Como fazer a maquiagem durar mais — não importa qual seu tipo de pele!

Nada mais chato do que passar um tempão se maquiando e ver tudo sair antes do fim do dia ou mesmo nos primeiros momentos de uma festa especial. Aquela base que derrete, o corretivo que acumula ou o blush que parece simplesmente sumir. Esse é um desafio comum para muitas mulheres, principalmente no verão, quando o calor e o sol entram em cena. Então,  como fazer a maquiagem durar mais?

A durabilidade da make depende de vários fatores, inclusive antes mesmo de começar a maquiagem, no skincare de todo dia. Além disso, realizar uma boa preparação e escolher os produtos certos ajudam. 

Vamos aos segredos da make que dura? Aqui você encontra dicas para fazer a maquiagem durar mais em todos os tipos de pele, seja oleosa, mista ou seca.

Quais técnicas fazem a maquiagem durar mais?

Quando a ideia é fazer a maquiagem durar mais, algumas dicas são intuitivas, como apostar em produtos de longa duração ou à prova d’água. Essas fórmulas são desenvolvidas para garantir melhor fixação, resistir ao calor e evitar que a maquiagem derreta ao passar do tempo.

No entanto, além da escolha dos produtos certos, algumas técnicas também prolongam a durabilidade da make na pele, potencializando o efeito da base, do corretivo, do blush e dos produtos para olhos e lábios.

Confira as principais técnicas para aumentar a durabilidade da sua maquiagem:

A maquiagem começa no skincare

Antes de pensar em base, corretivo ou pó, o primeiro passo para fazer a maquiagem durar mais é realizar uma boa preparação de pele. Com algumas etapas de skincare, você consegue melhorar a fixação dos produtos, controlar a oleosidade e evitar que a make deslize ou saia facilmente.

Confira as três principais etapas:

  1. Limpeza: lave o rosto com um sabonete facial, removendo impurezas, resíduos e o excesso de oleosidade, que podem comprometer a durabilidade da maquiagem. opte sempre pela água gelada, que ajuda a fechar os poros;
  2. Tonificação: o uso de um tônico facial ou de uma água micelar permite equilibrar a pele, completar a limpeza e preparar o rosto para receber os próximos produtos;
  3. Hidratação: toda pele precisa de hidratação. Caso contrário, ela tende a produzir mais óleo, o que pode diminuir a durabilidade da maquiagem. O segredo é usar um hidratante levinho, sobretudo nos dias de calor.

Não se esqueça de priorizar produtos adequados para o seu tipo de pele. Quem tem pele oleosa, por exemplo, deve escolher hidratantes com fórmulas oil-free e de rápida absorção. Já as peles secas se beneficiam de hidratantes com texturas mais pesadas, que ajudam a evitar o aspecto craquelado da maquiagem.

Você também pode se interessar: Rotina de skincare: guia básico para iniciantes

Blindex com o primer

O primer é um produto indispensável para quem quer fazer a maquiagem durar mais. Uma das suas funções é aumentar a fixação dos produtos, criando uma camada intermediária entre a pele e a maquiagem.

Essa “blindagem” ajuda a controlar a oleosidade, suavizar a textura da pele e fazer com que a base, o corretivo e o pó fixem melhor ao rosto, além de minimizar a aparência dos poros e das linhas finas. Com isso, a maquiagem fica mais uniforme e resistente, evitando aquele efeito de make derretendo ao longo do dia.

Sua aplicação costuma ser feita principalmente na zona T do rosto, incluindo testa, nariz e queixo, onde a oleosidade tende a aparecer primeiro. Mas também é possível usar o produto em todo o rosto para garantir uma maquiagem mais resistente neste alto verão.

O segredo de milhões das maquiadoras: camadas finas

Um dos truques mais usados pelas maquiadoras para garantir uma maquiagem bonita e durável é aplicar os produtos em camadas finas, sempre aos poucos. Quando a quantidade é exagerada, aumentam as chances de acumular maquiagem, marcar linhas de expressão ou transferir ao longo do dia.

Camadas leves aderem melhor à pele e criam um acabamento mais uniforme e resistente. Em vez de o produto ficar com aquela aparência de “por cima” do rosto, ele se integra à cútis, deixando o visual mais natural.

A dica é usar pequenas quantidades de base, corretivo e até blush, espalhar bem e só depois avaliar se precisa de mais cobertura, concentrando o reforço apenas em pontos necessários.

Também tenha atenção aos produtos, como o tipo de base ideal para a sua pele. Quem tem pele oleosa costuma se dar melhor com o acabamento matte, que ajuda a controlar o brilho e prolonga a duração da maquiagem. Já as peles secas (ou para um efeito mais glow) pode apostar em bases com acabamento mais cremoso.

Contorno baking

O contorno baking é um truque clássico das maquiadoras para aumentar a durabilidade da maquiagem e garantir um acabamento mais bonito. Ele é muito usado para selar produtos líquidos ou cremosos, como base, corretivo, contorno e blush, principalmente em regiões do rosto que costumam acumular produtor ou transpirar mais.

A técnica consiste em aplicar uma camada mais generosa de pó solto, com uma esponja macia ou pincel, apenas depositando o produto na pele, sem esfregar. O pó fica agindo por alguns minutos, o que ajuda a “assentar” a maquiagem, absorvendo a umidade e aumentando a fixação.

As áreas mais comuns para aplicar o contorno baking são:

  • abaixo dos olhos;
  • linha do maxilar;
  • laterais do nariz;
  • abaixo do contorno das bochechas;
  • centro da testa e queixo, a chamada zona T.

Enquanto o pó age, você pode seguir com outras etapas da maquiagem, como passar a máscara de cílios ou gloss. Depois, é só remover o excesso com um pincel fofo.

Leia também: Essenciais de verão: looks Renner em sinergia com a beleza de MAC

E nos lábios? Como fazer o batom durar mais?

Assim como a base e o corretivo, o batom também pode sair rápido ao longo do dia. Comer, beber e até falar acabam reduzindo a sua durabilidade..

Portanto, mais uma vez: não se esqueça do preparo. Lábios ressecados não seguram bem o batom e ainda fazem a cor craquelar com facilidade. Por isso, entender como hidratar os lábios é fundamental.

Comece aplicando um balm labial e espere alguns minutos até que o produto seja absorvido. Uma esfoliação suave, feita semanalmente, também ajuda a remover as pelinhas ressecadas e deixa a superfície dos lábios mais lisa.

Depois do preparo, vale apostar em truques de fixação. Aplicar um corretivo ou um primer nos lábios ajuda a uniformizar o tom e cria uma base para o batom aderir melhor. 

Outro clássico é o truque do pó translúcido: aplique uma camada de batom, deposite um pouco de pó por cima e finalize com mais uma camada de cor. Essa técnica ajuda a “selar” o produto e prolongar a duração.

E lembre-se que o tipo de batom escolhido também influencia no resultado. Os batons matte costumam durar mais, já que aderem melhor aos lábios. Mas quem prefere acabamentos cremosos ou com brilho pode apostar na aplicação em camadas finas, construindo a cor aos poucos para aumentar a resistência ao longo do dia.

Sprays fixadores inteligentes

Depois de aplicar todas as técnicas acima, o spray fixador deve ser o último passo para garantir ainda mais durabilidade. Ele ajuda a segurar os produtos no lugar, melhora a fixação no rosto e prolonga o efeito da make ao longo do dia.

Além disso, os sprays e brumas fixadoras permitem unir as texturas aplicadas, reduzindo aquele aspecto muito opaco ou com excesso de pó e deixando o acabamento mais natural.

Não sabe passar o spray? Vamos lá: segure o produto a cerca de 20 a 30 cm do rosto, feche os olhos e borrife com movimentos leves, formando um “X” ou um “T”. Depois, é só esperar secar naturalmente, sem espalhar.

E você também pode levar o seu fixador na sua bolsa feminina, principalmente em dias muito quentes ou em eventos longos. A reaplicação ajuda a renovar a fixação e devolver aquele acabamento mais bonito, sem aspecto de maquiagem cansada. 

Ah, não se esqueça de que o spray não substitui retoques pontuais. Além disso, antes de reaplicar, o ideal é retirar o excesso de oleosidade com um lenço ou papel absorvente.

Fazer a maquiagem durar mais não depende de um único truque, mas sim de uma combinação de escolhas inteligentes. Com os produtos certos e algumas técnicas bem simples, é possível manter a make intacta por mais tempo.

Como estamos falando de se sentir mais bonita e confiante, que tal descobrir também um novo jeito de se cuidar? Conheça o Neuro Glow, uma abordagem na qual a autoexpressão, autocuidado e saúde mental caminham juntos.