já arrecadou mais de R$ 30 milhões, beneficiando mais de 35 mil mulheres em todo o Brasil.  

Essas iniciativas fazem parte de um projeto amplo e contínuo, voltado para a promoção da equidade de gênero e com o objetivo de construir ativamente um mercado de trabalho mais diverso e inclusivo. Nosso compromisso não se limita a ações pontuais: acreditamos na moda como agente de mudança social. 

Vamos nesta jornada juntos?